Como delegar tarefas de forma eficaz

Todos os gestores e líderes devem dominar a arte de delegar tarefas.

Anúncios

Entender como e quando a atribuir a responsabilidade a outras pessoas é essencial na manutenção de um elevado nível de produtividade, tanto em nível pessoal e a nível organizacional.

Saber delegar é fundamental também uma liderança eficaz.

Aprender a delegar é construir uma equipe coesa e eficaz da equipe que possa cumprir os prazos.

Anúncios

Além disso, saber quando e como delegar o trabalho irá reduzir a sua carga de trabalho, melhorando assim a sua saúde no trabalho e maior satisfação no trabalho.

Infelizmente, muitos líderes não tem certeza de como delegar corretamente ou estão relutantes em fazê-lo.

Neste guia, você vai descobrir o que a delegação realmente implica, como benefícios de sua equipe e como delegar o trabalho de forma eficaz.

A importância de delegar trabalho

Um líder eficaz sabe como delegar. Quando você delegar uma parte de seu trabalho, você pode controlar o tempo e conseguir mais em uma base diária.

Eficaz delegação também aumenta a produtividade dentro da equipe ao aproveitar as competências dos membros do grupo, permitindo-lhes desenvolver os conhecimentos e competências ao longo do caminho.

Anúncios

O resultado é uma forma mais flexível na equipe, que pode alterar funções quando necessário.

Quando você está pronto para delegar, surge a confiança. Suas ações enviam um sinal claro: como um líder, a confiança aparece nos subordinados para alcançar os resultados desejados.

Como resultado, você vai pensar que você é amado e eficiente líder com suas habilidades e necessidades.

O medo de delegar tarefas

Delegação aumenta a produtividade, mas nem todos os gestores estão dispostos ou são capazes de delegar. Por quê? Aqui estão algumas das causas mais comuns:

  • Pode derivar a ideia de que alguém pode obter crédito para o projeto.
  • Eles podem estar dispostos a delegar, em princípio, mas estão com medo de a sua equipa não ser capaz de lidar com o aumento do grau de responsabilidade.
  • Você pode suspeitar que o pessoal está sobrecarregado de trabalho, e se sentem relutantes em aumentar sua carga de trabalho.
  • Você pode suspeitar que é mais simples e mais rápido apenas para fazer o mesmo trabalho.
  • Eles odeiam a ideia de dar as tarefas que você goste.

A delegação para a atribuição

Anúncios

A maioria das pessoas pensa que a delegação e atribuição de são sinônimos, mas há uma distinção importante entre os dois.

Atribuir uma tarefa, apenas dar instruções a seguir para a implementação de ações específicas.

Você diz a eles o que eles estão fazendo, e fazê-lo é simples assim.

Por outro lado, a delegação envolve a transferência de parte do seu trabalho a alguém.

Anúncios

Elas não apenas recebem um conjunto de instruções. Ele é colocado em um papel que exige tomada de decisão e por cujos resultados é responsável

Como delegar o trabalho de forma eficaz

Então, qual é a melhor maneira de delegar o trabalho? Aqui está um passo a passo:

1. Sabe quando a delegar

Por entender o que você precisa para manter o sucesso, você pode determinar a melhor estratégia para o empoderamento dos trabalhadores.

Há 7 níveis de delegação, que oferece ao cliente diferentes graus de responsabilidade.

Anúncios

A delegação ocorre ao longo de um espectro. O nível mais baixo de delegação acontece quando você conta aos outros o que fazer. Ele fornece uma oportunidade para os funcionários para tentar novos métodos.

A mais poderosa forma de delegação ocorre quando você é capaz de se livrar de mais de controle sobre o projeto para dá-lo ao empregado.

Saber delegar trabalho ajuda você a entender como conectar as pessoas com tarefas que fazem o melhor uso de seus talentos.

Quando feito corretamente, ele garante que irá obter o melhor resultado final.

Quando você está decidindo sobre como delegar trabalho, faça as seguintes perguntas:

  • Você deve ser o responsável por esta tarefa ou é melhor que alguém faça isso?
  • Este ponto requer a sua atenção para ser bem-sucedido?
  • Será que este trabalho ajuda o funcionário a desenvolver as suas competências?
  • Você tem tempo para ensinar a alguém para fazer esse trabalho?
  • Você espera que as tarefas deste tipo sejam repetidas no futuro?

2. Determinar a melhor pessoa para o trabalho

Você tem que passar o bastão para o membro adequado da equipe. Seu objetivo é criar uma situação em que a empresa e o funcionário tenha uma experiência positiva.

Eles vão ser capazes de trabalhar de forma mais eficaz, se eles são capazes e interessados. Quando possível, dê ao colaborador uma chance para utilizar seus pontos fortes.

Trabalhadores menos experientes podem precisar de mais orientações de veteranos.

Você também tem que considerar o quão ocupados estão seus funcionários.

A última coisa que você quer fazer é oprimir alguém, dando-lhes um monte de responsabilidades impossíveis de cumprir.

3. Cheque o nível de responsabilidade

Depois de ter encontrado a pessoa certa para o trabalho, você ainda tem que chegar a uma nova responsabilidade.

Deixe-os saber por que você o escolheu para o trabalho. Quando você mostrar aos outros que você apoia o seu crescimento, criará uma cultura de confiança.

Quando você estiver trabalhando com o mais inexperiente pessoal, manifeste sua disponibilidade para prestar apoio contínuo e dê feedback.

4. Ser claro e específico sobre o trabalho

É importante explicar para o pessoal por que esse projeto é necessário, o que você espera deles. Se eles souberem o que você espera, eles serão mais propensos a oferecer bons resultados.

Definição clara de expectativas irá ajudá-los a planejar como executar a tarefa. A preparação das etapas do projeto para que eles possam alcançar o progresso.

Se o colaborador tem um problema no cumprimento de uma etapa, ele ainda deve ter tempo para corrigir antes do final do projeto.

5. Pessoal de apoio

Para ver os melhores resultados possíveis você precisa ter recursos e o apoio de seus subordinados. Providencie formação e o material necessário para desenvolver as habilidades.

Isso pode levar mais tempo para disponibilizar recursos, mas você vai economizar tempo por ter o trabalho feito corretamente.

Às vezes, o pessoal precisa de ajuda para saber o que eles fazem bem e como podem melhorar.

Dar e receber feedback é uma parte essencial da delegação. Esta é também uma boa maneira de monitorar e delegar tarefas como um líder. Não tente microgerenciar tarefas.

Em todas as fases do projeto, periodicamente, peça a seus funcionários, se eles precisam de apoio ou esclarecimento. Deixe claro que você confie neles para fazer o trabalho, que pretende criar um espaço para fazer perguntas e dar feedback.

6. Deixar que mostrem o seu valor

Através da análise periódica, identifique todos os ganhos que você pode ter visto no projeto até o momento.

Acreditamos que seus funcionários progridam em direção ao objetivo. É importante comemorar cada vitória para ter os funcionários motivados.

Entrega pessoal, quando bem feita, ajuda-os a compreender a qualidade do trabalho que você espera.

Torna-los mais propensos a querer trabalhar com você novamente em futuros projetos.

Resumo

Agora que você sabe exatamente o que a delegação pode tornar o trabalho de eficiente, você está em uma ótima posição para agilizar suas tarefas e aumentar a produtividade de sua equipe.

A autorização concedida, a independência e a autoridade para outra pessoa, alivia a sua própria carga de trabalho e a construção de um relacionamento benéfico, bem como união da equipe.

A delegação pode parecer complicada ou assustadora, mas torna-se mais fácil com o tempo.

Comece devagar, é mais fácil delegar tarefas menores aos membros do grupo durante a próxima semana. Veja os resultados, acredite!


Written by Douglas T.