Casamento vs União Estável: Você sabe a diferença?

Você já parou para pensar sobre qual a diferença quando o assunto é casamento vs União Estável? Qual delas é a melhor opção para você? Saiba mais aqui!

Anúncios

Quem aí está gostando da nossa breve maratona de conteúdos sobre casamento?

Hoje nós vamos falar sobre dois modelos de união distintos: o casamento e a união estável.

Será que essas duas situações funcionam da mesma forma e possuem o mesmo peso na nossa sociedade? E levando em consideração as duas opções, qual é a melhor opção?

Vem descobrir aqui junto com a gente!

Chegou a hora de formar uma família. E agora?

Anúncios

Um ritual bastante comum entre casais que estão juntos e se amam é o matrimônio.

Esse tipo de vontade costuma surgir quando o casal está em sintonia – quando ambos querem dar um passo a mais na relação e construir algo juntos, como uma família, por exemplo – após um determinado período de tempo namorando. Aí que vem a ideia de juntar as escovas de dente e ir morar junto.

E nessa hora, vai de cada casal como proceder. Tem quem acabe optando por oficializar a relação enquanto outros apenas se organizam e vão morar juntos. 

Nessa segunda opção, apesar de parecer ser bem mais prática e atender aos objetivos, o casal acaba não recebendo certos direitos legislativos que a união oficial oferece.

A seguir, nós vamos entender melhor o que é o casamento, a União Estável e quais os principais pontos de cada uma delas.

Conheça um pouco dos preparativos legais antes do casamento

Ah, o casamento! Uma das festas mais tradicionais do mundo, é bem difícil encontrar pessoas que não gostam desse tipo de evento, já que eles costumam ser sempre bonitos e emocionantes.

Mas antes mesmo de pensarmos na tradicional festa que faz parte de um casamento, existem alguns procedimentos que muita gente que ainda não casou talvez desconheça.

Antes da realização de uma cerimônia de casamento – seja somente no civil como no civil e no religioso) existem alguns procedimentos. Eles são chamados de “proclamas”.

Durante as proclamas, uma das principais etapas é a que os noivos apresentam os documentos para demonstrar que ambos possuem a capacidade civil para o casamento quanto a possível existência de impedimentos matrimoniais. 

Depois dessa fase que chega a etapa que todo mundo aqui já conhece: a da cerimônia! Nessa hora, vai do gosto dos noivos. Eles podem casar só no civil ou casar tanto no civil quanto no religioso, que costuma envolver uma cerimônia e tudo mais.

Como esse tipo de cerimônia geralmente possui um âmbito mais religioso, muita gente fala que quando o casamento acontece numa igreja, os noivos ‘estão casados aos olhos de Deus

Em ambas as situações, é necessário que ambos os noivos estejam presentes e, junto com eles, é necessário haver também um juiz de paz e mais duas testemunhas.

O juiz de paz ficará responsável pela oficialização da certidão de casamento e as outras duas pessoas escolhidas pelos noivos ficarão responsáveis por servir de testemunha para a união.

Conheça um pouco dos preparativos legais antes do casamento União Estável?

Já a União Estável é bem mais simples quando comparada com os trâmites que fazem parte do casamento.

Diferente do que mencionamos no tópico anterior, a União Estável é caracterizada apenas por uma escritura pública.

Esse documento costuma ser gerado quando existe uma relação duradoura, pública, estabelecida e com o objetivo de constituir uma família. Ou seja: há uma União Estável entre o casal.

Esse documento que comprova a União Estável pode ser formalizada em cartório ou não. Isso vai depender de cada pessoa envolvida.

Casamento vs União Estável: afinal, qual a diferença?

Apesar de haver diferenças entre os dois modelos, ambas as uniões são reconhecidas pela sociedade.

Essa é, sem dúvida, a principal semelhança entre elas.

Já quando o assunto é casamento vs união, a lista de diferença é mais extensa.

A seguir, listamos algumas das principais diferenças entre as duas para você ficar por dentro! 

Estado civil

Outro ponto que chama atenção para as diferenças entre os dois tipos de união é em relação ao estado civil.

No casamento, esse estado civil muda e, após a cerimônia, eles se tornam pessoas casadas. E para provar esses status, elas contam com a certidão de casamento.

Já na união estável, o estado civil de ambos segue inalterado e os dois permanecem solteiros perante terceiros e o Estado mesmo com a escritura pública em mãos. 

Regime de bens

Em um casamento, o casal pode escolher um dos quatro regimes do Código Civil: comunhão universal de bens, comunhão parcial de bens, separação de bens e participação final nos aquestos. 

Na união estável, o regime de bens aplicado é o da comunhão parcial de bens. 

Mas em ambos os casos, ambas as partes podem chegar a um acordo com um novo regime, desde que os dois estejam cientes.

Divórcio/Dissolução

O relacionamento não deu certo e acham que é melhor cada um seguir o seu caminho? Saiba que até na hora de se separar existem diferenças quando o estamos falando de Casamento vs União estável.

No caso do casamento civil, é necessária a realização do divórcio. Só assim que os “efeitos” do matrimônio são totalmente cancelados e ambas as pessoas estão oficialmente divorciadas.

Já no caso da união estável, a sua dissolução não é obrigatória. Mas ainda assim é aconselhável que essa etapa seja feita.

Dessa forma, fica mais fácil de garantir a segurança dos lados envolvidos. 

Quando o assunto é Casamento vs União Estável, qual é a melhor opção?

Essa questão está muito relacionada ao que cada lado da relação deseja. Caso ambos estejam em busca de construir algo e fazem questão de receber os direitos mencionados aqui, o indicado é optar pelo casamento.

Mas se esse ponto não é uma pretensão de nenhuma das partes e vocês não estão dispostos a assumir esse compromisso de maneira tão oficial, a união estável pode ser o caminho para vocês! 

Gostou do material que preparamos hoje? Então aproveite para ler também O que é bem-estar mental e como ter uma vida melhor?

Escrito por Ivan