Que tal dar um UP na sua alimentação e trazer mais saúde para o seu dia a dia? Confira com a gente os benefícios dos alimentos orgânicos para a nossa vida!
Anúncios
Muito se fala sobre a importância de adotarmos uma rotina de alimentação com mais frutas, verduras e legumes, né? Afinal, cada alimento possui vitaminas, minerais e tantos outros componentes que beneficiam a nossa saúde e nos ajudam a fugir de uma série de doenças.
No entanto, o que muita gente não fala é justamente sobre a preocupação que se deve ter em relação a procedência desses alimentos. Apesar de serem benéficos para a nossa saúde, existem muitos fatores para se levar em consideração na hora de escolher onde comprar esses alimentos. E um dos mais conhecidos é o uso de produtos agrotóxicos de forma irresponsável – e até mesmo ilegal – nas plantações que dão origem a esses alimentos.
E aí vem a pergunta: existe alguma forma de investir em uma alimentação mais saudável sem ter que se preocupar com a procedência ou os efeitos de agrotóxicos?
A resposta para essa pergunta são os alimentos orgânicos! E é sobre isso que vamos falar ao longo do texto de hoje! Aqui, vamos descobrir o que são esses alimentos e quais os benefícios de incluí-los na sua rotina de alimentação para garantir uma vida mais saudável!
O que são alimentos orgânicos?
Anúncios
Apesar de ser uma categoria de alimentos cada vez mais presente na nossa sociedade – ainda mais com o conceito de se alimentar melhor ganhando cada vez mais adeptos – os alimentos orgânicos ainda geram muitas dúvidas em quem ainda não está tão familiarizado com o tema.
Os alimentos orgânicos são produtos agrícolas que são cultivados e produzidos sem o uso de pesticidas sintéticos, herbicidas, fertilizantes químicos, organismos geneticamente modificados (OGMs) e radiações ionizantes. Em vez disso, a agricultura orgânica emprega métodos mais naturais e sustentáveis para cultivar e criar alimentos.
A produção de alimentos orgânicos geralmente envolve práticas como o uso de fertilizantes orgânicos, controle natural de pragas e práticas de manejo sustentável do solo.
Além disso, o conceito de alimentos orgânicos vai além de frutas, legumes e verduras. No caso de produtos de origem animal – como carne e laticínios – os animais são criados em condições mais próximas de seu ambiente natural, com acesso a pastagens e uma dieta orgânica.
Justamente por essas questões que os alimentos orgânicos são considerados mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis por muitas pessoas, uma vez que evitam a exposição a resíduos de pesticidas e promovem práticas agrícolas que são menos prejudiciais ao meio ambiente.
No entanto, eles podem ser mais caros do que os alimentos convencionais devido ao maior custo associado à produção orgânica.
Quais os principais benefícios de incluir alimentos orgânicos no seu dia a dia?
Agora que você já conhece melhor o que são os alimentos orgânicos, chegou a hora de ficarmos por dentro dos seus principais benefícios.
Menos exposição a resíduos químicos
Essa é a principal vantagem desse tipo de alimento.
Alimentos orgânicos são cultivados sem o uso de pesticidas sintéticos e herbicidas, o que ajuda a reduzir a exposição a resíduos químicos que podem estar presentes em alimentos convencionais.
Isso pode ser especialmente importante para pessoas que desejam evitar a ingestão de substâncias químicas potencialmente prejudiciais.
Mais nutrientes
Alguns estudos sugerem que alimentos orgânicos podem conter níveis ligeiramente mais altos de nutrientes, como antioxidantes, devido ao cultivo em solos mais ricos em nutrientes.
Apesar da diferença ser pequena e variar dependendo dos alimentos e das condições de cultivo, esse não deixa de ser um benefício desse tipo de alimento.
Sabor e aroma melhores
Você sabia que o sabor e o aroma de alimentos orgânicos tendem a ser melhores do que alimentos comuns?
Muitas pessoas defendem que alimentos orgânicos têm um sabor mais rico e um aroma mais intenso. Isso pode ser devido à ausência de produtos químicos sintéticos que podem mascarar ou alterar o sabor natural dos alimentos.
Melhor para o meio ambiente
Não é só a nossa saúde que é beneficiada pela prática. Consumir esse tipo de alimento também é benéfico para o meio ambiente.
A agricultura orgânica adota práticas mais sustentáveis, como a rotação de culturas, o uso de fertilizantes orgânicos e o controle de pragas naturais. Isso reduz a poluição da água, a erosão do solo e a degradação do meio ambiente em comparação com a agricultura convencional.
Bem-estar animal
Outra área da sociedade que pode ser impactada positivamente pela prática é a vida animal.
A produção de alimentos de origem animal orgânicos geralmente envolve condições mais humanas para os animais. Isso inclui acesso a pastagens, espaço para se mover e uma dieta orgânica que atende às necessidades naturais dos animais.
Tá curtindo a leitura? Então aproveite para ler também Benefícios do alho: descubra os poderes e benefícios
Mitos e verdades sobre alimentos orgânicos
Para finalizar, separamos alguns mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos para você saber mais sobre essa categoria!
Encontrar insetos no alimento é a prova de que ele é orgânico
MITO. Ver um inseto no meio das folhagens de um alimento não significa que ele é orgânico. O inseto em questão pode ter morrido justamente por causa do uso de inseticidas.
Alimentos orgânicos são mais nutritivos
VERDADE. Um solo bem nutrido e que não sofreu interferências químicas tendem a produzir alimentos com uma qualidade maior e com mais nutrientes.
Existem legumes e verduras orgânicos mesmo fora de época
MITO. As plantas possuem ciclos naturais, com períodos específicos de plantio e colheita. E quando estamos falando de agricultores orgânicos, a observação e o respeito por essas sazonalidades estão muito presentes.
Portanto, se você encontrar uma fruta, vegetal ou verdura fora de sua estação natural, é provável que tenham sido usados produtos químicos em sua produção.
Conclusão
Como deu para perceber ao longo do texto, investir nesse tipo de alimento pode ser algo benéfico para a sua saúde. Apesar dos alimentos orgânicos serem um pouco mais caros, vale a pena pagar um pouco mais para obter um produto melhor.
Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Como aumentar a imunidade? Confira 7 dicas que vão te ajudar