O que causa os tsunamis e maremotos?

Você sabe o que são os tsunamis e maremotos e o que causa esses fenômenos?

Anúncios

Uma das forças mais poderosas da natureza é o mar. 

Além de abrigar milhares de espécies – conhecidas e até mesmo desconhecidas – de criaturas marinhas, o mar ainda é palco de outros tipos de acontecimentos que são de arrepiar.

Com toda a sua imensidão e o seu poder, o mar é capaz de ser palco para alguns fenômenos da natureza. 

E, ao mesmo que os oceanos são lugares extremamente fascinantes, algumas de suas atividades podem se tornar verdadeiras ameaças para a vida humana.

Anúncios

Estamos falando dos tsunamis e dos maremotos!

Esses dois eventos – que estão diretamente ligados ao mar – podem até não ser tão conhecidos como tantos outros, como furacões, vulcões e tornados.

Mas ainda sim eles não deixam de ser ameaçadores e causar uma série de danos quando ocorrem.

Mas será que você sabe qual é a verdadeira definição de cada um deles, quais suas principais características e o que causa esses tsunamis e maremotos? 

Caso você seja uma das pessoas que fica confuso quando se tratam desses fenômenos, você vai adorar esse conteúdo!

Aqui, você irá saber mais sobre esses dois fenômenos, entender quais as semelhanças e diferenças entre eles e entender como eles se formam em meio a imensidão do mar.

Então já prepara a sua roupa de mergulho e o seu tanque de oxigênio porque o nosso destino de hoje é no fundo do mar!

O que são os tsunamis e o que são maremotos?

De um modo de vista mais amplo, pode-se dizer que os tsunamis e os maremotos são fenômenos relacionados e bem parecidos.

Tanto que muitas pessoas – inclusive cientistas e estudiosos da área marítima – classificam os dois fenômenos como sendo praticamente a mesma coisa

Mas apesar de serem parecidos, eles não são tão iguais assim. Mas antes de entrarmos nesse tema, vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

Tsunamis é o termo usado para designar as grandes ondas que se formam na superfície e invadem cidades litorâneas após a ocorrência de abalos sísmicos.

Inclusive, aqui no site já fizemos um conteúdo exclusivo especial falando sobre os tsunamis mais famosos e desastrosos da história.

Nele, abordamos 4 tsunamis que marcaram a história da humanidade e falamos um pouco mais sobre eles. Para ler esse material, é só clicar aqui.

Agora voltando ao assunto principal desse conteúdo!

Já o maremoto é um termo utilizado para designar toda e qualquer movimentação – como terremoto ou abalo sísmico – que acontece no fundo do oceano.

E essa movimentação é o que causa a agitação das águas.

Não é à toa que a nomenclatura desse fenômeno é bem semelhante ao terremoto, os abalos sísmicos que ocorrem em terra firme e também são bastante destrutivos.

Um maremoto pode ser facilmente classificado como um terremoto que acontece no mar.

O que causa os tsunamis e maremotos?

Agora que você já está mais familiarizado com esses eventos da natureza que são originários do mar, chegou a hora de falarmos sobre o que causa os tsunamis e maremotos.

Como deu para perceber, apesar de estarem relacionados, os dois fenômenos são distintos.

O que causa os maremotos?

Talvez você não tenha presenciado um terremoto presencialmente, mas com certeza já deve ter visto os estragos que esse evento geológico é capaz de causar, né?

Agora imagine esse tipo de abalo acontecendo no fundo do mar. É claro que isso traria consequências sérias.

Os maremotos são causados graças à movimentação do chamado ‘solo oceânico’. E essas movimentações podem ser causadas por diversos motivos.

Entre os mais comuns estão: as movimentações das placas tectônicas – as gigantescas placas que ficam sob a nossa superfície e vivem à deriva sobre uma camada de magma – atividades vulcânicas ou deslizamentos de terra.

São esses maremotos que, quando ocorrem, provocam uma agitação na superfície marítima.

E, dependendo da intensidade desses abalos sísmicos e maremotos, é que se formam os tsunamis.

O que causa os tsunamis?

Como já mencionamos aqui no texto, os maremotos e os tsunamis estão diretamente relacionados. E agora você vai entender como.

De maneira geral, um tsunami é um grande, volumoso e repentino deslocamento de água que ocorre no oceano após algum abalo sísmico – como o maremoto.

Dependendo de como acontece esse abalo sísmico ou a intensidade desse abalo, as chances de se formarem ondas gigantescas são maiores ou menores.

E, dependendo da situação, pode tranquilamente invadir as cidades e áreas litorâneas e acabar causando mortes e prejuízos materiais por causa de toda a destruição.

Há maneiras de evitar esses tsunamis e maremotos?

Como você já deve imaginar, isso é meio impossível, né? 

Apesar de ainda não haver formas de evitar esse tipo de situação – já que esses eventos geológicos fogem totalmente do nosso controle – a humanidade já começou a buscar maneiras de minimizar os efeitos desse fenômenos.

Entre os artifícios usados por diversas sociedades ao redor do mundo, estão equipamentos especiais que buscam entender determinados padrões de comportamento da Terra e, assim, tentar prever eventuais acontecimentos como esses.

E, em caso de ocorrência de maremotos – e, consequentemente, tsunamis – algumas cidades já contam sistemas especiais de sinalização para avisar a população sobre esses fenômenos.

Dessa forma, apesar de não ser possível proteger as construções e bens materiais, esse tipo de aviso permite que os danos em relação à vida da população possam ser minimizados, diminuindo o número de possíveis vítimas.

Conclusão

E aí? O que achou dessa breve aula sobre as atividades marítimas?

Como deu para perceber, os tsunamis e os maremotos, apesar de estarem diretamente relacionados, são fenômenos diferentes.

Mas mesmo sendo diferentes, ambos oferecem seus próprios perigos para a vida humana e, principalmente, para os moradores das cidades litorâneas.

Mas como mencionamos no tópico anterior, a tecnologia está cada vez mais avançada e empenhada em encontrar formas de se adiantar e conseguir prever eventuais abalos como esses e, assim, minimizar os danos causados por esses maremotos e tsunamis.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite a oportunidade e leia também Os 5 maiores terremotos do mundo já registrados

Escrito por Ivan