Por que lua de mel se chama lua de mel?

Hoje a gente vai abordar uma curiosidade que já deve ter passado pela sua cabeça: por que lua de mel se chama lua de mel?

Anúncios

Independente do seu estado civil – solteiro(a), casado(a), divorciado(a) ou até mesmo viúvo(a) – eu aposto que, pelo menos em um momento da sua vida, você já se pegou se questionando a origem do nome lua de mel.

Pode até parecer aquele tipo de pergunta que as crianças fazem com frequência para os adultos – e muito provavelmente é, já que as crianças costumam ser mais literais e, ao ouvir as palavras lua de mel podem facilmente ficar confusas – mas acredite: tem muita gente que não sabe ao certo por que a lua de mel se chama lua de mel.

E tenho certeza que se você não era uma dessas pessoas, eu acabei de plantar essa pergunta na sua cabeça.

Será que tem relação com algum costume que fazia parte da lua de mel na época em que o hábito surgiu? Ou será que o nome é um tipo de associação ao doce do mel e ao momento tão mágico entre os casais que acabaram de subir ao altar e se casar?

Anúncios

É o que vamos descobrir juntos no conteúdo de hoje!

Ao longo do texto, vamos explorar um pouco mais a origem da lua de mel e saber por que lua de mel se chama lua de mel.

Depois de falarmos sobre alguns pontos da lua de mel, de casamento no civil e até mesmo de como funciona um casamento americano, chegamos até o último material dessa série de conteúdos.

Para encerrar os nossos conteúdos sobre casamentos, vamos falar sobre uma dúvida que muita gente tem: afinal, por que lua de mel se chama lua de mel?

Esse é o material que escolhemos para encerrar a nossa série de conteúdos sobre casamentos e lua de mel, dois momentos tão únicos e que fazem parte da vida de muitos casais apaixonados!

A origem da lua de mel

É praticamente impossível falar sobre a origem do nome lua de mel sem falarmos da origem do costume em si.

O nome vem de um antigo costume nórdico do século 16 em que pediam que os recém casados bebessem uma bebida chamada hidromel, que é uma mistura de mel e outros elementos.

E os recém casados tinham que fazer isso durante a primeira noite de lua cheia após o casamento e com isso recebem a bênção da fertilidade para terem filhos.

Também dizem que há mais de 1.500 anos A.C. na Babilônia, o pai da noiva costumava presentear o noivo com uma cerveja de mel durante as noites de lua cheia no mês do casamento.

Já em Roma, era costume que a mãe colocasse um recipiente com mel no quarto dos recém casados, que além de trazer fertilização, era usado pela noiva como creme.

E agora já sabemos que Mel sempre esteve envolvido nos recém casados, né? Mas e a lua? A lua foi citada algumas vezes, mas ainda tem mais coisa envolvendo ela.

Na Idade Média, só era permitido se casar durante as noites de lua cheia seguindo uma tradição mitológica da Alemanha.

E os casais precisavam beber hidromel durante trinta dias após o casamento, novamente para trazer a benção da fertilização.

E com todas essas tradições envolvendo mel e a lua cheia, foi criada a famosa Lua de Mel, que é o período logo após o casamento que os noivos têm para eles mesmos.

Aproveite para ler também Como casar no civil de graça? Quem tem direito ao benefício?

Por que lua de mel se chama lua de mel?

De onde vem o nome “Lua de Mel”? Já parou pra pensar? É claro que tem toda a analogia do doce de acabar de se casar, mas por que será que o evento se chama lua de mel?

Para começarmos, é importante ressaltar que o termo lua de mel é uma tradução do inglês honeymoon.

E como já mencionamos aqui, um dos rituais mais significativos para um casal na época em que eles se casavam envolvia o consumo de hidromel e a importância da lua na vida que o casal está prestes a iniciar.

Por isso, a explicação mais plausível e bem aceita é a de que o termo surgiu justamente por causa desse costume tão popular.

E como o consumo era bastante comum entre os povos nórdicos, esse costume tinha uma forte associação aos deuses que esses povos acreditavam.

Segundo as crenças desses povos, o casal em questão bebia o hidromel para receber as bênçãos dos deuses. E, além disso, eles também proporcionariam fertilidade ao casal para conceber filhos.

Ainda segundo as crenças nórdicas, o hidromel também é conhecido por ter sido o único alimento de Odin – o pai de todos os deuses nórdicos – e foi considerado uma bebida que lhe deu poderes sobrenaturais.

Ou seja: o hidromel tinha tudo para ser a bebida favorita dos recém-casados que buscavam um casamento repleto de bênçãos, amor, prosperidade e, é claro, fertilidade, um dos principais requisitos que eram levados em consideração naquela época.

Entre as principais explicações sobre o por que lua de mel se chama lua de mel, essa é a mais plausível e mais bem aceita.

Conclusão 

Eu aposto que depois desse material, a sua curiosidade sobre o porquê lua de mel se chama lua de mel finalmente foi esclarecida, né?

É muito interessante saber mais sobre um hábito tão antigo quanto esse e que recebeu o seu nome tantos anos atrás e que, mesmo tendo a sua estrutura um pouco alterada com o passar dos anos – já que hoje em dia muito provavelmente o consumo de hidromel nas luas de mel deve ter caído drasticamente, né? – o nome se mantém firme e forte, fazendo com que o nome lua de mel tenha ganhado tanta força que lhe rendeu o posto de um dos rituais envolvendo casamento mais populares do mundo.

Escrito por Ivan