As 5 piores prisões do mundo: uma lista de arrepiar!

Sabe aquele tipo de tour que promete te deixar arrepiado(a)? Essa é uma delas! Vem conhecer as 5 piores prisões do mundo!

Anúncios

Podemos concordar que um dos piores tipos de lugares para se estar é em uma prisão, né? 

Por mais que algumas delas – localizadas em países mais desenvolvidos e considerados de 1º mundo – possuam infraestruturas que mais parecem hotéis, ficar encarcerado em um determinado local e ser privado da sua liberdade deve ser uma das piores coisas que existem.

Além da privação do direito de ir de vir por um determinado tempo que os prisioneiros enfrentem, a convivência com pessoas que cometeram os mais diversos crimes – desde os mais leves até os mais hediondos e assustadores – ajuda a adicionar uma carga de tensão nos dias de quem está em uma prisão.

E sabe quando tudo pode ficar ainda pior? Quando a estrutura da prisão em questão não contribui em nada, tornando a vida dos prisioneiros um verdadeiro inferno.

Anúncios

E se você está minimamente familiarizado com os diversos tipos de sistemas carcerários que existem ao redor do mundo, sabe que a maioria dessas prisões são verdadeiros infernos.

Foi pensando nessa temática que a gente teve a ideia de criar o conteúdo de hoje!

Hoje, a nossa tour vai ser um pouco mais assustadora do que de costume! Vamos te levar para conhecer as 5 piores prisões do mundo! Uma lista de arrepiar qualquer um!

São instalações carcerárias em diversos lugares do mundo e que, por diversos motivos, são quase impossíveis de aguentar, resultando numa listagem com as 5 piores prisões do mundo!

Vamos nessa?

Conheça as 5 piores prisões do mundo

Superlotação, violência entre gangues, abusos policiais, torturas psicológicas, péssimas condições, escassez de comida e bebida… esses são só alguns dos motivos que fazem parte das piores instalações carcerárias que existem por aí.

A seguir, listamos as 5 piores prisões do mundo para você conhecer e se assustar!

Campo 22, Coréia do Norte – uma das 5 piores prisões do mundo mais misteriosas

Como você já deve saber, a Coreia do Norte é um dos países mais misteriosos do mundo. Graças ao seu isolamento político, pouco se sabe sobre a rotina e os hábitos dos seus habitantes.

Mas o que se sabe sobre o Campo 22 – um presídio político do país – é de arrepiar.

Com espaço para cerca de 50 mil pessoas, a instalação funciona desde 1965 e, durante esse tempo, acumulou diversas histórias e relatos que são de tirar o sono.

Um deles diz que os descendentes dos criminosos presos lá também eram presos com o intuito de fazer a linhagem familiar dessa criminoso desaparecer.

Outra história sobre a prisão é que os presos são alvo de experimentos médicos e testes com armas químicas e biológicas.

Prisão de Gitarama, Ruanda

Imagine viver em um ambiente criado para receber 600 pessoas mas, ao invés disso, abriga 6.000 pessoas. 10x mais lotado do que deveria.

Essa é a realidade da Prisão de Gitarama, em Ruanda.

Nesta prisão, os presos são agrupados quase como animais no espaço reduzido. 

E essa superlotação faz com que riscos como violência e até mesmo a proliferação de doenças seja ainda maior do que a maioria das outras prisões do mundo.

Penal Ciudad Barrios, El Salvador

as 5 piores prisões do mundo

Não é preciso ser um expert em prisões para saber que a presença de gangues é constante nesses locais.

E a Penal Ciudad Barrios é um exemplo do perigo dessas gangues. Aqui, o ambiente é dividido entre duas gangues rivais e que são extremamente perigosas: a MS 13 e o Barrio 18.

Ou seja: são normais os episódios de violência entre essas gangues, o que resulta na morte de presos e até mesmo de guardas que trabalham no presídio.

Prisão de Diyarbakir, Turquia

Um lugar com um histórico que vai desde torturas até crianças presas realizando trabalho escravo por toda a vida.

A prisão de Diyarbakir é conhecida por seu passado obscuro. E além das barbáries já citadas, os relatos da prisão também envolvem ações como abusos físicos e psicológicos, torturas e até mesmo estupros e mortes.

Prisão de Tadmor, Síria

Outra prisão da lista marcada por diversos tipos de abusos e torturas é Tadmor, na Síria. 

Os inúmeros relatos de quem já esteve nesta prisão apontam que os prisioneiros eram torturados das mais diversas formas. Entre os destinos de arrepiar estão serem arrastados até a morte ou cortados em pedaços por um machado.

Outro marco negativo da história da prisão foi um massacre realizado em 1980, que ocasionou na morte de cerca de 1.000 presos.

Bônus: Penitenciária do Carandiru, São Paulo, Brasil

carandiru

Seria impossível criar um conteúdo com sobre as piores prisões do mundo sem mencionar uma das penitenciárias mais famosas do Brasil.

Apesar de já termos listado as 5 prisões mais perigosas do mundo – e a penitenciária em si já ter sido demolida – a Penitenciária do Carandiru não poderia ficar de fora da nossa lista, já que ela foi palco de um dos maiores massacres da história do Brasil.

Nele, mais de 100 presos foram mortos em uma chacina promovida por uma intervenção da Polícia Militar durante uma rebelião em 1992.

Conheça outras instalações carcerárias que vão além das 5 piores prisões do mundo

Se você gostou dessa tour sobre as 5 piores prisões do mundo e quer saber mais sobre o tema, fique sabendo que temos mais uma dica para te dar!

Ainda dentro desse tema, a Netflix possui uma produção em seu catálogo de conteúdos que promete ser uma ótima opção para quem tem curiosidade em saber um pouco mais sobre as piores prisões ao redor do mundo.

Intitulada Por Dentro das Prisões mais Severas do Mundo, a série promete te prender – com o perdão do trocadilho – do começo ao fim!

O formato da produção é o seguinte: nela, acompanhamos vários jornalistas investigativos que, para conseguir explorar ao máximo a rotina de uma prisão, se tornam detentos voluntários em algumas das prisões mais perigosas do mundo.

A série – que já conta com 5 temporadas e está prestes a ganhar uma 6ª temporada – passa por prisões em países como México, Honduras, Romênia, Groenlândia, Costa Rica, Alemanha e até mesmo aqui, no Brasil.

Através dos relatos desses jornalistas, é possível ficar um pouco mais por dentro de questões como toda a intimidação presente nesses ambientes, a formação de gangues dentro das prisões e entender melhor a origem da violência carcerária, um fator muito comum em presídios do mundo todo!

Confira o trailer da séries:

[LINK]

Gostou deste conteúdo? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Os tsunamis mais famosos e desastrosos da história

Escrito por Ivan