Existe um teste que está ficando cada vez mais popular na internet: o MBTI. Descubra o que é o MBTI e como funciona!
Anúncios
Quem aí gosta de fazer aqueles testes que estão disponíveis na internet?
Se você é uma pessoa que está por dentro desse tipo de conteúdo, sabe bem que existem milhares e milhares de opções de testes na internet.
Abordando os mais diversos temas – desde os mais sérios como testes vocacionais até mesmo os mais bem humorados, como “descubra qual meme da internet brasileira você seria” – esses testes são ótimas maneiras de passar o tempo e, em alguns casos, até mesmo descobrir traços da sua personalidade.
E é justamente sobre um desses testes que vamos falar hoje!
Anúncios
No conteúdo que você está prestes a ler, o tema central é o MBTI, um dos testes mais populares da internet dos últimos tempos.
Aqui, você vai descobrir o que é MBTI e como ele funciona. Além disso, você também vai descobrir o que o resultado desse teste tem a dizer sobre você!
O que é MBTI e como funciona esse teste?
Caso você não esteja tão familiarizado com o tema, a gente te explica mais sobre o teste!
O MBTI é um teste de personalidade criado para descobrir determinados aspectos da personalidade de alguém. Através dele, é possível chegar de uma maneira rápida a classificação de cada pessoa analisada.
A sigla significa Myer Briggs Types Indicator (algo como “Classificação Tipológica de Myers Briggs” ou “Tipologia de Myers Briggs, em tradução livre) foi dada em homenagem as criadoras desse modelo de teste – que falaremos um pouco mais sobre mais pra frente.
Dentro desse teste, há alguns tipos de personalidades – 16, para ser mais preciso – definidas por categorias, e cada pessoa se encaixa em uma delas levando em consideração os resultados do teste.
Na prática, o teste funciona a partir de uma série de perguntas. E cada uma delas poderá ser respondida seguindo uma escala pré-definida.
Na hora de responder, a pessoa que está passando pelo teste tem 5 opções levando em consideração a pergunta feira: Concordo totalmente, concordo em parte, indiferente, discordo em parte e discordo totalmente.
Para ajudar a promover o autoconhecimento e permitir uma análise pessoal dos principais pontos relacionados à personalidade, a tipologia do teste ajuda a levantar as principais qualidades e pontos fracos do indivíduo que está respondendo às questões do teste.
Como esse tipo de teste tem como objetivo principal o desenvolvimento pessoal, ele é uma ferramenta muito utilizada no mercado de trabalho.
E entre os setores que mais usam o recurso estão os setores de RH – durante o processo de recrutamento e seleção de candidatos – e várias outras áreas dentro da empresa, para entender os pontos fortes, fracos e quais os desafios que cada funcionário poderá enfrentar levando em consideração o resultado do seu teste MBTI.
Qual a origem do MBTI?
Apesar de ser um teste que está sendo bastante comentado nos dias de hoje – sendo utilizado até mesmo durante processos seletivos em algumas empresas – a sua invenção é bem antiga.
O teste MBTI foi inventado na época da Segunda Guerra Mundial, no início dos anos 40.
As responsáveis pela criação desse teste foram Katharine Briggs e sua filha, Isabel Briggs Myers. Elas eram duas estudiosas de áreas como Psicologia e Ciências Políticas.
Foi partindo desse interesse em comum das duas nos ensinamentos e estudos de Karl Jung – um importante nome na área, já que é conhecido como o fundador da Psicologia Analítica – que o teste começou a tomar forma.
Depois de saber que é o MBTI e como funciona, descubra quais são as personalidades que fazem parte do MBTI
Agora que você já sabe o que é o MBTI e como funciona, você deve estar se perguntando quais as personalidades que fazem parte deste teste.
O resultado do MBTI – que, entre todos os pontos que mencionamos, indica como percebemos e entendemos o mundo – aponta 16 diferentes tipos de personalidades.
O teste foi dividido levando em consideração formas que são opostas de atitudes. Esses pontos foram divididos em 4 pares diferentes:
Introversão (I) x Extroversão (E)
Pessoas que são mais fechadas e que lidam bem ao ficar sozinhas X pessoas que são mais sociáveis e comunicativas;
Intuição (N) x Sensorial (S)
Pessoas que são mais observadoras e que analisam os sentimentos X pessoas que são mais práticas.
Sentimento (F) x Razão (T)
Pessoas que agem sempre levando em consideração o que sentem X pessoas que preferem levar em consideração a lógica;
Percepção (P) x Julgamento (J)
Pessoas que demoram para agir por pensarem demais X pessoas que decidem rapidamente e muitas vezes sem pensar.
o que é o MBTI e como funciona Qual o significados dessas combinações?
- ESTP: O Empresário
Pessoa inteligente que gosta de se arriscar, viver os momentos e quase sempre diverte quem está junto. - ESFP: O Animador
Pessoa que está sempre animada, com alto astral e está sempre aberta para viver experiências espontâneas. - ENFP: O Ativista
Pessoa que naturalmente se dá bem com todos, é um grande motivador e preza pela liberdade. - ENTP: O Inovador
Pessoa curiosa, que analisa bem os cenários antes de qualquer ação, além de buscar sempre trazer inovação. - ESTJ: O Executivo
Pessoas que apreciam a rotina, a estabilidade e possuem facilidade em gerenciar coisas ou pessoas. - ESFJ: O Cônsul
Pessoa que gosta de relacionar, é atenciosa, positiva e busca sempre ajudar e fazer o melhor. - ENFJ: O Protagonista
Pessoa que se destaca onde passa pelo carisma, energia e dedicação a quem está à sua volta. - ENTJ: O Comandante
Pessoa movida a desafios, gosta de se arriscar e testar seus limites em suas tarefas.
Tipo INTP: O Lógico
Pessoa com extremo senso de responsabilidade e seguem seus compromissos à risca. - Tipo INTJ: O Arquiteto
Pessoa que tem uma visão estratégica do mundo e ideias muito criativas em tudo o que faz. - Tipo INFJ: O Advogado
Pessoa que inspira outras com suas falas e ações mas ao mesmo tempo é reservada. - ISTJ: O Logístico
Pessoa muito organizada em tudo o que faz e age sempre com o pé no chão por ser muito realista. - ISTP: O Virtuoso
Pessoa que adora testar e experimentar tudo o que pode, sendo bom no que se dedica. - ISFP: O Aventureiro
Pessoas que vivem intensamente sempre buscando o novo e não são muito fãs de rotinas. - INFP: O Mediador
Pessoa bondosa que gosta de ajudar a fazer o bem com muita criatividade em suas ações.
Gostou de ler sobre o conteúdo de hoje? Então acho que você deveria aproveitar para ler também 7 características de pessoas muito inteligentes