Tempestade e trovoada: como se formam e quais foram as piores?

Existem dois fenômenos da natureza que, por serem semelhantes, causam confusão: tempestade e trovoada. Descubra mais sobre eles e entenda como cada um deles se forma!

Anúncios

Se você é uma pessoa que acompanha TV, rádio ou redes sociais, já deve ter percebido que algumas regiões dos Estados Unidos estão enfrentando uma situação bem complicada: a passagem do furacão Ian.

Esse fenômeno da natureza está causando bastante medo e destruição durante sua passagem e, em alguns lugares do país, a estimativa é que o furacão Ian chegue já no nível 5 – que, para quem não está tão familiarizado com o tema, é o tipo de furacão mais forte conhecido.

E foi pensando no furacão Ian que nós tivemos a ideia de criar o conteúdo que você está prestes a ler.

Diferente dos Estados Unidos – que enfrentam furacões com uma certa frequência – o Brasil é um país que não sofre com esse tipo de situação. 

Anúncios

Mas mesmo que aqui não existam furacões, isso não significa que estamos livres de fenômenos da natureza que, apesar de terem uma intensidade e uma capacidade de destruição bem menor que os furacões, ocorrem bastante. 

E, em alguns casos, podem causar muitos transtornos para os brasileiros. Estamos falando de fenômenos como tempestade e trovoada.

Mas como será que você sabe como esses fenômenos se formam? E quais será que já foram os piores eventos registrados quando o assunto é tempestade e trovoada?

É o que vamos descobrir juntos hoje! Então já prepare o seu guarda chuva porque hoje vamos enfrentar tempestade e trovoada juntos!

Tempestade e trovoada | O que é cada um dos fenômenos?

tempestade e trovoada
Tempestade e trovoada: como se formam e quais foram as piores? | Reprodução: eCycle

Apesar da maioria já estar familiarizado com o que é tempestade e trovoada de maneira geral, achamos que seria importante contextualizar melhor sobre cada um desses fenômenos.

Tempestade

Uma tempestade – também conhecida popularmente como temporal – são acontecimentos meteorológicos.

Apesar do nome, as tempestades nem sempre são marcadas pelo fator intensidade. Mas ainda assim elas costumam estar quase sempre associadas ao seu grau severo. 

Entre as principais características de uma tempestade estão os famosos ventos fortes, com rajadas intensas, trovoadas e uma precipitação bem forte (geralmente de chuva, granizo ou, dependendo da região do mundo, esses eventos podem até mesmo incluir neve.

Trovoada

Já as trovoadas podem ser tão assustadoras quanto uma tempestade. Afinal, acho que todo mundo conhece alguém que tem medo de uma tempestade que vem acompanhada de muitos trovões, né?

As trovoadas estão diretamente ligadas a descargas bruscas de eletricidade atmosférica. Esse fenômeno meteorológico é definido como a sucessão de descargas elétricas e trovões, acompanhada, geralmente, de precipitação.

Além dos famosos trovões, outra característica comum desse tipo de situação é a claridade breve e intensa – os famosos raios e relâmpagos – e os trovões, que causam tanto medo em muita gente por aí.

Aproveite para ler também 👉 Animais que são imortais: conheça 3 espécies! Por essa você não esperava!

Tempestade e trovoada | Como cada um deles se formam

Para quem não está tão familiarizado com a área da meteorologia – responsável pelo estudo dos eventos que fazem parte do tempo – vamos dar uma breve explicação sobre como as tempestades se formam.

As tempestades são formadas quando as nuvens mais altas no céu são carregadas com uma carga positiva e -/ mais baixas são carregadas com cargas negativas.

Essa sequência de eventos acaba induzindo a criação de um campo elétrico.

Já os relâmpagos – quase obrigatórios quando estamos falando de tempestades – surgem quando os elétrons presentes nas nuvens estão passando de uma nuvem para a outra – ou de uma das nuvens para a Terra. 

Mas e o barulhão causado por essas situações? Qual a origem dos temidos trovões.

É justamente no momento em que, ao invés de passar de uma nuvem para a outra, a centelha elétrica que conhecemos como relâmpago ‘decidem’ vir para a Terra.

Esse movimento é o que ocasiona som estrondoso. E isso acontece por causa da expansão do aquecimento do ar gelado pela descarga elétrica.

Quais foram as piores tempestades?

Você sabia que receber um nome não é uma exclusividade dos furacões e tornados?

Em alguns lugares do mundo, tempestades muito fortes também recebem nomes. Ao redor do mundo já existiram tempestades que receberam nomes como Ana, Bruno, Carmen, David, Emma, Félix e por aí vai.

E dependendo da intensidade de uma tempestade, ela pode sim causar estragos sérios e que podem se equiparar a fenômenos meteorológicos mais perigosos, como tornados.

A seguir, separamos algumas das piores tempestades que se tem conhecimento nos últimos tempos.

Começando por Bangladesh. Esse, que é um dos países mais povoados do mundo – é um país que sofre bastante com os efeitos de tempestades intensas.

Tanto que o país aparece na primeira e na segunda posição neste tópico.

A primeira vez ocorreu em 1970 e, segundo registros, a tempestade resultou em cerca de 300 mil mortos.

Já a segunda tempestade que aparece aqui e ocorreu em Bangladesh foi mais de 20 anos depois dessa primeira ocasião, em 1991.

Nesta segunda tempestade, o saldo de mortes pode até ter sido menor, mas ainda assim foi impressionante.

Nessa segunda tempestade, o número de mortes passou de 138 mil mortos.

Já o segundo país é a China. A segunda – ou terceira, se levarmos em consideração as duas do tópico anterior – aconteceu na China, a exatos 100 anos atrás.

Nesta ocasião, o saldo de mortes foi de 100 mil mortes. É clero que essa é mais uma estimativa, já que naquele período era bem mais difícil mensurar os estragos desses eventos.

Encerrando esse top 3, temos a Índia.

Apesar de ter um saldo de mortos bem menor que as duas primeiras posições, o número ainda impressiona.

A tempestade em questão ocorreu em 1935 e resultou em cerca de 60 mil mortes.

Tempestade e trovoada | Quais são as piores tempestades já registradas?

Conclusão

E aí? O que achou dessa breve aula sobre o que é tempestade e trovoada?

Agora que você já sabe o que cada um deles é e como eles se formam, ficou mais fácil de identificar cada um deles, né?

E agora você já está mais do que preparado(a) para presenciar o próximo período de chuvas e tempestade com mais conehcimento.

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Então acho que você também vai gostar de ler Os tsunamis mais famosos e desastrosos da história

Escrito por Ivan