As cidades mais velhas do mundo: conheça 4 delas

Que o nosso planeta é um lugar pra lá de antigo todo mundo sabe. Mas quais serão as cidades mais velhas do mundo?

Anúncios

Estima-se que a humanidade em si existe a milhões de anos. Mas como nossos ancestrais tinham comportamentos nômades – que não paravam em um só lugar, vivendo sempre mudando de um lugar para o outro.

Demorou-se um pouco para que eles começassem a viver em bandos maiores e, consequentemente, formando pequenas sociedades.

Foi a partir do momento em que eles começaram a se organizar e, tempos depois, começaram a surgir as primeiras cidades do mundo.

Mas quais serão as cidades mais velhas do mundo? É o que vamos descobrir aqui hoje!

Anúncios

Nesse conteúdo, vamos realizar uma viagem histórica para conhecer algumas das cidades mais velhas do mundo e entender um pouco sobre suas histórias!

As 4 cidades mais velhas do mundo

Durante todo o tempo que existe, o nosso planeta passou por inúmeras mudanças. E junto com essas mudanças, cidades e sociedades inteiras surgiram e também desapareceram.

Mas algumas cidades que surgiram a milhares de anos atrás conseguiram resistir à ação do tempo e, mesmo após passar por diversas situações difíceis, seguem firmes e fortes, ajudando a contar um pouco sobre a história do nosso planeta.

Por isso, nada mais justo do que falarmos sobre elas nesse conteúdo!

A partir de agora, você vai conhecer 7 das cidades mais velhas do mundo!

As cidades mais velha do mundo
Jericó, Cisjordânia– desde 9000 a.C

As cidades mais velhas do mundo: conheça 4 delas | Reprodução: Internet

Dessa vez, vamos fazer um pouco diferente e começar pela cidade mais antiga da nossa lista. Jericó, uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, é considerada até o momento, a cidade mais velha do mundo.

Estimativas apontam que os primeiros habitantes dessa região chegaram até o local por volta de 9600 e 9000 a.C.

Apesar de estar localizada em um ponto relativamente vantajoso para estabelecer moradia – já que a cidade está situada às margens do Rio Jordão, o passado de Jericó foi bastante conturbado.

A cidade já passou por diversas fases ao longo da sua história: já foi povoada, destruída, abandonada e, posteriormente, repovoada de novo. Esse ciclo ocorreu diversas vezes nesses quase 10 mil anos de existência.

A cidade também ficou conhecida pelo mundo todo por estar presente em passagens da bíblia cristã, mais precisamente no Velho Testamento.

Atualmente, cerca de 20 mil pessoas vivem na região e, desde 1994, a cidade está sob a administração da Autoridade Nacional Palestina.

Damasco, Síria – desde 6300 a.C

As cidades mais velhas do mundo: conheça 4 delas | Reprodução: Internet

Outra cidade que também é bem antiga e fica relativamente próxima de Jericó é Damasco. Localizada na Síria, a cidade sempre se destacou em virtude de sua localização privilegiada.

Ao mesmo tempo que Damasco está localizada a 80 km do Mar Mediterrâneo, a cidade também está bem próxima do rio Eufrates. 

Essa localização – considerada privilegiada durante boa parte da história – acabou tornando a cidade parte de uma das rotas comerciais entre Oriente e Ocidente.

Sendo uma das cidades mais velhas do mundo, Damasco se viu envolvida em uma polêmica que dura até hoje. 

Segundo diversos antropólogos e historiadores do mundo todo que já atuaram na área de pesquisa nessa cidade acreditam que, na verdade, Damasco é a cidade mais velha do mundo, e não Jericó.

Segundo os pesquisadores que defendem essa ideia, a cidade começou a ser habitada por volta de 10.000 a.C, tornando-a mais antiga do que Jericó. 

Mas, apesar de haver quem defenda essa teoria, a comunidade científica nunca chegou a um veredito sobre o assunto, fazendo com que Jericó siga no posto de cidade mais velha do mundo.

Atualmente, cerca de 1,7 milhões de pessoas vivem na cidade.

Biblos, Líbano – desde 5000 a.C

Apesar de não ser considerada a primeira nem a segunda cidade mais antiga do mundo, Biblos, no Líbano, carrega um feito bastante importante.

Isso porque, segundo pesquisadores que estudaram a cidade, ela pode ser considerada a cidade mais velha que, desde a sua criação, foi habitada por mais tempo de maneira ininterrupta.

Diferente de Jericó, por exemplo, que enfrentou diversos tipos de conflitos ao longo da história e acabou sendo destruída e, posteriormente, repovoada.

Toda a trajetória vivida pela cidade chama bastante a atenção. Biblos foi criada pelos fenícios, mas já foi dominada por árabes, europeus e terminou fazendo parte do Império Turco-Otomano.

Uma curiosidade em relação ao seu nome também chama bastante a atenção. A cidade recebeu esse nome por causa da venda de papiro egípcio no local. 

Isso fez com que o termo byblos passasse a significar “papiro”. E isso, posteriormente, foi o que deu origem a palavras que usamos até hoje, como biblioteca e bíblia.

Xian, China – 4000 a.C

A única cidade chinesa na nossa lista, Xian foi a capital da dinastia Qin. Historicamente falando, Xian foi de extrema importância para o surgimento das bases que, posteriormente, vieram a se tornar o império chinês.

Localizada nas proximidades da chamada Rota da Seda, a cidade também ficou conhecida no mundo todo por um motivo que é bem interessante.

Você já deve ter visto imagens de esculturas de um exército chinês feitas de um material semelhante a barro. 

Eles ficaram mundialmente conhecidos como o Exército de Terracota e também são frutos da dinastia Qin.

Graças a um novo gás que a economia chinesa tomou em meados da década de 90, Xian também soube tirar proveito dessa guinada e, desde então, ressurgiu como uma figura importante em áreas como cultura, educação e indústria.

Isso fez com que a cidade também recebesse investimentos para pesquisa em diversas áreas.

Conclusão

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre algumas das cidades mais velhas do mundo?

Vale lembrar que, além dessas, existem outras centenas de cidades ao redor do mundo que possuem milhares de anos.

Resolvemos listar somente algumas aqui, mas o que não faltam são cidades históricas e que, apesar de todas as adversidades que passaram ao longo de suas existências, seguem de pé e, em grande parte dos casos, abrigando pessoas.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também A história do Nordeste do Brasil: conheça 8 curiosidades

Escrito por Ivan