Você já parou para pensar o que acontece quando o gato fica com a língua de fora? Será que isso é normal? É o que vamos descobrir hoje!
Anúncios
Não há dúvidas de que um dos animais domésticos mais enigmáticos são os gatos. Ao mesmo tempo que são fascinantes, esses animais podem ter comportamentos que podem causar um certo estranhamento em quem ainda não está tão familiarizado com os hábitos dos felinos.
E entre os diversos tipos de comportamento que podem entrar nessa categoria – como o fato de ficar olhando para o nada por muito tempo ou o famoso hábito de ‘amassar pãozinho’ – tem um que, apesar de ser muito comum entre os cachorros, acaba não sendo tão usual entre os gatinhos.
E isso pode acabar chamando a atenção dos tutores de gatos de primeira viagem. Estamos falando de quando o gato fica com a língua de fora.
Afinal, o que será que causa esse comportamento? Será que isso é algo realmente normal entre os felinos ou é algo com o que se preocupar?
Anúncios
É o que vamos descobrir ao longo deste conteúdo!
Junto com a gente, você vai entender melhor esse hábito entre os felinos e descobrir o que você deve fazer nessas situações.
O hábito de ficar com a língua para fora entre os cachorros
Antes de entrarmos no tema principal do nosso conteúdo de hoje, achamos que seria legal falarmos sobre o hábito de ficar com a língua pra fora entre outro animal doméstico tão popular nos lares brasileiros quanto os felinos: os cachorros.
Se você já conviveu com um cachorro por algum período da sua vida, você já deve ter reparado que eles têm o hábito de ficar com a língua para fora em determinadas situações, né?
Isso geralmente ocorre após um período de brincadeiras e esse é um processo natural que visa minimizar o cansaço do seu amigo de 4 patas.
Ao colocar a língua para fora e acelerar a respiração, os cães conseguem expulsar parte do ar quente de seu corpo e substituir por um ar mais fresquinho, permitindo que eles se refresquem mais rapidamente.
E, é claro, a língua para fora também pode significar que o seu animalzinho está com calor e precisa de um bom gole de água.
O que significa quando o gato fica com a língua de fora?
Depois de saber sobre o motivo dos cachorros ficarem com a língua de fora, você pode estar pensando que a mesma explicação serve para os felinos, né?
Mas a verdade é que não é bem assim que funciona.
Não é necessário ser um expert em vida animal ou animais domésticos para saber que os gatos e cachorros – apesar de serem animais de estimação bem populares – são bem diferentes na questão comportamental.
E isso serve também quando falamos do âmbito biológico. E o hábito de ficar com a língua para fora é uma dessas diferenças, já que para os gatos, esse comportamento tem um sentido totalmente diferente.
Na grande maioria dos casos, se o seu gatinho está com a língua para fora, saiba que ele – muito provavelmente está totalmente relaxado!
Se você tem um gato em casa, você já deve ter reparado essa relação, né? E para quem não tem um bichano em casa e mesmo assim quer entender melhor esse comportamento, a gente explica.
Um dos principais motivos quando um gato fica com a língua de fora é porque ele está bem tranquilo e curtindo um momento de relaxamento.
Inclusive, os felinos costumam fazer isso principalmente quando estão em um sono profundo. Nesse momento, a mandíbula do gato fica mais relaxada, permitindo que a língua dele escape para fora da boca durante o soninho.
Ou seja: se o seu gato fica com a língua para fora durante o sono, não há motivos para se preocupar. Isso é um forte indicativo de que ele se sente seguro na sua casa e pode até mesmo ‘baixar a guarda’ para tirar aquela sonequinha gostosa.
Aproveite para ler também 👉 Plantas nocivas para gatos: Veja como manter a saúde do PET
Outros significados para quando o gato fica com a língua de fora
Agora que você já descobriu o motivo por trás dos momentos quando o gato fica com a língua de fora durante o sono, chegou o momento de falarmos um pouco mais sobre esse comportamento em outros momentos do dia a dia do felino.
Caso o seu gato fique com a língua de fora em outras situações, isso pode significar outras coisas diferentes da explicação anterior.
A seguir, listamos 3 possíveis motivos para explicar esses comportamentos.
Quando o gato fica com a língua de fora, pode ser que ele esteja nervoso ou preocupado
Por mais que o seu gato tenha uma vida boa, tranquila e, segundo você, sem qualquer tipo de preocupação, seu bichano pode sim enfrentar momentos de preocupação ou nervosismo.
E esses casos podem acabar dando origem ao hábito de ficar com a língua de fora. Associado a esse comportamento estão momentos de inquietude ou um estado de vigilância constante.
Nesse caso, uma ótima maneira de ajudar é investir em brinquedos e brincadeiras para que seu gato fique mais relaxado.
Quando o gato fica com a língua de fora, pode significar que os seus dentes estão nascendo
Já a segunda causa da nossa lista é, sem dúvidas, a mais fofa de todas: o nascimento dos dentinhos do seu gato!
Se o seu felino é um filhote e ele está apresentando esse comportamento, muito provavelmente isso está acontecendo porque os dentes dele estão dando as caras e, assim como ocorre com os bebês humanos, estão causando incômodo neles.
E nesse caso, além do hábito de morder, colocar a língua para fora ajuda a amenizar esse incômodo.
E por último, mas não menos importante: quando o gato fica com a língua de fora, pode ser sinal de alguma doença
Essa é, sem dúvidas, aquela opção que nenhum tutor que ama o seu bichinho quer ouvir.
Mas como estamos abordando todos os motivos que podem causar esses hábitos de ficar com a língua para fora, temos que listar todas as opções possíveis causas.
Entre os principais motivos que podem estar por trás desse hábito entre os felinos, estão a presença de uma úlcera ou até mesmo feridas no interior da boca ou na língua do animal.
Nesse segundo caso, o comportamento seria para arejar a língua e, dessa forma, tentar acalmar as dores.
De qualquer forma, é sempre bom observar a frequência desse hábito para tentar entender melhor os motivos. E, é claro, ao notar uma frequência muito grande, o recomendado é buscar ajuda médica especializada.
Gostou deste material? Então acho que você devia aproveitar para conferir Gatos sentem frio? Saiba como proteger o seu bichano no inverno