O papo de hoje é com os pais de planta de plantão! Vem saber mais sobre a zamioculca, a famosa planta da fortuna!
Anúncios
Quem aí já tava com saudades dos nossos conteúdos sobre plantas?
Quem acompanha o Trechos da Vida sabe que a gente ama criar conteúdos voltados para a área das plantas.
Já demos dicas de como cuidar do seu jardim, dicas de plantas para dentro de casa e até mesmo plantas que atraem boas energias!
E falando em plantas que atraem boa energia, tivemos a ideia de criar um conteúdo especial sobre uma planta que é conhecida como a planta da fortuna!
Anúncios
Hoje vamos explorar a zamioculca! Vem conhecer os principais segredos e curiosidades sobre essa planta!
O que é a zamioculca?

A zamioculca é uma planta indicada para cultivar em casa, devido à facilidade em cuidar, à baixa manutenção e à fácil adaptação aos locais.
A planta – que tem o nome científico Zamioculcas Zamiifolia – é originária da África e pertence à família das Aráceas.
Essa família é a mesma de outras plantas que são bastante populares por aqui, como o copo de leite e dos antúrios.
Quais as principais características da zamioculca?
Na hora de elencarmos as principais características da planta, existem alguns pontos essenciais que todo admirador de plantas que ainda não conhece a espécie precisa saber.
Um desses pontos – e talvez o principal deles – é a resistência que essa planta possui.
A resistência dessa espécie chama tanto a atenção que muitos profissionais da área de paisagismo e jardinagem até costumam brincar que a zamioculca é uma daquelas plantas que quase sobrevive sozinha, de tão independente que a espécie é.
Outro ponto que merece destaque nessa planta é a questão do florescer.
A planta em si até floresce de vez em quando, mas as flores bem são discretas. Ou seja: as flores não são necessariamente o ponto forte dessa planta.
Mas mesmo não possuindo flores como tantas outras plantas que conhecemos – inclusive a ‘prima’ da zamioculca, o copo de leite – a planta se garante por outros atrativos, como a sua folhagem brilhante e vistosa.
E quando falamos sobre as características da zamioculca, é impossível não mencionar o famoso Feng Shui, uma das práticas mais antigas do mundo.
Para quem não está tão familizado, o Feng Shui é uma técnica milenar originária da China e que é bastante utilizada para trazer mais harmonia e bem-estar à vida das pessoas.
Esse recurso costuma ser utilizado principalmente em momentos de estresse e tensão – como o período que acabamos de vivenciar com a pandemia de COVID-19 e seus efeitos – mas também é uma ótima ferramenta para quem quer atrair boas energias para o ambiente e fazer com que a energia no local flua cada vez melhor.
Por que a zamioculca é conhecida como a planta da fortuna?
Depois de conhecer um pouco um pouco mais sobre a zamioculca, aposto que você deve estar se perguntando o motivo dessa planta ser conhecida como a planta da fortuna.
Bom, pode-se dizer que a zamioculca é associada ao dinheiro por dois motivos.
Um deles é a sua relação com o Feng Shui que já mencionamos aqui e a crença de que ter essa planta em casa compondo a sua decoração é uma ótima forma de atrair dinheiro.
Outro ponto que também pode servir para explicar essa relação é a sua chamativa cor esverdeada, já que a cor verde em si é bastante associada ao dinheiro.
Uma curiosidade bastante interessante sobre essa planta é que ela também é bastante utilizada com o intuito de atrair proteção e sorte.
Justamente por isso que a zamioculca costuma ser colocada em locais como a entrada dos espaços, como uma casa, loja ou empresa, por exemplo.
E aí? Depois de saber mais sobre essas curiosidades sobre a planta, toparia colocar um exemplar dela na sua casa?
Como cultivar a planta em casa?

Para finalizar o nosso material, vamos falar diretamente com você que está quase convencido(a) a adquirir a sua zamioculca e deixar a sua casa mais verde!
E começamos esse tópico com uma ótima notícia: como já mencionamos aqui no texto, a zamioculca é uma planta relativamente fácil de cultivar.
Por isso, ela pode ser uma ótima opção para os pais de planta de primeira viagem que querem dar o primeiro passo rumo a um lar mais verde e cheio de natureza mas não dispõem de tanto tempo para oferecer um cuidado diário da planta.
Isso porque a zamioculca é uma planta que costuma ser bastante resistente, podendo até mesmo resistir bem a longos períodos sem água.
Segundo sites especializados, a planta pode ser regada uma vez por semana ou, em alguns casos, essa rega pode acontecer de maneira quinzenal.
Ou seja: se você quer começar a se aventurar no mundo das plantas, essa pode ser uma ótima porta de entrada.
E falando em outros pontos relacionados ao cultivo da planta, ela tende a se adaptar tanto em ambientes com pouca luz natural quanto em lugares onde a incidência de sombra é maior.
E para finalizar, a zamioculca também é conhecida por não necessitar de adubação química, o que é uma ótima notícia para quem não tem experiência em lidar com essa rotina de adubação nas plantas.
Conclusão
E aí? O que achou de explorar um pouco mais a zamioculca junto com a gente?
Depois de conferir esse conteúdo, algo me diz que você já está mais que preparado(a) para iniciar a sua jornada em se tornar um verdadeiro pai/mãe de planta.
E como deu para perceber ao longo do texto, a zamioculca se mostrou uma ótima candidata para ocupar o posto de primeira planta a ser cultivada por você!
Agora, o próximo passo é buscar onde você poderá encontrar um exemplar dessa espécie e levar a sua para casa!
Oferecendo o cuidado, amor e atenção na dose certa, tenho certeza que sua casa ficará ainda mais bonita com a ilustre presença da zamioculca.
Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite para ler também Quais são as plantas que gostam de sol? Conheça 7 espécies!