Você já parou um momento para pensar sobre qual o verdadeiro formato da Terra?
Anúncios
Se a gente te perguntasse sobre qual o verdadeiro formato da Terra, muito provavelmente você não hesitaria em dizer que ela é redonda, né?
Afinal, durante todo o período em que passamos na escola, todos nós fomos ensinados a vida toda que esse era o formato do planeta em que vivemos, correto?
Mas e se a gente te falasse que isso não é bem verdade é que o formato do nosso planeta pode ser um pouquinho diferente do que você imagina?
É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje! Neste material, você irá explorar um pouco o nosso planeta junto com a gente e vamos descobrir: afinal, qual o verdadeiro formato da Terra? Será que ela é redonda mesmo ou possui outro formato além daquele que imaginamos?
Anúncios
E antes de começarmos a nossa leitura, já adianto aos terraplanistas de plantão: não, o nosso planeta não é plano!
O conceito da Terra redonda
Desde muito antes de nós nascermos, todo o planeta já havia, há muito anos, chegado no consenso de que a Terra era um corpo celeste no formato arredondado.
Mas a história nem sempre foi assim. Muito pelo contrário.
Se você se lembra das aulas de História, irá se recordar que, muitos séculos atrás – antes de qualquer tipo de estudo sobre a Terra ser iniciado e sem qualquer tipo de aparelho – o veredito era de que a Terra era plana.
Isso porque, naquela época, o único referencial do planeta que aquelas sociedades tinham era a sua visão. Nisso, eles levavam em consideração apenas até onde a vista alcançava.
E, ao observar até a linha do horizonte e encontrar uma linha plana, eles imaginavam que todo o planeta possuía esse formato.
Esse tipo de raciocínio deu origem a diversas lendas e histórias que povoaram a mente dos que viviam naquela época.
Uma das mais conhecidas – e que é retratada nos livros de História – era de que, por ser plano, o nosso planeta possuía uma espécie de ‘borda’ e que os navios poderiam cair nessa beira caso se aproximasse muito.
A importância de Aristóteles para a descoberta do formato da Terra
Somente com o passar dos anos que novas teorias passaram a surgir. E o ilustre filósofo Aristóteles teve um papel fundamental nisso.
Através de muita observação do céu e de fenômenos como os eclipse – que Aristóteles começou a desenvolver uma teoria de que a Terra não era necessariamente plana.
E ele acabou chegando nessa conclusão através da sombra sempre arredondada que a Terra projetava na lua durante esses fenômenos.
Com o passar dos anos e o aprimoramento de uma série de estudos e pesquisas sobre o tema, a teoria iniciada por Aristóteles foi se desenvolvendo e acabou se tornando mais aceita.
Isso fez com que, por anos e anos, o ensino que era dado nas escolas era de que a Terra era sim redonda.
Mas se formos parar para analisar os dados que a ciência possui hoje em dia, vamos perceber que a realidade não é exatamente essa!
Qual o verdadeiro formato da Terra? É redondo mesmo ou oval?
É importante entrarmos em um consenso de que, apesar de ser um conceito que já foi ensinado por muito anos, quando o assunto é qual o verdadeiro formato da Terra, pode-se dizer que a Terra tem um formato que, de maneira geral, é esférico.
Mas ainda assim, o planeta está longe de ser realmente redondo. E vamos te explicar o motivo.
Primeiramente, é importante esclarecer que é praticamente impossível existir algo na natureza que possua o formato exato de uma esfera totalmente perfeita.
Esse tipo de formação só pode ser alcançada após ação humana. Portanto, é praticamente impossível – tanto aqui no nosso planeta quanto no universo em si – encontrarmos algo que tenha um formato perfeitamente.
Outros aspectos sobre qual o formato da Terra
Outros aspectos sobre qual o verdadeiro formato da Terra
Além disso, vamos parar um pouco para analisar outros aspectos do nosso planeta.
Como todos sabem, existem diversas diferenças – quando o assunto é o solo em si – em volta do globo.
E duas das diferenças que mais fazem a diferença quando o assunto é qual o formato da Terra são as diferentes altitudes e profundidades que existem no nosso planeta.
Estamos falando do alto das montanhas aos fundos dos oceanos.
Por exemplo: o Monte Evereste é considerado o ponto mais alto do planeta fica a um pouco mais de 8 km de altitude.
Já no sentido oposto, o ponto mais profundo do nosso oceano – que é conhecido como Fossa das Marianas – fica no Oceano Pacífico e mede cerca de 11 km.
São essas divergências que impedem que o nosso planeta seja considerado redondo.
É claro que, ao observarmos o planeta Terra do espaço, tais diferenças acabam se tornando insignificantes, dada a sua magnitude.
E é exatamente isso que dá a impressão de que ele é redondo.
Então, analisando de maneira geral, a Terra pode até ter um formato esférico, mas está longe de ser uma esfera perfeita.
Por isso, se fôssemos classificar o nosso planeta em si, podemos dizer que a Terra é um geóide, que possui uma superfície irregular.
Além dessas particularidades, a Terra em si também é levemente achatada nos pólos, o que levantou a teoria de que o verdadeiro formato do planeta fosse oval, o que também não é verdade.
Conclusão
E aí? Você já sabia sobre todas essas particularidades da Terra.
A verdade é que, apesar de possuir essas irregularidades na sua estrutura, de maneira geral, pode-se dizer que a Terra tem um formato que se aproxima do formato que tomamos como esférico – e como mencionamos no texto, tais diferenças de altitude não interferem em nada na Terra vista do espaço.
Mas se formos levar em consideração a estrutura do planeta em si, ele está longe de ser uma esfera perfeita.
Gostou deste conteúdo? Então acho que você também gostaria de ler O que a NASA descobriu recentemente? Veja as novidades do espaço!