Frases de Bauman: as principais sobre o consumismo

Vem conhecer algumas das principais frases de Bauman sobre o consumismo!

Anúncios

O consumismo é um estilo de vida que está presente na vida de todos nós. E Bauman não só sabia, como entendia bastante sobre os efeitos do consumismo na nossa vida.

Pensando nisso, criamos esse conteúdo. Aqui, você vai conhecer mais sobre a vida e as obras de Zygmunt Bauman e conhecer as principais frases de Bauman sobre consumismo.

Quem foi Zygmunt Bauman?

as principais frases de bauman sobre o consumismo
As principais frases de Bauman sobre consumismo | Reprodução: Interne

Antes de entrarmos nos ensinamentos e nas principais frases de Bauman sobre o consumismo, acreditamos que seria interessante contextualizar todos sobre quem foi ele.

Zygmunt Bauman foi um importantíssimo sociólogo e filósofo polonês que atuou durante grande parte do século passado e até o início desse século.

Anúncios

Nascido na Polônia, em novembro de 1925, Bauman era de uma família judia. 

Isso fez com, em meados de 1939, ele e seus familiares tivessem que fugir para a União Soviética para escapar do cerco nazista que Adolf Hitler estava impondo sobre a Polônia naquele período.

Apesar dessa fuga da guerra, Bauman serviu na divisão polonesa durante a 2ª Guerra Mundial, chegando até mesmo a ser condecorado.

Após esse período envolvendo o conflito mundial, Bauman estudou filosofia e sociologia em Varsóvia, na Polônia. Mas ele acabou sendo afastado por ler livros e artigos que, na época, eram censurados.

E foi por ser um crítico do autoritarismo soviético na época, Bauman se mudou para a Inglaterra. Lá, ele se tornou professor na Universidade de Leeds.

Entre os principais ensinamentos e conceitos ensinados por Bauman, um dos que mais se destacou foi o conceito de “Modernidade Líquida”. 

Através dele, Bauman explicava como todos nós – como sociedade em geral – processamos as nossas relações sociais atualmente.

Esse estudo é utilizado até hoje por mestres e professores que lecionam em diversos cursos acadêmicos, como Publicidade e Jornalismo.

Depois de um longo período de contribuição para a literatura, Zygmunt Bauman veio a falecer em janeiro de 2017, aos 91 anos.

Mas, apesar de já não estar mais entre nós, todos os ensinamentos e obras do sociólogo ainda farão parte de diversas gerações no futuro.

Antes de conhecer as frases de Bauman sobre consumismo, explora um pouco mais as principais obras de Bauman

Além do conceito de modernidade líquida que citamos no tópico anterior, boa parte das obras de Zygmunt Bauman seguiam um caminho semelhante.

A seguir, separamos os principais títulos para que você possa entender melhor qual era o perfil do sociólogo antes de entrarmos nas principais frases de Bauman sobre o consumismo.

Modernidade Líquida | Frases de Bauman sobre consumismo

Vivemos em um período marcado pela modernidade líquida. E entre as suas principais características estão a leveza e a fluidez, bem diferente do período anterior. 

E claro que isso não passou despercebido pelos estudos de Bauman. Nessa obra, ele  esclarece como a transição de uma a outra afetou a nossa vivência e o funcionamento da sociedade. 

E é essa linha de pensamento que nos auxilia a repensar alguns dos conceitos da nossa experiência individual e coletiva. 

Amor Líquido | Frases de Bauman sobre consumismo

Nessa obra, Bauman investiga a forma como nossas relações tornam-se cada vez mais “flexíveis” e como isso acaba causando níveis de insegurança maiores em toda a sociedade de maneira geral.

Entre os principais pontos que Bauman aborda neste livro, um deles é a prioridade aos relacionamentos em redes virtuais e como cada uma delas pode ser tecida ou desfeita com a mesma facilidade. 

E segundo ele, isso nos afeta diretamente, fazendo com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. 

De maneira geral, esse livro funciona como uma espécie de alerta sobre como afetam nossas relações, sejam amorosas, familiares ou até mesmo a maneira como tratamos as pessoas. 

Medo Líquido | Frases de Bauman sobre consumismo

Já nesse livro, a abordagem de Bauman segue o mesmo caminho, mas o tema central dessa vez é o medo – ou os medos – comuns durante esse período de modernidade líquida.

Como todo mundo sabe, o medo e a ansiedade – independente da razão – estão cada vez mais presentes na nossa rotina. Seja medo da violência, do desemprego, da solidão, da morte, e por aí vai.

E todos eles influenciam diretamente a forma como levamos a nossa vida. E Bauman aborda muito bem isso nessa obra.

Nascidos em Tempos Líquidos | Frases de Bauman sobre consumismo

Em um formato um pouco diferente, Nascidos em Tempos Líquidos mostra um diálogo com um jovem jornalista italiano. 

Essa obra oferece uma reflexão sobre as duas gerações e como a sociedade líquida acompanhou o crescimento de cada um deles, desde o berço até a idade adulta, quando ambos são mais incluídos na sociedade de maneira geral.

E o mais interessante é que diversos assuntos são colocados em pauta durante esse diálogo. Entre eles, estão: tatuagens, internet, dinâmicas e comportamentos sexuais e amorosos, cirurgias plásticas, bullying e tudo isso tendo o mesmo plano de fundo: as mídias sociais.

E aqui, o aspecto sobre as relações humanas – em relação aos laços humanos que desenvolvemos – também são abordados, sendo um ponto muito importante no desenvolvimento da obra.

Quais as principais frases de Bauman sobre consumismo?

Agora que você já está mais por dentro de algumas das principais obras do autor, chegou a hora de conhecermos as principais frases de Bauman sobre consumismo. 

“O consumismo de hoje, porém, não diz mais respeito à satisfação das necessidades – nem mesmo as mais sublimes, distantes (alguns diriam, não muito corretamente, ‘artificiais’,’inventadas’,’derivativas’) necessidades de identificação ou a auto-segurança quanto à ‘adequação’.”

“Não se pode escapar do consumo: faz parte do seu metabolismo! O problema não é consumir; é o desejo insaciável de continuar consumindo… Desde o paleolítico os humanos perseguem a felicidade… Mas os desejos são infinitos. As relações humanas são sequestradas por essa mania de apropriar-se do máximo possível de coisas.”

“Numa sociedade marcada pela agitação, pela ansiedade e acima de tudo pela incapacidade de obter uma experiência profunda de felicidade e bem-estar, a disposição consumista desponta como uma forma compensatória do indivíduo vir a obter um razoável nível de prazer em sua vida cotidiana.”

O que defende Bauman?

Como já comentamos aqui no texto, os ensinamentos deixados por Bauman são de extrema importância para diversas áreas da nossa sociedade.

Mas apesar de toda essa importância, muita gente que não está tão familiarizada com o pensador pode não saber muito bem o que ele defende através de suas ideias.

Pode-se dizer que o pensamento de Bauman é um tanto eclético.

Para que pudesse teorizar sobre todos os temas – como a vida atual e levantar reflexões sobre a sociedade de consumo que estamos inseridos e relações afetivas – Bauman utilizou diversas áreas de conhecimento.

E isso fez com que ele tivesse a liquidez das nossas relações sociais contemporâneas como um dos pontos mais defendidos em suas obras.

Bauman – diferente de diversos outros autores – não acreditava que a Modernidade havia acabado, mas que ela estava passando por uma transição e tinha acabado de entrar em uma nova fase. 

E a comparação com os líquidos é a melhor maneira de definir essas mudanças. Ambas não possuem formas definidas e passam por mudanças constantes.

Quais os 4 temas que Bauman aborda em modernidade líquida?

Para ilustrar de maneira efetiva todo o conceito de modernidade líquida defendida através dos seus pensamentos, Bauman elegeu as palavras ‘fluidez’ e ‘liquidez’ como os principais termos para definir essa ideia.

E foi a partir dessa constatação que Bauman analisou 4 categorias afetadas por essa liquidez, que são: emancipação, individualidade, tempo/espaço e trabalho/comunidade. 

Como colocar Bauman na redação?

Quem aí já passou por algum tipo de concurso ou prova que envolvia o desenvolvimento de uma redação, sabe que é sempre bom ter um pensador importante ‘na manga’ para poder usar nessas situações, né?

E para quem quer um pensador que impactou positivamente a sociedade, Bauman é uma ótima opção. 

Por isso, decidimos alguns pontos interessantes para te ajudar a descobrir como colocar Bauman na redação e mandar bem nessa área na hora de realizar a sua prova.

Em situações onde o tema seja as relações humanas – e como elas se desenvolvem – mudanças sociais, o consumismo em si e até mesmo a exploração do meio ambiente e como o consumo desenfreado é nocivo para essa questão são alguns dos temas onde os pensamentos do filósofo se encaixam muito bem!

Frases de Bauman sobre solidão

Seguindo as linhas de pensamento seguidas por Bauman sobre a forma como nos relacionamos e os sentimentos que fazem parte da nossa vida, também achamos necessário destacar outro ponto que sempre esteve presente nos ensinamentos do pensador.

Além do amor, outro ponto que também faz parte da nossa vida em algum momento da nossa trajetória – e que também está diretamente ligado a maneira que nos relacionamos com as pessoas é a solidão.

E pensando sob esse ponto de vista, Bauman também teve frases relacionadas à solidão. E neste tópico, elencamos algumas das principais frases de Bauman sobre solidão.

“As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.”

Em um primeiro momento, muita gente pode achar estranha a conexão entre essa frase e o tema solidão. Mas de certa maneira há sim uma relação entre esses dois pontos.

Inclusive, isso mostra que Bauman foi extremamente visionário nessa colocação.

Como todo mundo sabe, as redes sociais estão dominando cada vez mais a nossa geração, né? Mas ao mesmo tempo que o principal objetivo dessas redes sociais – como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok – seja manter os seus usuários cada vez mais conectados, elas podem se tornar verdadeiras armadilhas caso não se tome o devido cuidado.

Isso porque, o uso em excesso dessas redes sociais pode acabar nos fazendo ‘reféns’ do seu uso. E que, nessas situações, elas podem afetar negativamente a nossa vida, ameaçando aspectos que vão desde a nossa produtividade até a nossa saúde mental.

E o principal objetivo de Bauman com essa frase é alertar sobre a falta de diálogos que falam sobre esse ponto negativo das redes sociais, mesmo elas estando cada vez mais presentes na nossa vida.

Mas felizmente esse cenário vem mudando cada vez mais e a influência das redes sociais na nossa saúde mental vem sendo cada vez mais discutida, permitindo que as pessoas prestem mais atenção nesse ponto.

“A solidão produz insegurança — mas o relacionamento não parece fazer outra coisa. Numa relação, você pode sentir-se tão inseguro quanto sem ela, ou até pior. Só mudam os nomes que você dá à ansiedade.”

Essa é uma daquelas frases que mostram perfeitamente a relação da modernidade líquida que Bauman tanto defende e a solidão.

Diferente do que muita gente pode pensar, estar em um relacionamento não impede que o ser humano enfrente momentos de solidão e insegurança ao longo da sua vida.

Muito pelo contrário. Dependendo da relação que a pessoa está vivendo, os momentos de solidão podem ser tão constantes quanto seriam se essa pessoa não estivesse nessa relação.

Ou seja: essas relações estão longe de serem escudos que afastam a solidão e a insegurança. E é preciso ter em mente essa ideia para que possamos viver relacionamentos mais saudáveis.

“Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.”

Já a terceira e última frase de Bauman sobre solidão pode ser facilmente relacionada à primeira frase deste tópico, já que ela também faz um paralelo entre a solidão e as redes sociais.

Como já comentamos, com as redes sociais, todos nós estamos cada vez mais conectados entre nós. Mas essa conexão não indica que nós estamos sempre próximos. Muito pelo contrário.

Isso porque, ao mesmo tempo que estamos sempre conectados através dos nossos celulares e computadores, estamos nos distanciando e enfrentando cada vez mais momentos de solidão causados por esse excesso de tecnologias e conexão.

Portanto, podemos facilmente dizer que essa é uma das frases mais assertivas e significativas de Bauman sobre a humanidade.

Frases de Bauman sobre amor

Agora chega de falar de solidão e assuntos que deixam a gente para baixo, né? 

Vamos explorar um pouco mais os pensamentos de Bauman sobre o amor!

Justamente por ser um pensador que representou tantos temas diferentes mas que, ao mesmo tempo, tinha a relação como fio condutor para os seus pensamentos, Bauman sempre teve ensinamentos voltados para o amor!

E aqui, nós vamos listar algumas das melhores frases de Bauman sobre amor!

“Amar é contribuir para o mundo, cada contribuição sendo o traço vivo do eu que ama. No amor, o eu é, pedaço por pedaço, transplantado para o mundo.”

Pode até parecer meio piegas o que vou dizer agora, mas a verdade é que o nosso amor deixa marcas no mundo. E Bauman sabe bem disso!

Nessa frase sobre amor, ele quis pontuar que o amor que sentimos ao longo da nossa vida é uma maneira de contribuir para tornar o mundo um lugar um pouquinho melhor.

E mesmo que, em nível de comparação com tudo o que acontece no mundo, seja uma contribuição relativamente pequena, cada uma dessas contribuições ajudam a melhorar o mundo ao nosso redor. 

E isso faz a diferença!

“Sem humildade e coragem não há amor. Essas duas qualidades são exigidas, em escalas enormes e contínuas, quando se ingressa numa terra inexplorada e não-mapeada. E é a esse território que o amor conduz ao se instalar entre dois ou mais seres humanos.”

Se existe uma terra mais inexplorada e desconhecida que o amor, o ser humano desconhece. E essa frase de Bauman sobre o amor expressa bem esse conceito.

E ao mesmo tempo que ele estabelece essa comparação entre um novo amor e uma terra totalmente inexplorada, ele também ressalta a importância de duas qualidades que, na maioria das vezes, não costumam ser associadas ao amor. 

Mas que, segundo Bauman, são essencial para que haja amor! 

“Não se pode aprender a amar, tal como não se pode aprender a morrer (…) chegado o momento, o amor e a morte atacarão – mas não se tem a mínima ideia de quando isso acontecerá. Quando acontecer, vai pegar você desprevenido.”

Para os mais desavisados e que ainda não estão tão familiarizados com os pensamentos seguidos por Zygmunt Bauman, essa comparação entre o amor e a morte pode até mesmo soar algo meio mórbido. 

Mas não é bem assim que essa frase funciona.

Nessa frase, Bauman quis justamente criar uma relação entre dois temas que são completamente distintos. E pode-se dizer que, sob essa ótica, essa relação faz sentido.

Afinal, assim como a morte, o amor é algo que – na maioria das vezes – é totalmente inesperado e nos pega totalmente desprevenidos. A diferença entre o amor e a morte é a maneira que eles nos afetam e os efeitos que essa mudança repentina na nossa vida proporciona.

Mas de qualquer forma, nunca estamos preparados para nenhuma dessas ocasiões.

Frases de Bauman sobre educação 

Além dos temas que já mencionamos aqui, Bauman também possui pensamentos bem claros sobre a importância da educação.

A seguir, listamos duas frases que nos ajudam a entender um pouco mais a visão do pensador sobre a educação.

“As desigualdades sempre existiram, mas de vários séculos para cá se acreditou que a educação podia restabelecer a igualdade de oportunidades. Agora, 51% dos jovens diplomados estão desempregados e aqueles que têm trabalho têm empregos muito abaixo das suas qualificações. As grandes mudanças na história nunca vieram dos pobres, mas da frustração das pessoas com grandes expectativas que nunca se cumpriram.”

Apesar da educação ainda ser a melhor forma de alcançar oportunidades e mudar de vida, essa frase de Bauman mostrou que chegamos a um ponto que esse já não basta para que possamos alcançar essas metas, deixando as pessoas mais desesperançosas sobre o papel da educação na sociedade.

E, por mais que haja recortes que fogem desse pensamento de Bauman, esse apontamento não deixa de ser uma verdade e que, hoje em dia, um diploma já não é mais uma garantia de uma vida bem sucedida se não há oportunidades.

“Precisamos da educação ao longo da vida para termos escolha. Mas precisamos dela ainda mais para preservar as condições que tornam essa escolha possível e as colocam ao nosso alcance.”

Nessa frase, podemos observar um pouco da importância que Bauman dava para a educação e que, segundo ele, ela se faz cada vez mais presente através de um ciclo constante, possibilitando que as nossas escolhas de vida estejam ao nosso alcanse.

Frases de Bauman sobre modernidade líquida

E para encerrar esse material, reunimos algumas frases de Bauman sobre modernidade líquida, um conceito que foi defendido por ele durante toda a sua vida. 

Inclusive, pode-se dizer que esse conceito foi uma das principais bases para todas as obras criadas por ele!

“Tudo é mais fácil na vida virtual, mas perdemos a arte das relações sociais e da amizade.”

Todo mundo sabe que as famosas amizades virtuais estão mais fortes do que nunca. É difícil encontrar quem não tenha pelo menos um amigo virtual.

E mesmo sendo uma ótima maneira de nos conectarmos com as pessoas que estão longe, essa facilidade em se conectar também está fazendo com que o ser humano comece a dar os primeiros sinais da perda da habilidade de desenvolver relações sociais em determinados ambientes.

“O velho limite sagrado entre o horário de trabalho e o tempo pessoal desapareceu. Estamos permanentemente disponíveis, sempre no posto de trabalho.”

Em tempos pós pandemia – onde o home office se tornou a principal forma de trabalhar – a dinâmica de trabalho mudou bastante.

E analisando essa frase, podemos perceber que Bauman já havia cantado essa bola. E com os efeitos da pandemia, isso se intensificou.

Agora, o limite entre o horário de descanso e o horário de trabalho está desaparecendo cada vez mais rápido.

Conclusão

E aí? Você já conhecia a obra de e as frases de Bauman sobre consumismo?
Deu para perceber que, mesmo sendo escritos a muito tempo, os livros e ideias de Bauman seguem muito atuais e se encaixam perfeitamente ao momento que vivemos e que, pelo jeito, ainda viveremos por muitos anos!

Gostou desse conteúdo? Então aproveite a oportunidade e leia também Quais são os livros de poesia mais vendidos no Brasil?

Escrito por Ivan