Ácaros no colchão: conheça os sintomas e aprenda a prevenir

Será que você está enfrentando problemas com ácaros no colchão? Conheça os principais sintomas e como se prevenir!

Anúncios

Você sabia que em seu colchão pode haver uma população invisível de pequenos aracnídeos chamados ácaros?

Embora não possamos vê-los a olho nu, a presença dos ácaros no colchão é mais comum do que se imagina e pode afetar a qualidade do sono e a saúde respiratória das pessoas. Neste texto, vamos explorar os perigos ocultos dos ácaros no colchão, os sintomas que podem causar e as medidas preventivas que podem ser tomadas para minimizar sua presença. 

O que são ácaros?

Por mais que seja um problema presente em todas os lares do mundo – seja em quantidade maior ou menor – muita gente ainda tem dúvida sobre o que são os ácaros.

Os ácaros são pequenos aracnídeos que pertencem à ordem Acarina. Eles são parentes próximos de carrapatos e aranhas. Existem mais de 50.000 espécies de ácaros identificadas até o momento, mas estima-se que existam muitas mais ainda não descobertas.

Os ácaros são organismos microscópicos – medindo geralmente menos de 1 milímetro de comprimento – e podem ser encontrados em praticamente todos os habitats do planeta, desde os oceanos até as montanhas mais altas.

Eles são particularmente abundantes em ambientes úmidos, como solos, folhas em decomposição, detritos orgânicos, colchões, tapetes e roupas de cama.

Anúncios

Os ácaros se alimentam de uma variedade de substâncias, dependendo da espécie. Alguns são predadores e se alimentam de outros ácaros, insetos e fungos, enquanto outros são parasitas de plantas, animais e seres humanos. Os ácaros que parasitam seres humanos são conhecidos como ácaros de poeira doméstica e são responsáveis por causar alergias e problemas respiratórios, como a asma alérgica.

O ciclo de vida dos ácaros pode ser bastante curto, com algumas espécies completando seu ciclo em apenas algumas semanas. No entanto, outros podem viver por vários meses ou até anos.

Quais os malefícios de ter ácaros no colchão?

Ácaros no colchão: conheça os sintomas e aprenda a prevenir | Reprodução: Internet

Quem não tem tanta familiaridade com a presença dos ácaros talvez não entenda tão bem quais os malefícios desses seres. Afinal, como seres tão microscópicos podem afetar negativamente nossa saúde, né?

Mas a verdade é que ácaros no colchão podem trazer uma série de males para a nossa saúde. 

A seguir, listamos os principais deles:

Alergias respiratórias

Esse é, sem dúvidas, o principal malefício da presença de ácaros no colchão!

Os ácaros de poeira doméstica são uma das principais causas de alergias em seres humanos. Suas fezes, exoesqueletos e proteínas presentes em seus corpos podem desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis. 

Os sintomas podem incluir espirros frequentes, coceira nos olhos, nariz entupido, tosse, erupções cutâneas e asma alérgica.

Dermatite atópica

Além das questões respiratórias, algumas pessoas podem desenvolver uma condição cutânea inflamatória conhecida como dermatite atópica devido à exposição aos ácaros. A pele pode ficar seca, vermelha, com coceira intensa e irritada.

Rinite alérgica

A exposição aos ácaros também pode causar rinite alérgica, uma inflamação da mucosa nasal. Os sintomas incluem espirros frequentes, coriza, coceira no nariz e congestão nasal.

Quais os sintomas de quem tem ácaros no colchão?

Depois de saber todas essas questões sobre a presença de ácaros no colchão, aposto que você está levemente preocupado(a) com a condição do seu colchão, né?

Por isso, decidimos explorar um pouco mais os principais sintomas de um colchão que está enfrentando problemas com ácaros.

Como já mencionamos aqui, os ácaros em si são microscópicos. Por isso, eles não são visíveis a olho nu. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar a presença de ácaros no colchão. Aqui estão alguns dos principais sinais a serem observados:

Alergias persistentes

Se você acorda com sintomas alérgicos, como espirros frequentes, nariz entupido ou escorrendo, coceira na garganta ou nos olhos, pode ser um sinal de que há ácaros presentes em seu colchão. A reação alérgica ocorre devido à exposição aos alérgenos presentes nas fezes, nos corpos e nos fragmentos de ácaros.

Odor desagradável

Em situações onde a presença dos ácaros no colchão está num nível muito avançado, pode haver a presença de um odor característico e desagradável.

Esse odor pode ser causado pelo acúmulo de fezes e pelos corpos dos ácaros mortos. Se você notar um cheiro estranho e persistente vindo do seu colchão, é possível que os ácaros sejam a causa.

Reações cutâneas

Em algumas pessoas, a presença de ácaros no colchão pode causar irritação na pele, como coceira, erupções cutâneas ou vermelhidão. Se você acordar frequentemente com esses sintomas, é possível que haja uma infestação de ácaros no seu colchão.

Como se prevenir dos ácaros no colchão? Descubra dicas que vão te ajudar!

Ácaros no colchão: conheça os sintomas e aprenda a prevenir | Reprodução: Internet

Depois desse breve material sobre a presença de ácaros no colchão, chegou a hora de falarmos sobre as formas de se prevenir da presença desses seres.

Use capa protetora de colchão

A boa e velha capa protetora de colchão é uma ótima alternativa para quem quer se ver livre desses seres. 

Para isso, coloque uma capa protetora de colchão impermeável e com fechamento com zíper. Essa capa ajuda a criar uma barreira física entre o colchão e os ácaros, impedindo que eles se instalem e se multipliquem.

Lave a roupa de cama regularmente

A limpeza em si é outro ponto fundamental na hora de lidar com esse problema.

Lave os lençóis, fronhas, capas de travesseiro e cobertores com frequência, pelo menos uma vez por semana, em água quente (a uma temperatura de pelo menos 60 °C). Isso ajuda a eliminar os ácaros e os alérgenos presentes na roupa de cama.

Aspire o colchão regularmente

Outro ótimo “truque” para prevenir ácaros no colchão é usar o aspirador de pó.

Use um aspirador de pó com filtro HEPA para aspirar o colchão regularmente. Isso ajuda a remover ácaros, seus resíduos e outros alérgenos presentes no colchão. Certifique-se de limpar também os cantos e as laterais do colchão.

Exponha o colchão à luz solar

Se possível, use o sol a seu favor! Para isso, deixe o colchão exposto à luz solar direta sempre que possível. Os ácaros não sobrevivem bem em condições de calor e luz solar intensos. 

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Como tirar cheiro de cachorro do sofá? O método mais eficaz!

Escrito por Ivan