Você já parou para pensar sobre quais são as bruxas mais famosas da história?
Anúncios
Não é novidade para ninguém que a humanidade sempre se interessou pelas histórias envolvendo bruxas.
E, apesar desse fascínio, durante um longo período da história mundial, as bruxas – que durante muito tempo era o nome dado para mulheres que utilizavam o poder medicinal das plantas e da natureza – foram caçadas e condenadas.
Nesses casos, essas sociedades acreditavam que tais ‘poderes’ e conhecimentos tinham origem no ocultismo, fazendo com que a caça a essas mulheres fosse cada vez mais estimulada.
Pensando em toda essa perseguição e no peso que as histórias dessas mulheres têm para a história do mundo, tivemos a ideia de listar algumas das bruxas mais famosas da história e do mundo!
Anúncios
Ao longo do texto, você vai conhecer bruxas famosas que existiram e também as que ficaram famosas graças à cultura pop!
Conheça algumas das bruxas mais famosas da história
Marie Laveau, uma das bruxas mais famosas dos Estados Unidos
Para começar, vamos falar sobre uma das bruxas mais famosas dos Estados Unidos. Marie Laveau viveu entre 1782 e 1881 em Nova Orleans, Louisiana.
A cidade, que possui uma forte fama envolvendo temas místicos, foi o lar dela durante toda sua vida. E foi lá que, através de suas adivinhações e previsões do futuro que Marie Laveau ganhou o apelido de Rainha do Vodu.
Mas, apesar da sua fama, além das adivinhações, a história diz que Laveau ganhava a vida como cabeleireira.
Joan Wytte
Nascida em Bodmin, uma cidade da Inglaterra, Wytte foi uma famosa vidente e curandeira.
Graças ao seu temperamento forte e que, muitas vezes, resultava em brigas, Wytte ganhou o apelido de “Fada da Briga”.
E ainda por causa desse tipo de comportamento, muitas pessoas acreditavam que Wytte estava possuída por alguma força demoníaca.
Isso acontecia porque Wytte possuía uma força que chamava a atenção durante seus acessos de raiva.
Mima Renard
A representante brasileira da nossa lista de bruxas mais famosas do mundo, Mima viveu em São Paulo nos anos 1600.
Assim como as bruxas que foram caçadas em Salem, a história de Mima não teve um final feliz. Apesar de ter se casado, Mima acabou ficando viúva. E como não tinha como se sustentar, Renard passou a se prostituir.
Com o passar do tempo – e depois de várias denúncias de mexer com bruxaria – Renard acabou sendo condenada pela igreja a ser queimada vida em 1692
Helena Blavatsky
Outra mulher que conquistou o posto de uma das bruxas mais famosas da história foi a russa Helena Blavatsky.
Também conhecida como Madame Blavatsky, ela foi uma famosa escritora. Cofundadora da Sociedade Teosófica, a atuação de Blavatsky impactou bastante a sistematização dessa disciplina e de assuntos envolvendo o tema nos tempos modernos.
Além dos estudos nessa área, Blavatsky também ficou conhecida por possuir dons psíquicos. E foram esses dons que permitiram que ela fosse a autora de livros que abordavam temas como espiritismo e reencarnação.
Conheça algumas das bruxas mais famosas da cultura pop
E não é só na vida real que as bruxas mais famosas habitam. Muito pelo contrário.
De tempos em tempos surgem novas obras de ficção que possuem bruxas no papel principal – ou pelo menos em um papel de destaque.
Motivados por toda a aura de mistério que essas entidades possuem, diversos autores de projetos – sejam livros, filmes ou séries – acabam criando personagens que caem no gosto popular e se tornam grandes ícones da cultura pop!
E como estamos listando as bruxas mais famosas da história e do mundo, não poderíamos deixar de listar algumas dessas bruxas.
Elas mexeram com a cultura pop e conquistaram um lugar no hall da fama das bruxas. Confira 4 das bruxas mais famosas da ficção!
Dona Clotilde, a Bruxa do 71
Outra bruxa que é muito marcante e, assim como a Sabrina, fez parte da infância e adolescência de milhões de brasileiros é a Bruxa do 71.
Afinal, quem é que não lembra desse personagem tão icônico do seriado mexicano Chaves?
A personagem, interpretada pela atriz Angelines Fernández, pode até não ser necessariamente uma bruxa de verdade – apesar de todos os moradores da vila onde o seriado se passava teimem em chamá-la dessa forma.
Mas seria impossível criar essa lista sem colocar essa personagem tão emblemática.
Elvira: a Rainha das Trevas
Já que estamos falando de clássicos da televisão, que tal falarmos de outra que pode ser considerada uma das bruxas mais famosas do mundo – e por que não do submundo?
Estamos falando de Elvira: a Rainha das Trevas!
Interpretada pela atriz Cassandra Peterson, a personagem surgiu no final dos anos 80, mas fez tanto sucesso que é reverenciada até os dias de hoje!
E o principal fator que popularizou a personagem foi o seu estilo exuberante.
O look de Elvira contava com um decote bastante generoso, uma estética que fugia bastante do que as pessoas entendiam como bruxa na época.
Isso fez com que, além de conquistar o posto de uma das bruxas mais famosas da cultura pop, Elvira fosse considerada um dos maiores sex-symbols dos anos 90.
A Bruxa Má do Oeste
Uma das vilãs mais conhecidas da história do cinema, o Mágico de Oz nos apresentou uma das bruxas mais famosas da telonas e da literatura: a Bruxa Má do Oeste!
Conhecida como a antagonista da jovem Dorothy, a Bruxa Má do Oeste e seu fiel exército de macacos voadores se tornaram verdadeiros clássicos do cinema.
Com o plano de recuperar os sapatinhos de rubi que pertenceram à sua irmã – e que agora estavam com a jovem Dorothy – a Bruxa Má do Oeste não media esforços para conseguir o que queria.
Hermione Granger
E para encerrar nosso top 4, temos ela: uma das bruxas mais inteligentes de toda a saga Harry Potter.
Hermione pode até não ter sido a protagonista da saga, mas todo fã de Harry Potter sabe que ela foi extremamente importante para que o jovem bruxo continuasse vivo.
Sendo a melhor amiga do protagonista – junto com o atrapalhado Rony Weasley – Hermione foi a responsável por salvar o trio de inúmeros perigos mortais ao longo dos 7 livros.
Não é à toa que ela conquistou o seu posto no top 4 de bruxas mais famosas do mundo.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Séries de bruxas: conheça 5 para maratonar além de Sabrina, a feiticeira