Financiamento de carro para MEI: como funciona e como fazer?

Você sabia que uma boa opção para quem quer ter um veículo novo na garagem é o financiamento de carro para MEI?

Anúncios

Dando continuidade aos nossos conteúdos voltados para a área de economia e financiamento de carros e motos, hoje vamos explorar um pouco mais a relação do MEI – uma categoria bastante utilizada por profissionais autônomos – e o financiamento de carros.

Aqui, você vai entender melhor os principais aspectos de como funciona o financiamento de carro para MEI e como fazer esse tipo de operação financeira.

E aproveitando, fique por dentro de alguns dos conteúdos sobre financiamentos que criamos aqui no site mais recentemente! Confira só alguns dos temas:

Financiamento de carro para negativado: quais são as chances?

Anúncios

Onde fazer financiamento de moto 100%?

Qual o score bom para financiamento de moto?

Financiamento de moto pelo banco: como funciona e como fazer?

O que é MEI?

Apesar de ser uma sigla e um tema que tem estado cada vez mais em evidência na nossa sociedade – graças aos novos modelos de negócio que surgiram nos últimos anos – muita gente ainda não sabe ao certo o que é significa a sigla e o que essa categoria tem a oferecer.

De maneira geral, o MEI é uma sigla para Microempreendedor Individual e é muito usada para designar profissionais autônomos.

Esse é um porte de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), mas, diferente do modelo mais tradicional, possui regras mais simplificadas.

A partir do momento que o trabalhador se cadastrar como MEI, o trabalhador passa a adquirir algumas obrigações, como o pagamento mensal do Simples Nacional, que custa cerca de R$ 60,00.

Mas além das obrigações, o autônomo que se torna MEI também adquire alguns benefícios, como por exemplo: direito a auxílio-maternidade, direito a afastamento remunerado por problemas de saúde e até mesmo aposentadoria.

E além desses, o MEI também consegue obter acesso mais facilitado a determinadas linhas de crédito com juros mais baratos.

E é nessa parte que entram as vantagens do financiamento de carro para MEI!

Financiamento de carro para MEI: é possível?

Agora que você já está por dentro do que é o MEI e alguns dos benefícios que esse tipo de cadastro possui, chegou a hora de falarmos sobre a relação do MEI e os financiamentos de carro.

Será que esse tipo de recurso é realmente possível para quem é MEI?

A resposta é sim, esse tipo de solicitação é possível.

Como vimos no tópico anterior, o Microempreendedor Individual é um CNPJ mais simplificado. 

E esse tipo de cadastro garante alguns benefícios para o cidadão portador do MEI.

Como funciona o financiamento de carro para MEI?

Dependendo do ramo de atuação que o Microempreendedor Individual está cadastrado, um carro pode ser necessário para facilitar a demanda de serviços.

Por isso, um financiamento de carro para MEI pode se fazer tão necessário para ajudar a rotina desses profissionais.

Por mais que tenha algumas mudanças de um para o outro, de maneira geral, o financiamento para pessoas físicas e para Microempreendedores Individuais funciona da mesma maneira.

O que muda é as condições mais vantajosas que os MEI’s possuem nesse tipo de operação financeira, como eventuais descontos, por exemplo.

Como fazer o financiamento de carro para MEI?

Depois de conhecer um pouco mais sobre como funciona o financiamento de carro para MEI, chegou a hora de descobrir como fazer esse contrato financeiro.

Para isso, é necessário buscar o auxílio do seu gerente de banco. Através desse contato, você conseguirá se informar melhor sobre as condições que ele tem para te oferecer.

Dito isso, outra forma de buscar um financiamento de carro para MEI é utilizando a internet a seu favor.

Com o auxílio do famoso Google, fica bem mais fácil pesquisar as ofertas que cada banco tem para te oferecer sem precisar sair de casa.

E mais: a maioria das instituições financeiras oferecem ferramentas que possibilitam que o cliente em questão realize simulações com os mais diversos cenários. 

Assim, as chances de você fechar um bom negócio aumentam ainda mais.

Entretanto, vale lembrar que o MEI tem um limite de faturamento anual. E ele deve ser respeitado. Isso quer dizer que o valor do financiamento do seu carro deve ser compatível com a capacidade financeira que a sua microempresa possui.

O que pensar antes de optar por um financiamento de carro para MEI?

Assim como os casos de financiamentos para pessoas físicas, essa também é uma decisão que precisa ser muito bem pensada.

Isso porque, independente de ser Microempreendedor Individual ou não, o financiamento de um carro requer um planejamento financeiro muito bem estruturado.

Mesmo que seja a médio ou a longo prazo, é necessário se programar para o pagamento desse financiamento 

Dessa forma, você consegue diminuir os riscos de se enrolar na hora de pagar as parcelas e lidar com os juros.

Para ajudar o Microempreendedor Individual nessa tomada de decisão, uma boa opção é buscar o auxílio de um contador.

Esse profissional conseguirá estabelecer um panorama da sua vida financeira e, dessa forma, ele conseguirá te ajudar a decidir se um financiamento de carro para MEI é um bom caminho.

E, é claro, saber respeitar o limite e a capacidade financeira e o faturamento anual que a sua microempresa possui.

Dessa forma, você não compromete o seu lucro e ainda consegue fazer um bom negócio.

Conclusão 

E aí? Você já conhecia essas vantagens em relação ao financiamento de carro para MEI?

Além das vantagens mais conhecidas que já mencionamos lá no primeiro tópico, essa função pode ser muito útil para boa parte dos autônomos que são microempreendedores individuais.

Mas como já mencionamos aqui, antes de tomar a decisão de fazer um financiamento como esse, o indicado é que você busque mais informações de um contador.

Dessa maneira, você ficará por dentro de todos os efeitos que esse financiamento pode ter na sua vida financeira e se esse é o melhor caminho para você seguir.

Gostou deste material? Então acho que você deveria aproveitar e ler também Tem como fazer financiamento de carros com zero entrada?

Escrito por Ivan