As principais frases de Bauman sobre consumismo

Vem conhecer algumas das principais frases de Bauman sobre o consumismo!

Anúncios


O consumismo é um estilo de vida que está presente na vida de todos nós. E Bauman não só sabia, como entendia bastante sobre os efeitos do consumismo na nossa vida.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo. Aqui, você vai conhecer mais sobre a vida e as obras de Zygmunt Bauman e conhecer as principais frases de Bauman sobre consumismo.

Quem foi Zygmunt Bauman?

as principais frases de bauman sobre o consumismo
As principais frases de Bauman sobre consumismo | Reprodução: Interne

Antes de entrarmos nos ensinamentos e nas principais frases de Bauman sobre o consumismo, acreditamos que seria interessante contextualizar todos sobre quem foi ele.

Zygmunt Bauman foi um importantíssimo sociólogo e filósofo polonês que atuou durante grande parte do século passado e até o início desse século.

Nascido na Polônia, em novembro de 1925, Bauman era de uma família judia. 

Anúncios


Isso fez com, em meados de 1939, ele e seus familiares tivessem que fugir para a União Soviética para escapar do cerco nazista que Adolf Hitler estava impondo sobre a Polônia naquele período.

Apesar dessa fuga da guerra, Bauman serviu na divisão polonesa durante a 2ª Guerra Mundial, chegando até mesmo a ser condecorado.

Após esse período envolvendo o conflito mundial, Bauman estudou filosofia e sociologia em Varsóvia, na Polônia. Mas ele acabou sendo afastado por ler livros e artigos que, na época, eram censurados.

E foi por ser um crítico do autoritarismo soviético na época, Bauman se mudou para a Inglaterra. Lá, ele se tornou professor na Universidade de Leeds.

Entre os principais ensinamentos e conceitos ensinados por Bauman, um dos que mais se destacou foi o conceito de “Modernidade Líquida”. 

Através dele, Bauman explicava como todos nós – como sociedade em geral – processamos as nossas relações sociais atualmente.

Anúncios


Esse estudo é utilizado até hoje por mestres e professores que lecionam em diversos cursos acadêmicos, como Publicidade e Jornalismo.

Depois de um longo período de contribuição para a literatura, Zygmunt Bauman veio a falecer em janeiro de 2017, aos 91 anos.

Mas, apesar de já não estar mais entre nós, todos os ensinamentos e obras do sociólogo ainda farão parte de diversas gerações no futuro.

Antes de conhecer as frases de Bauman sobre consumismo, explora um pouco mais as principais obras de Bauman

Além do conceito de modernidade líquida que citamos no tópico anterior, boa parte das obras de Zygmunt Bauman seguiam um caminho semelhante.

A seguir, separamos os principais títulos para que você possa entender melhor qual era o perfil do sociólogo antes de entrarmos nas principais frases de Bauman sobre o consumismo.

Modernidade Líquida | Frases de Bauman sobre consumismo

Vivemos em um período marcado pela modernidade líquida. E entre as suas principais características estão a leveza e a fluidez, bem diferente do período anterior. 

E claro que isso não passou despercebido pelos estudos de Bauman. Nessa obra, ele  esclarece como a transição de uma a outra afetou a nossa vivência e o funcionamento da sociedade. 

E é essa linha de pensamento que nos auxilia a repensar alguns dos conceitos da nossa experiência individual e coletiva. 

Amor Líquido | Frases de Bauman sobre consumismo

Nessa obra, Bauman investiga a forma como nossas relações tornam-se cada vez mais “flexíveis” e como isso acaba causando níveis de insegurança maiores em toda a sociedade de maneira geral.

Entre os principais pontos que Bauman aborda neste livro, um deles é a prioridade aos relacionamentos em redes virtuais e como cada uma delas pode ser tecida ou desfeita com a mesma facilidade. 

E segundo ele, isso nos afeta diretamente, fazendo com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. 

De maneira geral, esse livro funciona como uma espécie de alerta sobre como afetam nossas relações, sejam amorosas, familiares ou até mesmo a maneira como tratamos as pessoas. 

Medo Líquido | Frases de Bauman sobre consumismo

Já nesse livro, a abordagem de Bauman segue o mesmo caminho, mas o tema central dessa vez é o medo – ou os medos – comuns durante esse período de modernidade líquida.

Como todo mundo sabe, o medo e a ansiedade – independente da razão – estão cada vez mais presentes na nossa rotina. Seja medo da violência, do desemprego, da solidão, da morte, e por aí vai.

E todos eles influenciam diretamente a forma como levamos a nossa vida. E Bauman aborda muito bem isso nessa obra.

Nascidos em Tempos Líquidos | Frases de Bauman sobre consumismo

Em um formato um pouco diferente, Nascidos em Tempos Líquidos mostra um diálogo com um jovem jornalista italiano. 

Essa obra oferece uma reflexão sobre as duas gerações e como a sociedade líquida acompanhou o crescimento de cada um deles, desde o berço até a idade adulta, quando ambos são mais incluídos na sociedade de maneira geral.

E o mais interessante é que diversos assuntos são colocados em pauta durante esse diálogo. Entre eles, estão: tatuagens, internet, dinâmicas e comportamentos sexuais e amorosos, cirurgias plásticas, bullying e tudo isso tendo o mesmo plano de fundo: as mídias sociais.

E aqui, o aspecto sobre as relações humanas – em relação aos laços humanos que desenvolvemos – também são abordados, sendo um ponto muito importante no desenvolvimento da obra.

Quais as principais frases de Bauman sobre consumismo?

Agora que você já está mais por dentro de algumas das principais obras do autor, chegou a hora de conhecermos as principais frases de Bauman sobre consumismo. 

“O consumismo de hoje, porém, não diz mais respeito à satisfação das necessidades – nem mesmo as mais sublimes, distantes (alguns diriam, não muito corretamente, ‘artificiais’,’inventadas’,’derivativas’) necessidades de identificação ou a auto-segurança quanto à ‘adequação’.”

“Não se pode escapar do consumo: faz parte do seu metabolismo! O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo… Desde o paleolítico os humanos perseguem a felicidade… Mas os desejos são infinitos. As relações humanas são sequestradas por essa mania de apropriar-se do máximo possível de coisas.”

“Numa sociedade marcada pela agitação, pela ansiedade e acima de tudo pela incapacidade de obter uma experiência profunda de felicidade e bem-estar, a disposição consumista desponta como uma forma compensatória do indivíduo vir a obter um razoável nível de prazer em sua vida cotidiana.”

Conclusão

E aí? Você já conhecia a obra de e as frases de Bauman sobre consumismo?
Deu para perceber que, mesmo sendo escritos a muito tempo, os livros e ideias de Bauman seguem muito atuais e se encaixam perfeitamente ao momento que vivemos e que, pelo jeito, ainda viveremos por muitos anos!

Gostou desse conteúdo? Então aproveite a oportunidade e leia também Quais são os livros de poesia mais vendidos no Brasil?

Escrito por Ivan

Anúncios