Por que tem validade na água mineral? Você já se perguntou isso?

Você sabia que também existe a validade na água mineral?

Anúncios

Como todo mundo sabe, todos os produtos que nós compramos para consumir – seja para nos alimentarmos ou qualquer outro produto como de higiene ou de limpeza, por exemplo – possuem uma data de validade.

O que muita gente pode não saber – ou até mesmo nunca se atentou a isso – é que, assim como todos os produtos que podem estar à venda e que são para o nosso consumo, a validade na água mineral também existe.

Mas afinal, por que tem validade na água mineral, sendo que esse tipo de produto não estraga nem nada do tipo?

É sobre isso que nós vamos falar neste conteúdo! 

Anúncios

No texto a seguir, você vai entender o motivo da validade na água mineral e como isso pode interferir na nossa saúde.

O que é a água mineral?

Por que tem validade na água mineral? Você já se perguntou isso? | Reprodução: Unsplash

Antes que a gente entre no assunto da validade da água mineral, é importante entendermos um pouco mais sobre um pouco mais sobre as propriedades dessa água.

A água mineral é aquela que provém de fontes naturais.

Para que possa ser categorizada como água mineral, a água precisa ser retirada de uma fonte onde ela está livre de qualquer tipo de contaminação que possa comprometer a pureza da água.

Na grande maioria dos casos, essa água mineral é extraída de aquíferos gigantes – formações geológicas subterrâneas que são capazes de armazenar água. 

Essa extração pode ser realizada através de algumas formas.

Quando ela retorna para a superfície vindo diretamente desses aquíferos – através de fontes naturais – ou através de poços que são perfurados exclusivamente para extrair a água.

Mas se essa água é extraída de um local onde ela já está localizada a muitos anos, a validade na água mineral não existe, né? 

Na verdade não é bem assim. E nos próximos tópicos você vai saber mais sobre o conceito de validade na água mineral.

Entenda o prazo de validade da água

Quando falamos sobre a compra de água mineral em supermercados – seja de garrafas pequenas até galões maiores – no que você costuma prestar atenção? 

Muitos irão dizer que reparam na marca. Outros podem dizer que levam em consideração o preço.

Mas o que muitas pessoas podem acabar não levando em consideração no momento em que realiza a sua compra é em relação a validade que a água possui.

Você já deve ter reparado que todas as embalagens de água possuem uma data de validade.

Apesar de constar em todas as garrafas de água mineral – geralmente impressa diretamente na embalagem, na parte superior da garrafa – muita gente acaba achando que isso é apenas uma questão de formalidade.

Mas o que essas pessoas não sabem é que fatores como armazenamento, temperatura e a escolha das embalagens são fatores que influenciam bastante na validade da água mineral,

No entanto, para as pessoas que ainda não estão por dentro dessas questões, a data em si não pode acabar não sendo levada tão a sério quanto deveria.

Mas afinal: por que tem validade na água mineral? É o que vamos descobrir no próximo tópico.

Por que existe esse tipo de prazo para a água?

Antes de mais nada, é bom ressaltar que a água mineral em si não possui validade.

Afinal, como essa água mineral é armazenada por longos períodos antes de ser extraída pelas empresas responsáveis, o líquido em si não possui um prazo de validade.

Mas isso muda a partir do momento que ela é extraída para que possa ser consumida por nós.

Mesmo estando a milhões de anos localizada no mesmo lugar, essa água está sempre segura e protegida contra a ação de agentes que possam contaminá-la.

Mas quando o procedimento de extração começar a acontecer, a água coletada passa a ter um prazo de validade.

Antes de chegar até os estabelecimentos para que possa ser comercializada, a água mineral passa por alguns processos.

Entre eles, estão o engarrafamento, envase e armazenamento dessa água.

E é durante essa trajetória que a água mineral acaba ficando sujeita a contaminação através dos milhares de microrganismos que existem no nosso meio ambiente.

Isso quer dizer que, quando armazenadas por períodos muito longos, bactérias e outros tipos de microrganismos podem entrar e crescer dentro de uma garrafa de água mineral.

E além desse fator, outro ponto foi importante para que as datas de validade na água mineral começassem a ser adotadas.

Esse método foi escolhido para assegurar que os componentes que fazem parte da embalagem não se dissolvam com o passar do tempo e, consequentemente, se misturassem com a água mineral.

Foi pensando nesses pontos que o uso de um prazo de validade para a água mineral começou a ser utilizado.

Qual o prazo de validade da água mineral?

Segundo a ABINAM (Associação Brasileira das Indústrias de Águas Minerais), os prazos de validade para a água funcionam assim:

Água sem gás em embalagem de vidro: validade de 24 meses.

Já a água sem gás em embalagem PET: validade de 12 meses.

– Água sem gás em polipropileto, uma embalagem plástica de qualidade inferior: validade de 6 meses.

Quando o assunto é água com gás em embalagem de vidro, a validade é de 12 meses.

– Água com gás em embalagem PET: validade de 6 meses.

Viu só como a embalagem é importante para a validade da água?

Conclusão

E aí? Deu para entender um pouco mais sobre como funciona o prazo de validade e o motivo dessa categorização ser tão importante?

Para muitas pessoas, o acesso a esse tipo de dica e se preocupar com esse tipo de informação pode parecer algo exagerado, mas é necessário ter em mente que não é.

Assim como em qualquer outro tipo de produto que é comercializado atualmente, a validade na água mineral é algo importante e que ajuda a proteger nossa saúde contra eventuais riscos de contaminações.

E agora que você já sabe mais sobre esse tema, é só ficar de olho na hora que for comprar água e prestar atenção nas datas de validade de cada uma delas.

A sua saúde agradece!

Gostou desse conteúdo? Então que tal aproveitar para ler também Qual o significado das cores na psicologia e como isso nos afeta?

Escrito por Ivan