Como cuidar de orquídeas compradas no mercado?

O papo de hoje é com os ‘pais de planta’! Quem aí quer aprender a cuidar de orquídeas compradas no mercado? 

Anúncios

Quem está começando a se interessar pelo mundo das plantas já sabe: qualquer momento é uma boa hora para comprar uma planta nova!

A pessoa que está nessa fase quase sempre volta para casa com uma plantinha nova. 

Até uma ida ao mercado pode ser uma chance de aumentar ainda mais o time das plantas.

Afinal, quem resiste a uma linda orquídea, né? Mas acontece que a parte de comprar é a mais fácil. 

Anúncios

Depois disso, você terá que cuidar da sua nova flor. E será que você sabe cuidar de orquídeas compradas no mercado?

Esse é o tema principal do texto de hoje!

Aqui você vai ficar por dentro de tudo que envolve essa flor tão linda. E, além disso, vamos te dar dicas para você manter a sua orquídea sempre linda e perfeita! 

Como cuidar de orquídeas compradas no mercado?

como cuidar de orquídeas compradas no mercado

Cada vez mais comum em diversas redes de supermercado em todo o país, é bem fácil encontrar um setor voltado especialmente para a área de jardinagem.

É nesse local que você encontra plantas – como aqueles cactos e suculentas pequenininhos – flores, e até mesmo utensílios para cuidar melhor das suas plantas.

E é exatamente nesse setor que ficam elas, as grandes estrelas do texto de hoje: as orquídeas.

A verdade é que é bem difícil para qualquer pessoa que tem o mínimo de afinidade com plantas resistir a uma bela orquídea. 

E o resultado é que, se você não tiver a força de vontade necessária para resistir, toda vez que você for ao supermercado, tem grandes chances de ficar com vontade de comprar uma orquídea nova.

Mas afinal, como cuidar de orquídeas que foram compradas no mercado? A seguir, você encontrará dicas que vão te ajudar nessa tarefa!

Assim que possível, remova a sua embalagem plástica

Chegou em casa com a sua orquídea nova? O primeiro passo deve ser retirar o plástico que faz parte da embalagem da flor.

Por mais que esse tipo de material seja bonito e ajude a deixar a sua orquídea ainda mais bonita, ele pode ser bem prejudicial para a saúde da sua flor.

Apesar da sua aparência inofensiva, a embalagem – que na grande maioria das vezes é feita de plástico – pode fazer com que a circulação de ar.

Isso pode fazer com que o substrato e as raízes da sua orquídea acabem esquentando. 

Além disso, esse tipo de situação contribui e facilita a criação do ambiente perfeito para a proliferação de mofo e fungos na sua flor.

Portanto, a regra é clara: chegou com a orquídea em casa, tire ela da embalagem. E a mesma coisa vale para quem ganha uma orquídea de presente.

Pense onde você pensa em colocar a sua orquídea

Depois que a sua nova orquídea está devidamente desembalada, uma questão muito importante é onde você colocá-la e de qual ambiente da sua casa ela fará parte.

Geralmente ela vai para um ambiente interno, deixando qualquer cômodo ainda mais bonito. Mas é necessário pensar bem em qual local da sua casa ela fará parte.

Isso porque fatores externos podem oferecer perigos para o desenvolvimento da sua orquídea. 

E é quanto a isso que você deve ter cuidado na hora de escolher o local onde ela vai ficar.

Cuidados em relação a luminosidade 

Falando em ameaças externas, outro ponto que se deve ter bastante atenção e cuidado na hora de integrar uma nova orquídea ao seu lar é em relação a luminosidade.

Apesar de ser uma já conhecida pelas pessoas que possuem orquídeas a mais tempo, isso pode ser algo que vai pegar os ‘pais de planta’ de primeira viagem de surpresa.

O ideal é que a sua orquídea seja colocada perto de uma janela, varanda ou algo do tipo. Também é importante ressaltar que é necessário ter atenção em relação ao período em que a flor terá contato com a luz natural.

O ideal é que ela tenha contato com a luz natural da parte da manhã ou do final da tarde. 

Não é indicado que a orquídea receba a luz natural do sol quando os raios solares estão mais intensos – geralmente entre 10h e 16h.

As orquídeas se dão bem com luzes menos intensas. E o período da manhã e do final da tarde oferecem esse tipo de iluminação.

Trocar ou não trocar a orquídea de vaso?

Agora chegou a hora de entrarmos em uma pequena polêmica envolvendo as orquídeas e os seus admiradores. a troca de vaso.

Enquanto alguns donos dessa espécie de flor defendem que, para cuidar de orquídeas compradas no mercado é necessário trocar de vaso na primeira oportunidade, outros possuem uma opinião contrária sobre o tema.

Esse outro lado da polêmica defende que a orquídea deve ficar no vaso original até o instante em que o substrato do vaso seja benéfico para ela.

Se o substrato original da planta está saudável, eles não veem necessidade de realizar essa troca.

Até porque, segundo eles, o processo de troca de vaso não é tão simples quanto parece. Ele mexe com a rotina da flor, e ela precisa passar por um período de tempo até se “recuperar” dessa alteração.

Saiba regar a sua orquídea 

E por último, mas não menos importante: entenda o processo de regar a sua orquídea. No clima do nosso país, a maioria das orquídeas precisam ser regadas uma vez a cada dois dias em média.

Mas é necessário aprender a observar e entender as necessidades dela. Para isso, observe a terra. Caso ela – e as raízes – estejam com aspecto seco, tá na hora de regar. Caso contrário, espere a terra secar um pouco mais antes de regar novamente.

Como cuidar de orquídeas no vaso de plástico?

Quando se trata de “pais de planta” de primeira viagem, tudo e qualquer coisa gera dúvida.

E uma dúvida muito comum é em relação a como cuidar de orquídeas no vaso de plástico, um dos tipos de recipientes mais comuns quando o assunto é plantas.

Após adquirir a sua orquídea, você pode até mantê-la no mesmo vaso que ela veio. Mas o indicado é seguir alguns passos.

Entre eles, o principal é fazer alguns furos – não muito grandes, com cerca de 1cm cada, mais ou menos.

Dessa forma, você permitirá que as raízes da sua orquídea respirem melhor. 

Além disso, esses furos irão impedir que a umidade se acumule no interior do vaso. Para quem ainda não está familiarizado com o tema, essa umidade costuma prejudicar o crescimento dessas plantas.

Como manter uma orquídea em casa?

Caso você conheça alguém que tem uma orquídea em casa, deve saber que a flor exige certos cuidados para que floresça bem e com saúde.

A orquídea é uma planta que é chegada num sol, mas ainda assim é necessário ter certos cuidados.

Para manter uma orquídea em cada, o ideal é ter uma boa entrada de luminosidade.

E como elas tendem a preferir o sol da manhã, o ideal é usar o sol desse horário.

Já durante a tarde, o melhor a se fazer é optar pela luz indireta – principalmente em dias mais quentes.

Além disso, escolha um local com espaço onde a sua orquídea poderá crescer mais tranquilamente e sem problemas.

O que se coloca no vaso de orquídea?

Já o interior do vaso também é algo que pode gerar bastante dúvida em quem quer cultivar orquídeas em casa.

Afinal, o que se coloca no vaso de orquídea? 

Na hora de pensar nisso, é preciso ter em mente duas coisas básicas: a adubação e o substrato.

Sobre o adubo, o ideal é que você observe quanto a sua planta está meio tristinha. Nessas horas, você pode recorrer aos diversos tipos de adubos – orgânicos ou químicos – e realizar a adubação com certa frequência.

E sobre substratos, saiba que o que não falta são opções para escolher. O substrato ideal permite que as raízes da sua planta permaneçam arejadas por mais tempo, além de reter a quantidade certa de umidade das raízes. Portanto, pesquise o substrato ideal para o seu tipo de vaso/orquídea.

Qual o melhor lugar para deixar as orquídeas?

Outra questão que gera muita dúvida na hora de cuidar das orquídeas em casa é sobre onde deixar a flor para que ela possa crescer linda e tranquilamente, sem qualquer tipo de risco.

Na hora de escolher o local ideal, uma boa opção é deixá-la próximo a uma janela, por exemplo. Esse local permite que a sua orquídea consiga pegar o sol da manhã/da tarde.

Só é necessário ter cuidado na temperatura, já que em casos onde o sol é muito forte, a sua planta corre o risco de sofrer com queimaduras da flor ou das folhas. 

Por isso, a luz indireta é um recurso que deve ser utilizado.

Além disso, é bom deixar uma frestinha de janela aberta para facilitar a entrada de um arzinho. Mas evite ambientes com muita incidência de vento ou umidade em excesso, já que esses fatores costumam impactar negativamente o bem-estar da planta.

Como salvar uma orquídea murcha?

Não é necessário ser um fã número 1 do universo das plantas para se entristecer ao ver uma orquídea – ou qualquer outro tipo de planta – murcha.

Afinal, na maioria dos casos, isso significa que a planta está prestes a morrer. Mas será que esse é realmente um caminho sem volta para as plantas ou tem como salvar uma orquídea murcha?

Geralmente, as orquídeas – e tantas outras plantas – costumam ficar murchas por fatores como o excesso ou a falta de água. Por isso é importante se atentar a isso, se não está tendo regas de menos ou demais.

Além disso, uma medida que pode ajudar a salvar a sua orquídea murcha é a troca do substrato do seu vaso e o uso dos fertilizantes certos para potencializar a saúde e o crescimento da sua orquídea.

E para achar o tipo de fertilizante correto para a sua orquídea, você pode procurar em lojas de itens para jardinagem ou até mesmo floriculturas.

Com o empenho e as ferramentas certas, com certeza você vai achar a melhor forma para salvar a sua/as suas orquídea/orquídeas.

Como salvar orquídea com raiz podre?

Falando em como salvar orquídeas, outro problema que pode acometer esse tipo de flor é o apodrecimento da raiz.

E nesses casos? Será que tem como salvar orquídeas com raiz podre? Se sim, quais as medidas necessárias para isso?

Nesses casos, o apodrecimento das raízes pode ocorrer tanto por causa do mal cultivo quanto pela presença de doenças na planta.

E quando falamos de doenças, a principal causa para o surgimento desse apodrecimento das raízes é a podridão negra, uma doença que pode ser causada tanto por fungos quanto por bactérias.

A doença acabou recebendo esse nome por causa dos sintomas, que são as manchas pretas características nas folhas das plantas afetadas.

E como essa doença é muito difícil de identificar – já que quando as manchas estão aparentes, é sinal de que a doença já está em um estágio muito avançado – salvar as plantas nessas situações é algo bem difícil.

Mas seguir algumas dicas importantíssimas podem ajudar a salvar a sua orquídea da presença dessas raízes podres.

Algumas delas são:

– Não deixar o substrato da sua planta encharcado: evite sempre deixar o substrato da sua orquídea virar a noite encharcado – já que nesse período não há a presença de luz. Por isso, regue as suas plantas sempre pela manhã.

– Usar carvão vegetal como substrato: um caminho que pode ser seguido para tentar salvar a sua orquídea é escolher o carvão vegetal como substrato. Por suas propriedades regenerativas e bactericidas, essa é uma boa opção para quem quer tentar salvar sua planta. Para isso, é só colocar no fundo do vaso da sua orquídea.

– E, é claro, invista em adubos! Uma planta bem adubada é uma planta com muito mais chances de crescer saudável e livre de ameaças externas.

Conclusão 

Viu só como não tem tanto segredo na hora de cuidar de orquídeas compradas no mercado?

O mais importante é saber dar a atenção que elas precisam e oferecer as condições necessárias para que ela possa viver bem e por mais tempo!

Depois de saber mais sobre essas dicas, tenho certeza que na próxima vez que você for ao mercado, vai querer voltar com uma orquídea!

Gostou desse conteúdo? Então acho que você também vai gostar de ler Como cuidar do jardim no outono?

Escrito por Ivan