Castelos medievais no Brasil: onde ficam e como chegar?

Será que existem castelos medievais aqui no Brasil também?

Anúncios


Você já deve ter se deparado com filmes de época que retratam o período medieval, correto?

E nesses tipos de longas – que quase sempre se passam em países da Europa – é comum vermos conflitos que envolvem castelos e outros fatores que remetem àquela época.

E aí que vem a pergunta: será que o Brasil também possui em sua história algo relacionado a esse tipo de passado, com direito a castelos e batalhas medievais?

É exatamente sobre esse tema que vamos falar aqui hoje! 

Nesse conteúdo, nós vamos visitar um pouco a nossa própria história e entender mais sobre a presença dos castelos medievais aqui no Brasil.

Afinal, existem castelos medievais no Brasil 

Anúncios


Como você deve saber, o passado do nosso país é bem diferente do passado de alguns países localizados na Europa.

Enquanto em países do hemisfério norte é bastante comum vermos os mais diversos tipos de castelos que foram construídos no período medieval, aqui no Brasil – e em outros países da América do Sul – esse tipo de construção é bem mais raro, já que não era algo da cultura do nosso continente.

Mas, por mais que sejam raros, ainda existem diversos castelos medievais aqui no Brasil.

E, já que esse tipo de construção é bem menos recorrente que em outros países, esses tipos de construções aqui no nosso país se tornam verdadeiros pontos turísticos.

Então, sim! Existem castelos medievais no Brasil! E vamos falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico!

Onde ficam os castelos medievais no Brasil e como chegar?

Ficou curioso sobre como são os castelos medievais no Brasil? 

Anúncios


Nesse tópico, nós vamos falar um pouco mais sobre ontem ficam esses castelos medievais no Brasil e como chegar nesses pontos turísticos.

E, por mais que não sejam as atrações turísticas mais recorrentes aqui no Brasil e na América do Sul, você irá se surpreender com a quantidade de castelos medievais que existem espalhados pelo nosso país.

Castelo de Itaipava
Onde fica: Petrópolis/RJ

Castelos medievais no Brasil: onde ficam e como chegar? | Reprodução: Internet

Vamos começar o nosso tour pelos castelos medievais no Rio de Janeiro. O castelo em questão é o Castelo de Itapava.

A atração – que está localizada em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro – também já foi conhecida como Castelo do Barão. 

O castelo foi idealizado pelo Barão J. Smith de Vasconcellos, em 1920. Após idealizar o projeto, o barão buscou o auxílio de um arquiteto chamado Lucio Costa.

Para o projeto, o Barão J. Smith trouxe os materiais para a construção da Europa. Isso fez com que o projeto ficasse conhecido por seus traços de arquitetura renascentista.

Hoje em dia, o Castelo de Itaipava pode ser alugado para a realização de eventos, como formaturas e casamentos.

Uma curiosidade sobre o arquiteto responsável pela construção do hotel é que, anos mais tarde, Lucio Costa também foi o responsável por um projeto que mudou a história do Brasil: a construção de Brasília.

Castelos medievais no Brasil
Castelo São João
Onde fica: Recife/PE

Castelos medievais no Brasil: onde ficam e como chegar? | Reprodução: Internet

O segundo castelo da nossa lista fica em Recife, Pernambuco. O Castelo São João – que também é conhecido como Castelo Brennand – fica em uma área que chama a atenção por seus quase 80 mil m².

Diferente de outros castelos da nossa lista, que são mais antigos, a construção dessa atração começou bem recentemente, em 2001. 

O responsável por idealizar o projeto foi Ricardo Brennand, um empresário e colecionador brasileiro.

Atualmente, o Castelo São João é responsável por abrigar o Museu de Armas São João, um local que reúne um impressionante acervo de coleções de armas brancas, como espadas, facas e canivetes.

Castelo do Batel
Onde fica: Curitiba/PR

Castelos medievais no Brasil: onde ficam e como chegar? | Reprodução: Internet

Nossa próxima parada é Curitiba. Dessa vez, vamos explorar um pouco mais o Castelo de Batel.

O projeto foi idealizado por Luiz Guimarães e, como inspiração para o seu castelo, Luiz usou os famosos castelos franceses da região do Vale de Loire.

Iniciado em 1924, a construção do Castelo do Barel durou 4 anos, sendo finalizada em 1928.

A construção do castelo causou um impacto bem grande em toda a região. O Castelo do Barel foi tombado como um dos patrimônios históricos do Paraná em 1974.

E, recentemente, a construção passou por diversas obras para ampliação e restauração do local, ajudando a conservar essa baita construção.

Castelo Simões Lopes
Onde fica: Pelotas/RS

Castelos medievais no Brasil: onde ficam e como chegar? | Reprodução: Internet

Outra construção que faz parte da lista de castelos medievais do Brasil é o Castelo Simões Lopes.

Construído entre 1920 e 1923, o responsável pela construção do Augusto Simões Lopes. O projeto chama a atenção por suas torres que remetem aos antigos castelos medievais que estamos acostumados a ver em filmes e séries de época.

O castelo possui dois pavimentos e um porão que era destinado para o armazenamento de vinhos e alojamento de empregados.

A construção ainda conta com espaços de convívio, dormitórios e escritórios. 

E, além do fato de ser um castelo, a construção também chama a atenção por ser considerada a primeira casa a ter calefação em Pelotas.

Castelo de Pedras Altas
Onde fica: Pedras Altas/RS

Castelos medievais no Brasil: onde ficam e como chegar? | Reprodução: Internet

O nosso quinto e último castelo da nossa lista é Castelo de Pedras Altas. 

Também localizado no Rio Grande do Sul, o castelo se destaca por seguir o estilo clássico medieval que é bastante comum nas cidades da Europa.

E a construção do castelo tem uma origem bem curiosa. O Castelo de Pedras Altas – que foi construído entre 1909 e 1913, o projeto foi um presente de um diplomata chamado Joaquim Francisco de Assis Brasil para Lydia, a sua segunda esposa.

O local foi palco de um capítulo muito importante da história do sul. Foi no Castelo de Pedras Altas que o acordo pôs fim à Revolução Gaúcha de 1923.

Conclusão

E aí? Você já conhecia esses castelos brasileiros? Conhecer essas construções é uma excelente forma de conhecermos um pouco mais sobre a história do nosso país e entender melhor a nossa própria cultura.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também Os castelos medievais mais lindos do mundo

Escrito por Ivan

Anúncios