O que a NASA descobriu recentemente? Veja as novidades do espaço!

Que tal ficar por dentro de todas as novidades do espaço e o que a NASA descobriu recentemente?

Anúncios

Quem acompanha o Trechos da Vida sabe que volta e meia nós falamos sobre o espaço sideral e sobre as descobertas realizadas pelas entidades responsáveis.

Afinal, se existe um assunto que gera bastante curiosidade e fascinação entre todos nós, esse assunto é o espaço e como o universo em si funciona.

E como já faz um certo tempo que não abordamos esse tema aqui no site, resolvemos criar esse conteúdo mais que especial!

Nele, reunimos os principais assuntos e falaremos sobre o que a NASA descobriu recentemente e exploraremos mais essas descobertas.

Anúncios

Então já prepara o seu traje espacial que a nossa viagem de hoje é rumo ao espaço sideral!

O que a NASA descobriu recentemente sobre o espaço?

Agora que você que ainda não sabia ao certo o que era a NASA – e o que a instituição representa –  já sabe um pouco mais sobre ela, chegou a hora de falarmos sobre o que a NASA descobriu recentemente.

Como você deve imaginar, os laboratórios e os pesquisadores da NASA vivem a todo vapor.

E a prova disso é que de tempos em tempos são anunciadas novidades em relação ao universo e tudo que envolve o espaço.

Pensando nisso, reunimos 3 das últimas notícias envolvendo o espaço e o que a NASA descobriu recentemente envolvendo esse tema.

O que a NASA descobriu recentemente | NASA divulga som inédito de um buraco-negro

Essa foi, sem dúvida, a principal notícia dos últimos dias!

E essa descoberta divulgada pela NASA – e que chamou tanta a atenção do mundo – não poderia ficar de fora dessa lista.

Já imaginou conseguir ouvir o som emitido por um buraco-negro em atividade? Graças aos estudos e o que a NASA descobriu recentemente, isso é possível!

No último dia 05 de maio, a NASA divulgou o que seria os sons emitidos por um buraco-negro.

Localizado em um aglomerado de galáxias chamado Perseu, esse buraco-negro está localizado a uma distância de cerca de 250 milhões de anos-luz e, segundo a própria NASA, essa descoberta é diferente de todas as que já foram feitas até então.

Confira o vídeo sobre o que a NASA descobriu recentemente sobre o som desse buraco-negro:

O que a NASA descobriu recentemente? Veja as novidades do espaço! | Reprodução: NASA

Para conseguir reproduzir o som emitido pelo buraco-negro, o processo precisou ser bastante estudado.

Para que fosse possível “traduzir” as informações captadas e assim converter para ondas sonoras que fossem perceptíveis para os nossos ouvidos, foi necessário investir em programas de computador específicos.

Além disso, outra área utilizada nessa grande descoberta foi a linguagem de programação.

Nesse momento você deve estar se lembrando das aulas de Física da escola, onde aprendemos que, como o espaço é um grande vácuo, o som não consegue se propagar em um ambiente como esse, né?

Então, como será que foi possível ouvir o som de um buraco-negro?

Acontece que, em um aglomerado de galáxias – como é o caso do Perseu – uma particularidade torna isso possível:  as grandes quantidades de gases que possui.

É através dessa característica que é possível que os instrumentos da agência possam captar as ondas sonoras e, depois de diversos processos, transformá-las nos sons que conseguimos ouvir.

Descoberta da NASA aponta que existem outros planetas semelhantes à Terra 

Como todo mundo sabe, o nosso sistema solar possui 9 planetas, se contarmos com Plutão.

Mas, apesar de existirem dentro do mesmo sistema solar que o nosso, as posições e as estruturas desses planetas os tornam extremamente hostis para a vida humana.

Ou seja: além de Marte – que é o mais próximo ao que temos aqui na Terra, mesmo com algumas ressalvas – nenhum outro planeta poderia ser habitado por nós.

Mas o que a NASA descobriu recentemente pode mudar a forma como enxergamos outros planetas.

A NASA divulgou a descoberta da existência de 10 planetas que são bastante semelhantes à nossa Terra.

Apesar das semelhanças, esses planetas não estão localizados dentro do nosso sistema solar.

Nesse caso, eles fazem parte de um catálogo de “exoplanetas”, os planetas que orbitam em outros sistemas que não são o Solar.

Além desses 10 anunciados como muito semelhantes ao nosso planeta, a NASA também mencionou outros 219 novos “planetas em potencial”.

Entre as semelhanças do nosso planeta com esses 10 recém descobertos, algumas chamam bastante a atenção.

O tamanho de suas superfícies, a maneira como eles orbitam ao redor de suas estrelas – que seriam como o Sol desses planetas – e até mesmo a presença de água.

Apesar da descoberta ser muito interessante, ainda requer muitos estudos para que possamos entender melhor o funcionamento desses planetas.

Mas com uma descoberta como essa, é impossível não pensar nas possibilidades que ela oferece para o futuro da humanidade. 

Será que, em um futuro não tão distante, seria possível ocorrer uma migração dos seres humanos para esses novos planetas?

Seria possível para os seres humanos colonizar esse novo local e conseguir colonizar um novo planeta? Só o tempo poderá dizer.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz NASA

O que a NASA descobriu recentemente? Veja as novidades do espaço! | Reprodução: Unsplash

E falando em exoplanetas, outra descoberta recente da NASA também envolve planetas fora do nosso sistema solar.

Apesar de não ser uma descoberta tão nova assim – já que foi anunciada no finalzinho de março – não poderíamos deixar uma notícia tão impactante como essa de fora da nossa lista!

Segundo o que foi anunciado pela NASA, a organização já contabilizou mais de 5 mil exoplanetas que foram descobertos com o auxílio dos telescópios espaciais da empresa.

Essa informação é resultado de uma jornada de estudos de 30 anos. 

Segundo a NASA, todas essas pesquisas possibilitaram que o conhecimento da humanidade sobre o nosso universo fosse cada vez mais ampliado.

Isso porque, a um tempo atrás, os estudos se limitavam somente aos planetas que estão orbitando junto ao nosso aqui no sistema solar.

Com uma variedade gigante – indo desde pequenos planetas rochosos até mesmo gigantes gasosos – os estudos desses exoplanetas podem, futuramente, levar a humanidade à descoberta de sinais de vida fora do nosso planeta. 

E isso é, sem dúvida, algo extremamente fascinante!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para ler também Sonda Solar Orbiter registra uma erupção solar gigante

Escrito por Ivan