Teoria do Universo Espelhado: a verdade sobre a teoria descoberta agora

Quem aí já ouviu falar sobre a teoria do universo espelhado? 

Anúncios

Se eu te falasse que existe uma teoria chamada Teoria do Universo Espelhado, o que você diria?

Muito provavelmente o seu primeiro pensamento seria duvidar, né? Afinal, com esse nome que mais parece título de filme de super herói, fica até meio difícil acreditar logo de cara que existe uma teoria com esse nome, né?

Mas a verdade é que ela existe e, apesar do nome diferente, ela vem sendo bastante explorada nos últimos tempos.

E é justamente por todo esse destaque que a Teoria do Universo Espelhado está recebendo que nós decidimos criar um material falando mais sobre ela.

Anúncios

No texto que você lerá aqui hoje, nós explicaremos o que é, como funciona e quais os principais pontos sobre a Teoria do Universo Espelhado.

O que é a Teoria do Universo Espelhado?

Por mais que esse nome possa causar um certo estranhamento para quem não está tão inserido no tema, acredite, você provavelmente tem uma vaga ideia do que é.

Ao longo da vida, muito provavelmente você já consumiu algum conteúdo cuja a história retrata as aventuras de um universo paralelo ao nosso. Sim, é bem coisa de filmes de ficção científica.

Esse tipo de trama – que já esteve presente em praticamente quase todas as mídias, indo desde  filmes, séries, livros e até mesmo histórias em quadrinhos – vem sendo bastante usada.

Afinal, não deixa de ser extremamente fascinante a teoria de que existe uma outra versão de nós em alguma outra dimensão e que, neste momento, essa versão secundária está vivendo a sua vida, que pode ou não ser igual a nossa.

É claro que essas tramas de versões de nós existindo em outros pontos do universo é bem mais fantasiosa e distante da realidade do que a verdade.

Essa ideia não condiz realmente com a teoria que vamos discutir sobre, mas é uma ótima forma de ilustrar o tema.

Mas e se essa teoria não fosse algo totalmente impossível?

A Teoria do Universo Espelhado consistiria em uma alteração ocorrida lá atrás, no instante em que ocorreu o Big Bang que deu origem ao nosso universo.

E essa teoria acredita que, diferente do que pensamos até então, o nosso universo seria apenas um dos universos que surgiram naquele instante.

E que, além do nosso, existiria um universo gêmeo, como se fosse um lado B da Terra. Loucura, né? E não para por aí!

Vem com a gente explorar um pouco mais essa teoria.

Os principais pontos da Teoria do Universo Espelhado

Por mais que essa teoria seja bastante ousada – e até meio fantasiosa se formos pensar bem – a Teoria do Universo Espelhado é algo que vem sendo estudada e os cosmólogos – área responsável pelo estudo na origem, estrutura e evolução do universo – já estão levantando os principais pontos dessa teoria tão ambiciosa.

A seguir, vamos falar um pouco sobre alguns dos pontos que já sabemos e tentar entender melhor em que ela consiste.

A publicação desta teoria

Como já mencionamos, assim como qualquer outra teoria que envolva o nosso universo, essa também possui seus defensores e estudiosos.

Tanto que, recentemente, a Teoria do Universo Espelhado ganhou a sua própria publicação em uma revista especializada em assuntos envolvendo o espaço e o universo.

Esse artigo foi publicado por um grupo do Perimeter Institute for Theoretical Physics, um instituto de pesquisa independente que se dedica a questões fundamentais da física teórica que fica localizado no Canadá.

As particularidades do universo criado por essa Teoria do Universo Espelhado

Como se não bastasse o estranhamento causado pela teoria de que existe um universo igual ao nosso em alguma outra realidade, as particularidades desse “antiuniverso” não param por aí.

Isso porque o uso da palavra espelho no título da teoria não teria sido a toa. 

Segundo os responsáveis por essa teoria, não só as coisas presentes neste universo paralelo se moveriam de maneira oposta, como até mesmo o tempo do local seria diferente do nosso, correndo no sentido contrário ao que estamos acostumados aqui na Terra.

Ou seja: é como se fosse realmente um universo espelhando o outro. Isso é, sem dúvida, extremamente fascinante e bizarro ao mesmo tempo.

Em quais pontos a Teoria do Universo Espelhado se baseia? 

De maneira geral, a Teoria do Universo Espelhado partiria de dois princípios bem populares: a física em si e o conceito de simetria.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o papel de cada um deles de maneira simples e resumida.

A física teria relação com o modelo padrão da física de partículas. Seguindo esse modelo, sempre que uma partícula surge, surge também uma outra partícula de antimatéria. 

Essa seria uma partícula idêntica a essa, mas com uma carga diferente.

Já a simetria sob a ótica da cosmologia, qualquer processo físico permanece o mesmo mesmo, mesmo se o tempo retroceder, o espaço ficar invertido ou se as partículas forem substituídas por antipartículas.

Levando em conta esses dois pontos, a Teoria do Universo Espelhado surgiu.

Como seria esse ‘antiuniverso’ criado pela Teoria do Universo Espelhado?

Diferente do que se pode imaginar, esse novo universo não seria algo independente. Muito pelo contrário. Se os pontos analisados pelos responsáveis por esse estudo estiverem certos, ambos os universos estão diretamente conectados o tempo todo, tal qual um espelho.

Portanto, diferente do que costuma ser retratado em filmes e séries – onde, em universos paralelos, as pessoas podem possuir vidas totalmente diferentes da nossa – esse outro universo seria apenas um reflexo do nosso.

Ou seja: se existir outras versões de nós nesse universo, eles não são independentes, estando diretamente conectados com a gente.

O meu ‘anti eu’, por exemplo, também está digitando um conteúdo em seu notebook lá no ‘antiuniverso’, assim como eu estou neste exato momento.

Conclusão

E aí, você já tinha ouvido falar dessa teoria? O que acha desse tipo de estudo?

A verdade é que, por mais que esse universo espelhado exista, seria praticamente impossível para nós descobrirmos, já que muito provavelmente não haveria meios de acessá-lo.

Agora cabe aos responsáveis realizarem estudos mais aprofundados para obter mais respostas sobre esse assunto.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para ler também Filmes tipo Efeito Borboleta : veja 5 opções similares

Escrito por Ivan