Qual a cidade mais quente do mundo?

Quem aí gosta de calor? Será que você ainda vai gostar depois de conhecer a cidade mais quente do mundo?

Anúncios

Apesar do verão já ter ido embora e já estarmos nos encaminhando para o primeiro mês de outono, as altas temperaturas ainda continuam fazendo parte da nossa rotina.

O outono, que geralmente é representado pela presença de temperaturas mais amenas, nos últimos anos vem se tornando cada vez mais quente e com temperaturas altas. 

Mas é importante lembrar que, apesar das altas temperaturas em várias regiões do país, o Brasil está longe de ser o local mais quente do mundo.

Graças a nossa vegetação e a estrutura do nosso país, o calor acaba não nos afetando tão diretamente. Mas existem outros lugares que não possuem a mesma sorte.

Anúncios

E é sobre esses locais que vamos falar no conteúdo de hoje! 

Ao longo do texto, você vai conhecer qual a cidade mais quente do mundo e como as pessoas vivem por lá – e se é que vive alguém lá.

Além disso, também vamos comentar sobre outras localizações ao redor do planeta que também são conhecidas pelas altas temperaturas e como isso pode afetar a população e a rotina dessas pessoas.

Então já liga o ventilador – ou ar condicionado – pega um copo de água e se prepara, porque você está prestes a realizar um tour bem quente.

Qual a cidade mais quente do mundo?

Se eu mandasse você pensar na cidade mais quente do mundo, qual você diria?

Se fôssemos levar em consideração a nossa realidade e só o Brasil, muito provavelmente você responderia alguma cidade do Nordeste do país, né? Ou alguma cidade do Sudeste, como o Rio de Janeiro, talvez?

Por mais que esses locais sejam sim bem quentes, as temperaturas dessas cidades não chegam nem perto da cidade mais quente do mundo.

Apesar de haverem controvérsias sobre qual é a cidade mais quente do mundo, pode-se dizer que essa cidade é a Cidade do Kuwait.

Graças a uma onda de calor enfrentada pelo país em 2021, a cidade conquistou esse posto ao alcançar impressionantes 53.5ºC.

A temperatura pode impressionar, mas algumas cidades próximas ao país – como Irã e Iraque – também registraram temperaturas que chegaram a 51ºC.

Mas como no mundo é passível de questionamento, a cidade mais quente do mundo não seria uma exceção.

Isso porque, em 1992, Al ‘Aziziyah, uma cidade localizada na Líbia, registrou impressionantes 57,8ºC.

Mas se formos levar em consideração somente os dados mais recentes divulgados ano passado, o posto de cidade mais fica com a Cidade do Kuwait.

A diferença entre a cidade mais quente do mundo e o lugar mais quente do mundo

Apesar de alta, você deve estar pensando que a temperatura enfrentada pela Cidade do Kuwait não é o calor que você esperava para a cidade que leva o título de mais quente do mundo, né?

E, de certa forma, você está certo. Isso acontece porque existe uma diferença entre a cidade mais quente do mundo e o lugar mais quente do mundo.

Enquanto a cidade mais quente do mundo precisa ser um local que, apesar de muito quente, ainda é habitável e possui vida nas proximidades.

Já o local mais quente do mundo é um lugar que é tão quente, mas tão quente que é impossível viver lá. Esse é o caso dos desertos espalhados pelo mundo, por exemplo.

Por não haver nenhum tipo de vegetação ou algo que ajude a baixar um pouco as altas temperaturas desses lugares, eles vivem constantemente quentes.

4 cidades mais quentes do mundo

Agora que você já entendeu a diferença entre os lugares e as cidades mais quentes do mundo, que tal fecharmos o top 5 de cidades mais quentes do mundo?

Tirat Tsvi, Israel

Localizada na Ásia, esta cidade é facilmente conhecida como o lugar mais quente de todo o continente asiático.Os moradores do local já presenciaram temperaturas que ultrapassaram 53,9° C.

Wadi Halfa, Sudão:

Localizada no deserto do Saara, a cidade na fronteira do Sudão com o Egito já atingiu 52,8°C.

Timbuktu, Mali

Outra cidade que está entre as mais quentes do mundo é Timbuktu. No passado, a cidade já registrou a  temperatura escaldante de 54,4°C.

Dallol, Etiópia

Também temos uma cidade fantasma na nossa lista. E você já deve até imaginar o motivo de ninguém morar nela, né?

A cidade de Dallol, na Etiópia, já chegou a registrar a temperatura de 60°C, e o calor é, em parte, devido a sua proximidade com o vulcão Dallol. 

3 lugares mais quentes do mundo

Gostou de saber mais sobre as cidades mais quentes do mundo? Mas calma que ainda tem mais. 

Se você já estava com calor visitando esses locais, imagina quando você começar a ler esse tópico, que lista 3 dos lugares mais quentes de todo o mundo.

Deserto de Lute, Irã

Localizado no sudeste do Irã, esse local impressiona pela sua extensão e pelo calor. Em 2004, a temperatura registrada no local foi de 68ºC.

Apesar de ser alta, o calor não parou por aí. Em 2005, o deserto chegou a alcançar 70,7ºC.

Vale da Morte, Califórnia

Outro ponto que foi considerado o lugar mais quente do mundo é o Vale da Morte – um nome bem propício, né? Seu recorde de temperatura é de 56,7ºC. 

Atualmente, a temperatura média no verão gira em torno de escaldantes 45ºC.

Badlands, Austrália

A terceira e última localidade da nossa listinha fica em Queensland, na Austrália. Em 2003, o local atingiu a impressionante marca de 69,3ºC.

Essa foi a temperatura mais quente já registrada por um país no nosso planeta. Mas esse recorde de calor não durou muito.

No ano seguinte, em 2004, o Deserto de Lute – o primeiro local dessa lista – quebrou esse recorde ao bater impressionantes 68ºC.

É calor para dar e vender, né?

Conclusão

E aí? O que achou desse tour pra lá de quente?

Depois de conhecer a cidade mais quente do mundo e outras que também são bem quentes, você vai pensar duas vezes antes de reclamar em relação ao calor que está fazendo aí onde você mora.

Até porque, agora você sabe que existem lugares bem piores de se viver ao redor do mundo.

Gostou desse conteúdo? Então acho que você também vai gostar de ler As piscinas mais perigosas do mundo, veja quais são

Escrito por Ivan