Qual o telescópio mais poderoso do mundo? Conheça agora!

Você saberia dizer qual é o telescópio mais poderoso do mundo e como ele funciona?

Anúncios

Qual a primeira coisa que você pensa ao ler a palavra telescópio?

Provavelmente, a primeira associação que o seu cérebro irá fazer é com os famosos aparelhos que costumam aparecer em filmes e séries e que são utilizados para dar uma olhadinha nas estrelas e outros corpos celestes que estão orbitando no espaço, né?

Com a estrutura semelhante a uma luneta, esse modelo de telescópio é o mais comum de se encontrar por aí.

E, mesmo sendo um tipo de aparelho que ainda é um pouco inacessível e não faz parte da vida da grande maioria das pessoas – com exceção dos fãs de assuntos ligados ao espaço – os filmes e séries fizeram um ótimo trabalho na hora de difundir esse tipo de aparelho.

Anúncios

Tanto que, mesmo quem nunca teve a oportunidade de vislumbrar o espaço através de um telescópio, sabe para que ele serve.

Mas além desse tipo de telescópio mais comum, existem outros modelos que, apesar de partirem do mesmo princípio, são considerados muito mais potentes.

E, ao contrário dos telescópios convencionais, esses são utilizados unicamente para estudos e análises do espaço.

E é sobre esses aparelhos super potentes que nós vamos falar aqui no conteúdo de hoje!

Ao longo do texto, você irá conhecer o telescópio mais poderoso do mundo, saber um pouco mais sobre esse aparelho e entender melhor qual a importância desse tipo de aparelhagem para a humanidade e os estudos envolvendo o espaço e o nosso Universo de forma geral!

Qual o telescópio mais poderoso do mundo?

Apesar de parecer algo extremamente distante da nossa realidade, muito provavelmente você até já ouviu notícias e matérias sobre o telescópio mais poderoso do mundo sem perceber.

Isso porque, esse aparelho tão importante tem um nome e sobrenome: James Webb!

O James Webb é o telescópio espacial mais famoso e poderoso em atividade até o momento.

Esse aparelho tão importante surgiu através de um projeto em conjunto encabeçado por algumas das principais instituições de pesquisas do mundo.

Estamos falando da NASA, da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Canadense.

E é claro que o telescópio mais poderoso do mundo requer um super investimento. Afinal, para alcançar esse patamar, foi necessário utilizar tecnologias de ponta, o que não é nada barato.

Não é à toa que o James Webb é, até o momento, além de ser um dos mais importantes projetos espaciais da história, o projeto também é o mais caro, alcançando a quantia astronômica de USD 10 bilhões. 

Com um valor desses, é claro que ele tinha que ocupar o posto de telescópio mais poderoso do mundo.

E outra curiosidade sobre o James Webb é que a sua magnitude vai além do seu valor financeiro.

E podemos notar isso ao analisar as características do aparelho.

O telescópio mais poderoso do mundo mede mais de 6 metros e pesa aproximadamente 6,5 toneladas. 

Onde está localizado o telescópio mais poderoso do mundo?

Ao falarmos sobre o telescópio mais poderoso do mundo e sobre a sua localização, muito provavelmente você irá chutar que um aparelho tão importante está instalado nos Estados Unidos ou até mesmo em algum país localizado na Europa, né?

Mas diferente do que a maioria pode pensar, o telescópio mais poderoso do mundo está bem longe do nosso planeta. Atualmente, o James Webb está lá no espaço. 

O telescópio mais poderoso do mundo está orbitando no espaço a uma distância estimada de 1,6 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta.

Para nível de comparação, essa distância equivale a mais de 4x a distância da Terra até a Lua, que é de aproximadamente 384.400 mil quilômetros

Entenda a importância do telescópio James Webb

Agora que você já sabe um pouco mais sobre qual é o telescópio mais poderoso do mundo, chegou a hora de entender melhor a importância de um aparelho como esse.

De maneira bem geral, um telescópio espacial serve para os mesmos fins de um telescópio convencional, mas numa escala muito maior.

E entre as diversas finalidades, a principal função do James Webb é explorar o Universo na luz visível, infravermelha e ultravioleta.

Dessa forma, o James Webb consegue realizar diversos tipos de registros do espaço – como planetas, estrelas, galáxias e diversos outros corpos celestes – e permite que os pesquisadores consigam explorar cada vez mais o nosso Universo sem precisar sair da Terra.

Assim, esses cientistas, astrônomos e pesquisadores conseguem estudar melhor o espaço e realizar novas descobertas. 

Já houveram outros telescópios famosos além do telescópio mais poderoso do mundo?

Mesmo sendo o telescópio mais poderoso em atividade atualmente, o James Webb não foi o primeiro aparelho do tipo.

Antes da criação do projeto que resultou no James Webb, outro telescópio espacial que foi muito importante para a realização de pesquisas espaciais foi o Hubble.

Apesar de possuir tecnologias bem menos avançadas – já que esse aparelho foi lançado em 1990, mais de 30 anos atrás – se comparado com o James Webb, o Hubble também foi de extrema importância para o avanço de diversas descobertas em relação ao espaço.

Uma das mais importantes – e recentes – é a descoberta de um buraco negro bem peculiar e com um comportamento pra lá de curioso: ao invés do típico comprotamento destrutivo que estamos habituados, esse buraco negro estava ajudando a format estrelas em uma galáxia anã. Curioso, né?

E foi graças ao Hubble que podemos descobrir a existência desse e de tantos outros eventos relacionados ao espaço, como supernovas, galáxias e tantos outros corpos celestes.

Conclusão

Como deu para notar ao longo do texto, o James Webb é de extrema importância para os avanços das pesquisas espaciais.

Agora nos resta aguardar quais serão as próximas descobertas do telescópio. Isso porque, apesar de ter sido lançado bem recentemente – em dezembro de 2021 – a missão do telescópio deve durar alguns anos. 

Mas dado o investimento nesse projeto, nem precisamos falar que as expectativas em relação são altas, né?

Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar para ler também O que a NASA descobriu recentemente? Veja as novidades do espaço!

Escrito por Ivan