Conheça as modalidades das Olimpíadas de Tóquio 2020

Dentre as modalidades das Olimpíadas de Tóquio temos cinco novidades, o skate, escalada esportiva, surfe, karatê e o beisebol/softbol.

Sendo assim, são 46 modalidades competidas por quase 12 mil atletas.

Ao prosseguir a leitura, você poderá entender quais estas modalidades e suas principais informações:

1 – Ciclismo de estrada

Inicialmente, podemos falar sobre a primeira modalidade disputada em cima de uma bicicleta, o ciclismo de estrada.

A primeira competição ocorreu no ano de 1868 em Paris e o esporte se consiste em disputas individuais nas categorias feminina e masculina.

Portanto, há uma divisão em dois modelos, o Contrarrelógio, no qual o ciclista que finaliza a prova no menor tempo, é o vencedor.

Já o segundo modelo é o de Corrida, em que o primeiro a percorrer a distância de 141 km no feminino e 241,5 km no masculino, ganha.

2 – Modalidades das Olimpíadas de Tóquio – Ciclismo mountain bike

Bem como o BMX, esta modalidade surgiu por meio do desejo dos ciclistas dos Estados Unidos de se aventurarem, no ano de 1970.

Assim, no estado da Califórnia, eles decidiram enfrentar os terrenos acidentados e trilhas com as bicicletas, criando este novo esporte.

Mas, apesar de ser criado pelos norte-americanos, o esporte é dominado pelos europeus que em 6 edições, conquistaram 12 medalhas nos Jogos Olímpicos.

3 – Ciclismo de pista

Presente no programa da primeira edição dos jogos da Era Moderna, que ocorreu no ano de 1896 em Atenas, o ciclismo de pista também é uma das modalidades das Olimpíadas de Tóquio.

Antes disso, as primeiras competições ocorreram em 1870, sendo que os atletas competiam em ginásios fechados com pistas de madeiras.

Por isso, uma das vantagens da modalidade é a de não depender do tempo e a possibilidade de venda de ingressos aos torcedores.

4 – Ciclismo BMX Freestyle

Por outro lado, há o BMX estilo livre, adicionado aos jogos com o intuito de atrair o público jovem.

Embora a participação seja recente, o esporte é praticado desde 1970 e com uma bicicleta de aro 20, os atletas devem fazem manobras, saltos no ar e giros.

5 – Ciclismo BMX corrida

Esta modalidade também tem por nome bicicross e aqui as bicicletas são especiais, permitindo que os ciclistas disputem em pistas de terra.

À vista disso, o que chegar primeiro é o vencedor.

Em Pequim, 2008, esta modalidade participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos e a Austrália e a Colômbia são os países que dominam o esporte.

6 – Canoagem Slalom

Dentre as modalidades das Olimpíadas de Tóquio, podemos citar uma das mais radicais dos Jogos Olímpicos, a Canoagem Slalom.

Neste esporte, o atleta deve passar por obstáculos artificiais ou naturais e descer corredeiras com o uso do remo.

Aquele que finalizar a prova com o menor tempo e que sofra poucas penalidades, vence.

Sendo assim, a criação ocorreu em 1840 e podemos destacar os irmãos de ouro ou maiores medalhistas da modalidade, os eslovacos Peter Hochschorner e Pavol Hochschorner.

7 – Canoagem velocidade (sprint)

Disputada inicialmente nos Jogos Olímpicos em Paris 1924 como um esporte de demonstração, somente em Berlim 1936, ganhou o status de um esporte olímpico.

Em praias demarcadas e em locais de águas calmas, os atletas percorrem 200, 500 e 1 metro.

8 – Modalidades das Olimpíadas de Tóquio – Futebol

Atrás somente do polo aquático, este foi o segundo esporte coletivo a entrar nos Jogos Olímpicos, de forma oficial, em 1908.

O futebol é o esporte mais popular do mundo e do Brasil, que por sua vez, já conquistou 8 medalhas.

9 – Handebol

De outro modo, podemos falar do andebol (português europeu) que foi feito no ano de 1919 pelo alemão Karl Schelenz.

Passou a ser uma modalidade das Olimpíadas em 1936 e nesta época, era jogado ao ar livre.

Assim, é um esporte praticado com as mãos e pode ser disputado em campos de areia (handebol de praia) ou quadras.

Entre os homens, somente uma vez um país não europeu ganhou ouro: a Coreia do Sul.

10 – Basquete 3×3

Ainda como exemplo de modalidades das Olimpíadas de Tóquio, podemos falar sobre o basquete 3×3 que surgiu no final dos anos 80 nas ruas de vários países.

Aqui, podemos destacar os Estados Unidos, país em que o esporte se popularizou.

Devido ao seu sucesso nos Jogos Olímpicos da Juventude, a FIBA decidiu criar um Mundial de basquete 3×3 que ocorre a cada ano, reunindo as melhores equipes do planeta.

11 – Basquete

Este esporte nasceu na Associação Cristã de Rapazes de Springfield, Massachusetts, Estados Unidos, sendo que foi feito pelo professor de Educação Física canadense James Naismit, no ano de 1891.

Também tendo por nome “bola ao cesto”, o esporte é disputado por duas equipes, tendo 12 jogadores (7 reservas e 5 em campo).

Dessa forma, em Berlim 1936 se tornou uma modalidade dos Jogos Olímpicos e a primeira medalha do nosso país foi de bronze, em Londres 1948, com o time masculino.

12 – Ginástica de Trampolim

Todos os movimentos e acrobacias executadas pelos trapezistas de circo, nos demonstram algumas características da ginástica de trampolim.

Sendo assim, acredita-se que este esporte surgiu na Idade Média. 

Apesar disso, a sua versão moderna foi feita no ano de 1934, por George Nissen, nos Estados Unidos.

Nesse sentido, o aparelho tinha duas utilidades: desenvolver as habilidades acrobáticas em outros esportes e treinar astronautas.

Somente nos Jogos Olímpicos Sidney 2000, foi vista como uma modalidade olímpica, em que o ginasta salta sobre uma tela e executa os elementos técnicos exigidos pelos árbitros.

13 – Modalidades das Olimpíadas de Tóquio – Ginástica Artística

Este tipo de ginástica combina aparelhos diferentes e sequências de exercícios acrobáticos variados, exigindo perfeição, leveza e muita força.

Sendo assim, a cada prova, mulheres e homens devem competir na soma de pontos de forma individual ou em equipe.

Quem ganha mais pontos, é o medalhista.

Além disso, tem por nome “ginástica olímpica” ou simplesmente, “GA”, bem como, no passado, “ginástica de aparelhos” ou “ginástica desportiva”.

14 – Ginástica Rítmica

Em 1920 foi desenvolvida a GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), incluindo novos exercícios e música.

Esta é uma ramificação da ginástica que conta com diversas possibilidades de movimentos corporais que são combinados com a dança teatral e com o balé.

O atleta pode usar arco, corda, bola e até mesmo uma fita na sua apresentação.

Portanto, o primeiro campeonato ocorreu em 1961, mas somente foi aceito como uma modalidade nos Jogos Olímpicos, em Los Angeles 1984. 

15 – Saltos Ornamentais

Como modalidades das Olimpíadas de Tóquio, temos um esporte que era muito praticado na antiguidade , mas não era visto como uma modalidade olímpica.

Pinturas de murais que tinham quase 4 mil anos e pertenciam aos povos caldeus, babilônicos e os antigos egípcios, nos indicam que os saltos eram usados para pegar comida ou buscar tesouros no fundo do mar.

Mais tarde, os saltos foram fundamentais na preparação para outras modalidades.

E somente em Saint Louis 1904, foram incluídos no programa olímpico, como um esporte exclusivo para os homens e executado na plataforma.

16 – Maratona Aquática

No ano de 1875, quando o capitão inglês Matthew Webb se tornou o primeiro homem a cruzar nadando o Canal da Mancha, que fica entre a Inglaterra e a França, este esporte começou a ganhar vida.

Isso foi possível graças à técnica de peito que permitiu o capitão percorrer 64 quilômetros em 21 horas e 45 minutos.

Tal feito inspirou diversos nadadores a cruzar não só o Canal da Mancha, como também diversos outros pontos do mundo.

Sendo assim, a competição se tornou popular aos poucos e no ano de 2005, foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que seria uma das modalidades dos Jogos Olímpicos.

17 – Polo Aquático

Outro exemplo de modalidades das Olimpíadas de Tóquio é a de polo aquático, que funciona como uma espécie de handebol na piscina.

Portanto, os times devem fazer gols, ao mesmo tempo em que há a defesa do guarda-redes.

Oficialmente, este esporte surgiu no século 19 e antes, o nome era de “rugby aquático”.

Assim, tornou-se uma modalidade nos Jogos Olímpicos de Verão de 1900, mas somente com times masculinos.

As mulheres começaram a concorrer somente a partir dos anos 2000.

18 – Natação

Esta é uma das modalidades mais antigas dos Jogos Olímpicos, sendo que a prática existe na humanidade desde 4000 a.C..

Se transformou em um requisito na formação de soldados da Grécia antiga e foi visto como um esporte somente no século 19.

Dessa forma, na primeira edição da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, que ocorreu no ano de 1896, em Atenas, houve provas de natação, porém no mar.

Por isso, o primeiro medalhista nesta modalidade foi o húngaro Alfred Hajo. 

19 – Modalidades das Olimpíadas de Tóquio – Remo

O remo se tornou uma modalidades nos Jogos de Paris no ano de 1900, nos indicando um grande mistério:

Quem foi o garoto francês que conquistou uma medalha de ouro ao lado dos remadores holandeses Roelof Klein e François Antoine Brandt?

Apesar de haver registros fotográficos, não se sabe o nome e idade do garoto, que pode ter sido o campeão olímpico mais novo da história.

Modalidades das Olimpíadas de Tóquio

20 – Vela

Foi planejado que a vela fosse um dos esportes da primeira edição das Olimpíadas, em 1896.

Porém, as condições meteorológicas inibiram a realização das provas, fazendo com que se tornasse uma modalidade somente na edição seguinte, que correu em Paris.

21 – Nado Artístico

Uma das modalidades das Olimpíadas de Tóquio é o nado artístico que foi visto como modalidade nos Jogos de Los Angeles que ocorreram em 1984.

Nesse sentido, podemos destacar a atuação da australiana Annette Kellerman que no início do século 20 foi em busca de novos desafios na Europa.

As primeiras demonstrações de balé aquático foram feitas por Kellerman na Inglaterra e depois ela entrou para uma equipe de espetáculos aquáticos, mudando-se para os Estados Unidos.

As apresentações fizeram muito sucesso e assim, o esporte foi visto como uma modalidade olímpica.

Vale falar que bem como a ginástica rítmica, somente as mulheres participam.

22 – Tiro com Arco

Os primeiros registros ocorreram na Pré-História, momento em que a atividade ampliou a capacidade de caça do homem.

Logo em seguida, o tiro com arco mudou a forma de combate em guerras, sendo usado como uma das principais armas durante vários séculos.

Como primeira aparição nos Jogos Olímpicos, podemos citar a edição de Paris, em 1900.

23 – Tiro Esportivo

Certamente, a arma de fogo não foi feita com o objetivo esportivo, sendo que foi um instrumento fundamental em batalhas e guerras que antes eram competidas com o arco e flecha ou no combate com espadas.

Assim, o primeiro registro ocorreu no confronto entre ingleses e franceses em 1346, tornando-se uma modalidade nos Jogos Olímpicos na primeira edição.

Até os anos de 1964, apenas os homens participavam e vale destacar as duas primeiras mulheres que competiram na Cidade do México, em 1968, nas provas com os homens.

24 – Vôlei

Este é um dos esportes mais populares do programa olímpico, sendo que é uma modalidade desde Tóquio em 1964.

Portanto, o jogo ocorre entre doze equipes que são divididas em dois grupos, incluindo 6 países, tanto para mulheres quanto para homens. 

Para o vôlei feminino, o nosso país é o bicampeão do torneio e tem por objetivo chegar pódio em Tóquio, pois a medalha não veio no Rio 2016.

Já a equipe masculina pretende obter a quarta medalha olímpica de ouro. 

25 – Modalidades das Olimpíadas de Tóquio – Vôlei de Praia

A partir dos jogos de Atlanta 1996, este esporte foi visto como uma modalidade olímpica e em Tóquio, ocorrerá a sétima edição.

Dessa forma, os países sem tradição no esporte como o Canadá, Rússia e Noruega, irão enfrentar gigantes como os Estados Unidos e Brasil.

Vale destacar como diferencial que na praia a disputa tem somente 3 sets com 21 pontos cada, sendo necessário no mínimo dois pontos de diferença para que uma dupla feche um set.

26 – Tênis

Na Antiguidade, desde o Egito Antigo até a Europa do século 5, este era um esporte praticado com as mãos e uma bola.

A partir do século 12, surgiu a versão moderna do tênis, em países como França e Itália, tornando-se uma modalidade em Atenas-1896.

27 – Tênis de Mesa

Para fins recreativos, este esporte também tem por nome ping-pong.

Nesse sentido, foi desenvolvido no Reino Unido, no século 19 e atualmente é um dos esportes mais populares do planeta, quando falamos em número de jogadores.

Além disso, é uma das modalidades das Olimpíadas de Tóquio famosa porque tem o tipo de bola mais rápida do mundo, ao mesmo tempo em que é o esporte de raquete que mais tem efeito (rotação) na bola.

Modalidades das Olimpíadas de Tóquio

28 – Badminton

Este esporte não é popular em nosso país e se caracteriza por ser uma mistura do vôlei de praia e do tênis.

Por isso, é jogado com uma raquete e peteca, e os jogos são disputados em 3 sets, sendo que o vencedor deve fazer 21 pontos por set.

A sua versão atual teve início na índia e ganhou força a partir do século 19, quando oficiais britânicos em missões, conheceram o esporte e o levaram para a Europa.

29 – Boxe

De outro modo, este esporte surgiu no ano 3.000 a.C., no Egito.

No entanto, foi no século 7 a.C., na Grécia Antiga, que ganhou força, época em que os jogadores protegiam as mãos com pedaços de couro.

Quando o boxe entrou nas Olimpíadas de 1904, em St. Louis, houve mudanças drásticas como a obrigatoriedade do uso do capacete de proteção.

Sendo assim, uma curiosidade interessante é que o boxe tem dois bronzes porque os que perdem na semifinal vão para o pódio.

30 – Karatê

No português brasileiro este esporte tem por nome “Caratê” e se refere a uma arte marcial criada no Japão a partir da arte marcial indígena de Okinawa.

Também houve a influência das lutas tradicionais japonesas (koryu), arte da guerra chinesa (chuan fa) e das disciplinas de guerra do Japão.

É um esporte novo nas olimpíadas e provavelmente terá muitas emoções.

31 – Modalidades das Olimpíadas de Tóquio – Judô

Esta também é uma arte marcial que foi feita no ano de 1882 por Jigoro Kano, sendo uma adaptação do jiu-jitsu.

Portanto, o objetivo do esporte é fortalecer o corpo, físico e a mente do atleta, além de desenvolver as técnicas de defesa pessoal.

Oficialmente, este esporte se tornou uma modalidade olímpica em 1972, nos Jogos de Munique, mas somente 20 anos depois as mulheres começaram a disputar por medalhas.

32 – Luta Olímpica (Wrestling)

A luta nos Jogos Olímpicos envolve destreza e muita força dos atletas que disputam entre dois, tendo por objetivo controlar os movimentos do rival.

Dessa forma, Wrestiling é uma palavra que nos indica os princípios do esporte: prender, segurar e imobilizar.

Desconsiderando os jogos Olímpicos que ocorrem em Paris, 1900, esta é uma modalidade que esteve presente em todas as edições.

33 – Esgrima

Dentre as modalidades das Olimpíadas de Tóquio, podemos citar a arte de manusear a espada, o sabre e o florete.

Estes três equipamentos são armas “brancas” usadas para o ataque e contra-ataque.

Nesse sentido, saiba que este é o único esporte de combate em que o contato corporal não é aceito.

De acordo com um baixo-relevo visto em Medinet-About, no templo construído por Ramsés III, em 1190 a.C., acredita-se que o esgrima é um esporte da antiguidade.

34 – Hóquei sobre a Grama

Este esporte é praticado em um campo de grama, no qual a bola é conduzida com um taco com o intuito de marcar gols.

Há registros de egípcios e etíopes que praticavam o esporte há milênios, porém a sua versão atual foi desenvolvida na Inglaterra a partir do século 18.

 E foi em Londres-1908, que o hóquei sobre a grama tornou- se uma modalidade olímpica.

35 – Surfe 

O surfe é uma novidade das modalidades das Olimpíadas de Tóquio, um esporte praticado sobre a superfície da água.

A competência do atleta é verificada conforme o grau de dificuldade dos movimentos feitos ao deslizar com o pé na prancha.

Ele deve aproveitar a onda que quebra no momento em que está se aproximando da praia ou da costa.

Assim, somente em 2015, o Comitê Organizador de Tóquio trabalhou juntamente com o COI para selecionar o esporte e transformá-lo em uma modalidade olímpica.

Modalidades das Olimpíadas de Tóquio

36 – Skate

Neste esporte, o atleta se equilibra em uma prancha, mas deve enfrentar obstáculos no solo.

Dessa forma, o skate tem 2 eixos de nome “trucks” e quatro rodas pequenas que permitem a execução de manobras de baixos a altos graus de dificuldade.

Aqui, podemos destacar a nossa campeã Rayssa Leal, de apenas 13 anos, que fez história e nos trouxe a medalha de prata.

37 – Escalada

Há pinturas de 400 A.C. que nos indicam a prática de subir montanhas.

Mas, esta prática foi vista como um esporte somente a partir da segunda metade do século 19, sendo que as primeiras competições indoor ocorreram nos anos 80.

E assim como ocorreu com o surfe, o COI e o Comitê Organizador de Tóquio trouxeram o esporte para os jogos deste ano.

38 – Golfe

Como modalidades das Olimpíadas de Tóquio, podemos falar sobre o golfe, em que os atletas usam diferentes tacos para arremessar a bola em até 18 buracos.

Dessa forma, a competição ocorre em um terreno extenso, sendo que os vencedores usam o menor número de tacadas possível.

A modalidade foi disputada somente nos Jogos de Paris, 1900 e St. Louis, 1904, mas está de volta em Tóquio.

39 – Hipismo

Precisão, resistência, harmonia, velocidade e adestramento, são habilidades fundamentais para os cavaleiros que competem no hipismo.

Dessa forma, a prova inclui obstáculos como fossos cheios de água, muros, barreiras e cercas de quase 2 m de altura.

Como uma modalidade olímpica, o hipismo foi disputado inicialmente nos Jogos de Paris, 1900, incluindo as provas de saltos.

40 – Modalidades das Olimpíadas de Tóquio – Levantamento de Peso (Halterofilismo)

Este esporte também tem por nome halterofilia ou levantamento de peso olímpico (LPO).

Por isso, o objetivo aqui é que o atleta venha levantar do chão até sobre a sua cabeça, o maior peso possível, exigindo muito equilíbrio, coordenação e flexibilidade.

Os pesos são fixados em uma barra e a modalidade pode ser dividida em dois: o arremesso e o arranco.

41 – Pentatlo Moderno

Esta é uma modalidade olímpica que inclui diferentes esportes como a natação, esgrima, hipismo, corrida e o tiro esportivo.

Dessa forma, as competições ocorrem em equipe ou são individuais e o vencedor é aquele com o melhor desempenho geral ao somar mais pontos.

Devido a toda a variedade de esportes, o campeão do Pentatlo Moderno é visto como o atleta mais completo.

Por isso, o esporte surgiu na Grécia Antiga em 708 a.C. e se tornou uma modalidade nas Olimpíadas de 1912.

42 – Rúgbi

Outro exemplo de modalidades das Olimpíadas de Tóquio é o rugby, um esporte coletivo que tem grande contato físico.

Nesse sentido, o esporte nasceu na Inglaterra e por ser uma variação do futebol tinha por nome “rugby football”.

Nos Jogos Rio 2016, passou a ser uma modalidade olímpica.

43 – Taekwondo

Este é outro exemplo de arte marcial, mas que nasceu na Coréia há mais de 2000 anos.

Portanto, Taekwondo tem por significado “caminho dos pés e mãos através da mente”, no qual o intuito é de que o atleta ganhe uma mente forte e saudável, humildade, disciplina e respeito. 

Como um esporte de exibição, esteve presente nos jogos de Seul-1988 e de Barcelona-1992.

44 – Triatlo

Em um clube de atletismo da cidade californiana de San Diego, nasceu o Triatlo, no ano de 1974.

Tornou-se uma modalidade olímpica em Sidney 2000, sendo que são 10 m de corrida, 40 km de ciclismo e 1.500 m de natação.

Modalidades das Olimpíadas de Tóquio

45 – Beisebol e softbol

Somente no ano de 1992, a modalidade passou a valer medalha, sendo que no começo do século 20 era um esporte de demonstração.

Porém, no ano de 2008, o beisebol e o softbol deixaram de ser vistos como modalidade olímpicas, tornando-se novidade nos Jogos de Tóquio.

E para diferenciar, saiba que o softbol seria uma versão mais simples do basebol, em que a bola é maior.

Vale destacar que o país com mais medalhas de ouro na modalidade é Cuba, totalizando 3.

46 – Modalidades das Olimpíadas de Tóquio – Atletismo

Por fim, podemos falar sobre o atletismo que inclui os saltos, lançamentos, marcha e também a corrida.

Com exceção das corridas de longa distância que ocorrem em campos ou vias públicas, o esporte é praticado em estádios, correspondendo à forma organizada mais antiga de competição.

Nesse sentido, as primeiras competições ocorreram no ano 776 a.C. e este esporte se tornou modalidade olímpica a partir da primeira edição dos Jogos da Era Moderna.

A partir daí, a modalidade ganhou força em todo o mundo.

* Fonte de informação site https://all.accor.com/pt-br/brasil/magazine/one-hour-one-day-one-week/conheca-as-46-modalidades-das-olimpiadas-de-toquio-2021-8f427.shtml


Escrito por Luciana Sampaio