5 museus subaquáticos para conhecer no mundo

Você sabia que existem diversos museus subaquáticos espalhados pelo mundo?

Anúncios


Que o mar é um lugar extremamente fascinante todo mundo sabe. E o ser humano está mais do que ciente de toda essa beleza.

A prova disso é que um tipo de atração bastante específico e que vem se popularizando cada vez mais em todo o mundo: os museus subaquáticos.

Mas você sabe o que são e como essas atrações funcionam?

Hoje vamos falar sobre elas!

Por isso, te convido a dar uma volta ao mundo e visitarmos 5 museus subaquáticos que existem ao redor do planeta.

Anúncios


Aí você poderá escolher qual chama mais a sua atenção – e quem sabe, até mesmo visitá-los futuramente! Vamos lá?

O que são os museus subaquáticos?

Os museus subaquáticos são instalações artísticas bem semelhantes aos museus convencionais que estamos acostumados a ver. 

A diferença é que essas intervenções estão submersas, garantindo uma verdadeira experiência para os seus visitantes.

A importância desses museus subaquáticos

Como todo mundo sabe, o mundo todo vem enfrentando momentos cada vez mais críticos em relação ao futuro do nosso planeta.

Com a quantidade de poluentes lançados no meio ambiente – tanto na atmosfera quanto nos mares e rios – aumentando cada vez mais, todo tipo de esforço para minimizar esses danos e, consequentemente, frear os efeitos negativos causados por essas ações.

E os museus subaquáticos são maneiras criativas de realizar essa tarefa.

Anúncios


Cada vez mais presentes em diversos destinos ao redor do mundo, esses espaços são excelentes maneiras de ajudar a conscientizar os turistas e visitantes sobre a importância da conservação e preservação dos mares e rios.

Ou seja: a presença desse tipo de instalação vai muito além do aspecto cultural – como os museus tradicionais.

Pode-se dizer que um dos principais propósitos dos museus subaquáticos é gerar essa reflexão sobre o futuro dos mares e, consequentemente, estimular cada vez mais a conscientização ambiental de quem os visita 

5 museus subaquáticos ao redor do mundo

Agora que você já sabe o que são e qual a importância desses museus subaquáticos, vamos embarcar nessa viagem ao redor do mundo? 

Nessa viagem, você irá explorar alguns dos principais museus subaquáticos do planeta!

Museu Subaquático de Cannes – Cannes, França

5 museus subaquáticos para conhecer no mundo | Reprodução: Divulgação

Nosso primeiro representante fica em um país bastante conhecido por seus museus: França.

O local – que foi inaugurado em 2021 – não está realmente localizado em Cannes, mas sim próximo a uma ilha chamada Sainte-Marguerite. 

Nesse museu, o destaque fica para seis peças que são retratos tridimensionais.

As obras, que são inspiradas em rostos de moradores da região, estão expostas em um local onde as águas são rasas e cristalinas.

Isso faz com que a exposição seja de fácil acesso para visitantes e turistas que possuem equipamentos de snorkel – prática esportiva de mergulho livre.

Parque Subaquático Baia – Baia, Itália

5 museus subaquáticos para conhecer no mundo | Reprodução: Divulgação

Outro museu subaquático bastante popular é o Parque Subaquático Baia. Localizado ao Norte de Nápoles, o parque é um dos mais fascinantes da lista.

O sítio arqueológico abriga as ruínas de um local que, muito tempo atrás, era algo equivalente a um resort à beira-mar frequentado por romanos ricos da época.

Apesar de ser frequentada por pessoas que possuíam condições financeiras melhores, isso não impediu que a cidade fosse abandonada em meados do século 8 e, depois de um certo período, foi submersa.

Mas, apesar de ter ocorrido a muito tempo, ainda é possível visitar e ter uma breve noção de como esse público vivia.

Para visitar o local, é possível adquirir passeios que são feitos com barcos que possuem fundo especial feito de vidro. Um passeio que vale muito a pena.

Museu de Arte Subaquática – Townsville, Austrália

5 museus subaquáticos para conhecer no mundo | Reprodução: Divulgação

O primeiro representante do hemisfério sul é o Museu de Arte Subaquática. Também conhecido como Museum of Underwater Art – ou Museu de Arte Submarina – o museu foi o primeiro da categoria criado neste hemisfério. 

Localizado na Grande Barreira de Corais da Austrália, a instalação submarina foi criada por Jason DeCaires Taylor, um escultor britânico

Além de atender ao compromisso em ajudar a conscientizar sobre o meio ambiente, a primeira estrutura desse museu vai além: batizada de The Coral Greenhouse (ou A Estufa de Coral, em uma tradução livre).

A construção consiste em uma grande estrutura de cimento com um pH neutro e um aço inoxidável que é resistente à corrosão.

A instalação se destaca porque, além de servir como um museu submarino, a estrutura também servirá para a vida marinha, sendo ocupada futuramente pela biodiversidade presente ali.

Museu de Arte Subaquática (UMA) – Flórida, Estados Unidos

5 museus subaquáticos para conhecer no mundo | Reprodução: Divulgação

O único representante norte americano da lista que preparamos hoje, o Museu de Arte Subaquática – ou UMA, para os mais íntimos – está localizado na Flórida, entre os Estados Unidos e o México.

Inaugurado em 2018, o museu recebe obras assinadas por artistas do mundo todo.

A atração, que está localizada a uma profundidade de quase 18 metros, merece super destaque por abrigar somente peças que não contém nenhum tipo de material que polui as águas.

Museu Subaquático de Bonito – Bonito (MS), Brasil

5 museus subaquáticos para conhecer no mundo | Reprodução: Divulgação

Achou mesmo que o Brasil ia ficar fora dessa lista? Claro que não!

Por último, mas não menos importante, deixamos o representante do Brasil. A atração fica em Bonito (MS) e vem se tornando um ponto turístico bastante concorrido.

Além de ser o único museu presente em território nacional, o Museu Subaquático de Bonito se destaca por ser o primeiro e único – até o momento – museu submerso em um ambiente de água doce.

As estátuas expostas são feitas por artistas locais e tem foco na sustentabilidade e preservação ambiental. 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre essas instalações? Depois de ver as fotos, eu tenho certeza que você ficou no mínimo curioso para conhecê-las pessoalmente.

Além de ser uma ótima maneira de atrair turistas e enaltecer a beleza dessas instalações submarinas, esse tipo de atração é uma ótima maneira de conscientizar a população e tem tudo para se popularizar e se multiplicar daqui pra frente ao redor do mundo. 

Gostou desse material? Então aproveite para ler também Concurso de Fotografias Submarinas: confira os melhores cliques de 2021

Escrito por Ivan

Anúncios