Pitaya e dieta: saiba tudo sobre a fruta do dragão

Hoje é dia de falar de uma das frutas mais bonitas presentes na natureza! Vem saber tudo sobre a pitaya, a fruta do dragão!

Anúncios

Como você já deve saber, o que não falta no mundo e na natureza são exemplares de frutas. Presentes nos mais variados tipos, sabores, tamanhos e categorias, cada país possui suas frutas características e cada uma delas possui o seu próprio valor para a pluralidade do nosso planeta!

E se eu mandasse você pensar em uma fruta agora mesmo, você provavelmente pensaria em um exemplar que faz parte da sua rotina, né? Alguns exemplos são as clássicas bananas, laranjas, maçãs e morango.

Mas além dessas – que são frutas bem comuns de encontrar em qualquer feira ou quitanda que você vai trombar no seu dia a dia – existe um mundo de frutas que são um pouquinho mais raras e, seja por sua aparência ou sabor, acabam se tornando objeto desejo para muitas pessoas. 

E no conteúdo de hoje vamos falar de uma dessas frutas: a pitaya!

Anúncios

Aposto que você já se deparou com essa fruta pra lá de característica por aí, né? Afinal, a pitaya está longe de ser uma fruta que passa despercebida.

Mas será que você está por dentro de tudo que essa fruta tão misteriosa representa? 

Aqui, vamos explorar um pouco mais as particularidades dessa fruta, entender suas principais características, qual o seu papel em dietas por aí e, é claro, vamos descobrir a razão pela qual a pitaya é conhecida como a fruta do dragão!

Saiba mais sobre a pitaya

pitaya
Pitaya e dieta: saiba tudo sobre a fruta do dragão | Reprodução: Internet

Se tem uma fruta que é difícil de passar despercebida por aí, essa fruta é a pitaya.

Com um sabor característico bem suave e adocicado ao mesmo tempo, a pitaya é uma fruta originária de regiões como México e América Central.

Mas justamente por sua popularidade, a pitaya já se espalhou pelo mundo e, atualmente, já é uma fruta que é cultivada em diversos lugares do mundo. Inclusive aqui? no Brasil!

A pitaya é fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus. E uma curiosidade bem interessante sobre a fruta é que a planta da pitaya só floresce durante a noite. 

Atualmente, três espécies de pitaya são de conhecimento do ser humano: a pitaya-branca (que é rosa por fora e branca por dentro), a pitaya-amarela (conhecida por ser amarela por fora e branca por dentro) e a pitaya-vermelha (que é avermelhada tanto por dentro quanto por fora).

Por que a pitaya é conhecida como a fruta do dragão?

Se você já teve um contato um pouco mais próximo com a pitaya, já deve ter ouvido o famoso ‘apelido’ pelo qual a fruta é conhecida: fruta do dragão.

Mas qual será o motivo por trás desse apelido tão peculiar? 

A verdade é que podem existir duas respostas para essa mesma pergunta!

Em uma delas, a explicação estaria no significado por trás do nome da fruta. Isso porque a palavra pitaya é de origem indígena e significaria fruto de escama, o que seria remetido aos dragões.

Mas além dessa teoria, também há quem defenda que esse apelido está ligado a como a fruta é cortada, fazendo uma alusão ao olho de um dragão.

E agora é com você! E aí? Qual das teorias para a origem desse apelido faz mais sentido para você? 

Conheça alguns dos principais benefícios da fruta

bebefícios
Pitaya e dieta: saiba tudo sobre a fruta do dragão | Reprodução: Internet

Como todo mundo já sabe, as frutas em si são excelentes alimentos para a manutenção da nossa saúde justamente por causa dos diversos benefícios que elas oferecem.

E é claro que a pitaya não poderia ficar de fora dessa lista.

A seguir, decidimos listar alguns dos principais benefícios que o consumo da fruta podem oferecer para a nossa saúde.

Combate a anemia 

Pesquisas recentes apontaram que o consumo de fruta está diretamente relacionado ao combate à anemia.

Isso porque o consumo da fruta pode auxiliar no aumento dos níveis de concentração de ferro e de hemoglobina no nosso sangue.

E além disso, a pitaya também possui uma boa concentração de vitamina C. Essa é a vitamina que atua facilitando a absorção de ferro pelo nosso corpo.

Melhora a pele

A nossa pele também é uma das beneficiadas pelo consumo de pitaya.

A alta capacidade antioxidante e às vitaminas E, C e do complexo B presentes na fruta fazem com que ela seja uma ótima opção para a saúde da pele, unhas e cabelo!

Além disso, benefícios como auxiliar no funcionamento do intestino, prevenção de doenças crônicas e combate ao envelhecimento também fazem parte dos pontos positivos de se consumir a pitaya.

O papel da pitaya nas dietas 

E agora chegamos ao momento que muita gente aí tava esperando: o papel da pitaya nas dietas.

Por ser uma fruta rica em fibras, a pitaya atua na estabilização dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando na regulação do intestino. 

Isso ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que acaba auxiliando no controle do apetite e contribuindo para potencializar os resultados de quem busca perder peso.   

Ou seja: após comer uma pitaya, as chances de você se sentir mais saciado – e, consequentemente, sem fome – são maiores em comparativo com várias outras frutas que conhecemos.

Mas mesmo com esse benefício, é importante salientar que nenhum alimento tem a capacidade de promover o emagrecimento.

Por isso, para um melhor resultado, o indicado é aliar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos.

Conclusão 

E aí? Já estava por dentro de todos os benefícios e vantagens que a pitaya pode oferecer?

Como deu para perceber ao longo do texto, além de ser bem bonita e exótica, essa fruta é uma ótima opção para quem quer se alimentar melhor e adotar um estilo de vida mais saudável!

E agora que você já conhece todas essas vantagens, é só procurar receitas com pitaya para fazer em casa e arrasar na dieta! 

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você também vai gostar de ler Frutas diferentes: os 10 tipos mais raros do mundo

Escrito por Ivan