Você já parou para pensar como é o verão na Antártida?
Anúncios
Quando você escuta a palavra verão, qual a primeira coisa que te vem à cabeça?
Aposto que um dos primeiros pensamentos envolve itens como o sol, mar, piscina, uma cervejinha. Mas, acima de tudo, o primeiro pensamento é calor.
Afinal, sempre convivemos com verões que são marcados por altas temperaturas, né? Mas saiba que o conceito de verão é bem diferente em alguns lugares do mundo. E um deles é a Antártida.
Muito se fala sobre as baixas temperaturas e como o Pólo Norte é um lugar frio, mas poucos sabem ao certo sobre o que fica localizado no pólo oposto da Terra: a Antártida!
Anúncios
Como é o verão na Antártida? Qual será a temperatura máxima na Antártida durante a estação que, para a grande maioria dos países ao redor do mundo, é sinônimo de sol e calor?
Essas e outras curiosidades serão respondidas ao longo desse conteúdo! Aqui, você vai descobrir um pouco mais sobre um dos lugares mais frios que existem no nosso planeta!
O que é a Antártida?
Eu sei que essa pergunta pode parecer óbvia. Afinal, quem não sabe o que é a Antártida?
Mas saiba que essa não é uma questão tão óbvia assim.
Mas, esclarecendo essa questão, a Antártida – ou Antártica, como também é conhecida – fica localizada no Pólo Sul do planeta. E, o que muitos não sabem é que a Antártida é um dos continentes do mundo, com cerca de 14 milhões de km².
Desde que foi descoberta, a Antártida provoca bastante fascínio e curiosidade. Por ser tão distante e inacessível para a população, é como se a Antártida fizesse parte de um outro planeta.
10 segredos sobre como é o verão na Antártida
Assim como qualquer outro local do nosso planeta, a Antártida também passa pelas quatro estações do ano. A diferença é que, em função das baixíssimas temperaturas, existem algumas diferenças entre o nosso verão e o que eles consideram um verão.
A seguir, separamos 10 segredos e curiosidades sobre como é o verão na Antártida e como é passar um verão em um dos lugares mais frios do mundo.
A Antártida no verão
A temperatura média no verão no continente fica entre -4ºC e 10ºC. Já no inverno, a temperatura pode chegar a -60ºC. Recentemente, a temperatura por lá chegou a quase -90ºC.
Antártida ou deserto?
Pode até parecer loucura, mas você sabia que, apesar de ser toda coberta de gelo, a Antártida é tão – ou até mesmo mais – seca quanto os desertos de areia que conhecemos?
Isso acontece porque, devido às temperaturas constantemente baixas, não há calor suficiente para que ocorra evaporação e, consequentemente, a formação de nuvens.
Isso faz com que a umidade do ar da Antártida seja, de maneira geral, baixíssima!
As temperaturas da Antártida
Muito se fala sobre as baixíssimas temperaturas presentes no continente. Na Antártida, as temperaturas médias costumam ficar entre -30ºC e -65ºC nas regiões centrais do continente. Já nas zonas costeiras – que ficam próximas ao mar – as temperaturas costumam ficar em torno de -10ºC e -20ºC.
Essa diferença entre as temperaturas nas duas regiões se deve à influência das correntes marítimas. Mesmo assim, com uma temperatura dessa fica bem difícil animar para dar um mergulho nesse mar, né?
As duas estações do ano da Antártida
Diferente do restante do mundo, costuma-se dizer que a Antártida não possui quatro estações do ano, mas sim apenas duas: o inverno e o verão.
Isso porque, como não há nenhum tipo de vegetação no continente, e a primavera é uma estação representada pelo florescimento das flores e o outono representa o cair das flores, essas duas estações são desconsideradas.
É frio que não acaba mais!
Pode parecer mentira, mas o frio na Antártida vem se superando conforme os anos passam, fazendo com que seus recordes de temperaturas mais baixas do planeta venham sendo rompidos por ela mesma!
Alguns estudos recentes apontaram que a temperatura por lá alcançou quase -90ºC. O dado foi obtido diretamente da Estação Vostok, da Rússia. Não é à toa que a Antártida é conhecida como o ‘continente gelado’.
Um continente que cresce todo ano
Como já mencionado no texto, a Antártida tem cerca de 14 milhões de km². Mas isso é no ‘verão’. No inverno, com as temperaturas caindo ainda mais, o continente praticamente dobra de tamanho!
Isso acontece porque, com as baixas temperaturas, a faixa de mar congelada ao redor se estende, fazendo com que o continente fique ainda maior.
Quem vive na Antártida?
Mas será que as pessoas conseguem nascer e viver lá? E a resposta é, ao mesmo tempo, não e sim.
Não existem pessoas nascidas lá. Como você já deve estar imaginando, apesar de ser um continente bem grande, não existem pessoas nativas na Antártida.
Mas sim, existem pessoas vivendo lá nesse exato momento.Todos os habitantes que vivem lá atualmente são pesquisadores e cientistas que participam de diversos tipos de projetos e pesquisas sobre os mais diversos temas.
Frio nas alturas
Além de ser o continente mais gelado de todo o mundo, a Antártida também se destaca por mais um fato: é o continente mais elevado do planeta.
O coração da Antártida nada mais é do que um grande planalto que está a cerca de 2.500m acima do nível do mar. Essa altitude contribui diretamente para as baixas temperaturas.
Um grande reservatório de água doce
Essa vai ser uma surpresa para muita gente. A capa de gelo – que possui quase 3km de espessura – que cobre a Antártida representa cerca de 70% de toda a água doce disponível no mundo. Ou seja: a Antártida é um reservatório de água valiosíssimo para o futuro da humanidade.
A preocupação com o aquecimento global
Os ambientalistas de todo o mundo já se preocupam com o derretimento das geleiras antárticas que pode ser causado pelo aquecimento global. Como o continente é uma importante reserva de água doce, essa preocupação é bem justificável.
Um continente livre
Diferente de todos os outros países – que já foram colonizados em algum momento de sua história – a Antártida não tem ‘dono’. Apesar de gerar disputa entre diversos países para que o continente faça parte dos seus territórios, o continente segue sem proprietário nenhum.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também 10 dicas de documentários sobre o reino animal