Como fazer uma horta em casa? 5 dicas práticas

Quem aí já pensou em como fazer uma horta em casa?

Anúncios

Pode até não parecer, mas esse movimento está se tornando cada vez mais comum do que pensamos.

A cada ano que passa, mais e mais pessoas estão iniciando suas próprias hortas em casa e plantando os mais diversos tipos de verduras e legumes. 

Se você é uma daquelas pessoas que até tem essa vontade, mas não sabe ao certo como iniciar esse tipo de projeto, esse conteúdo foi feito exatamente para você!

Nele, reunimos algumas dicas práticas e, ao mesmo tempo, essenciais sobre como fazer uma horta em casa e conseguir desfrutar dela na sua alimentação.

Os benefícios de ter uma horta em casa

Anúncios

Muito se fala sobre a importância de ter uma alimentação mais saudável. Mas o que muita gente não sabe é que esse estilo de vida fica ainda mais fácil quando você tem uma horta em casa! 

Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que tem uma horta em casa, né? E por mais que possa parecer uma tarefa difícil manter esse tipo de projeto, saiba que o esforço vale a pena!

Isso porque esse tipo de instalação em casa é algo que é extremamente benéfico para nós de diversas maneiras. 

Por isso, para ajudar a te convencer a tomar a decisão de iniciar uma horta em casa, reunimos alguns dos principais benefícios de ter uma horta para chamar de sua!

Possibilita uma alimentação mais saudável

Esse é, com certeza, o principal benefício de ter uma horta em casa.

Ao conseguir consumir alimentos que são plantados e colhidos por você mesmo, a sua alimentação tende a se tornar muito mais saudável!

Além disso, outro fator que garante que ter uma horta em casa é o caminho certo para você é saber exatamente a procedência do alimento que você está colocando no seu prato.

Isso porque, um dos principais problemas em comprar frutas, verduras e legumes em hortifrutis e supermercados é a presença excessiva de agrotóxicos e tantas outras substâncias que são utilizadas nos cultivos desses alimentos.

Como esses produtos que acabam sendo vendidos nesses estabelecimentos são plantados em grande escala, os agricultores responsáveis fazem uso de pesticidas e outros agrotóxicos para inibir a presença de pragas.

Mas, além de afastar as pragas, essas substâncias podem ser muito prejudiciais para a nossa saúde. 

Por isso, ter uma horta em casa e poder se alimentar de frutas, legumes e verduras com fertilizantes e pesticidas naturais – ou até mesmo sem eles – é uma baita de um benefício.

Auxilia na saúde mental e no bem estar

Se você acha que os benefícios de ter uma horta em casa englobam apenas os aspectos alimentares, você está enganado!

Já foi mais do que provado cientificamente que ter uma horta em casa – e toda a rotina que envolve cuidar dela – é algo que auxilia bastante na nossa saúde mental. 

Realizar as atividades e ter o cuidado necessário com a terra, as plantas e tudo que faz parte dessa rotina é capaz de proporcionar uma sensação de bem estar.

Isso ajuda no combate a aspectos como estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Te ajuda a economizar!

Se você possui uma alimentação com o mínimo de frutas, verduras e legumes necessário, sabe bem que esses alimentos podem pesar bastante no orçamento no final do mês, né?

Nesse aspecto, ter uma horta em casa também te ajuda a economizar! Dependendo da variedade de alimentos que você resolver plantar na sua horta, você conseguirá ter uma boa economia, já que não precisará gastar tanto para comprar esses alimentos.

Ou seja: além de fazer bem para a sua saúde física e mental, ter uma horta em casa também pode ser algo benéfico para a sua saúde financeira. Seu bolso vai agradecer!

5 dicas práticas sobre como fazer uma horta em casa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns dos benefícios de ter uma horta em casa, chegou a hora de conhecer as dicas especiais que separamos para você! Vamos lá?

Saiba trabalhar a terra que você vai usar

Um dos principais fatores que você deve se atentar na hora de fazer uma horta em casa é quanto a terra que você irá utilizar! 

Para que sua horta seja um sucesso, é necessário que a terra utilizada seja devidamente adubada. Para isso, você pode usar compostos orgânicos, húmus de minhoca e até mesmo cascas de frutas para dar aquele reforço aos nutrientes da terra.

Escolha bem o espaço onde a sua horta ficará

Outro ponto importante é o espaço onde ficará a sua horta. Muita gente pensa que é necessário ter um quintal gigante para fazer uma horta, mas isso não é verdade. 

Para que você consiga ter uma horta bem sucedida, basta encontrar um local bem ventilado e que bata sol. Pode ser em casa ou até mesmo em apartamento. 

Uma dica importante é começar aos poucos. Comece com poucos vasos e vá pegando o jeito. Aí conforme você for se tornando mais habilidoso com as plantas, você poderá aumentar a variedade da sua horta.

Saiba escolher as plantas que irão iniciar a sua horta

Partindo do princípio da dica anterior, na hora de iniciar a sua horta, escolha plantas que são mais fáceis de cuidar. 

Dessa forma, você não terá tanta dificuldade de criá-las e, ao mesmo tempo, estará se preparando para desafios maiores e mais complexos!

Algumas das plantas mais fáceis de cuidar são tomate, cebola e acelga. Já até dá para fazer uma salada, né?

Tenha paciência

Antes de iniciar qualquer tipo de horta, é necessário ter em mente que o processo pode não ser tão rápido quanto você espera. 

Por isso, é necessário saber ter paciência em relação a sua horta e entender que nenhuma plantinha cresce do dia para a noite. Para isso, é necessário ter os cuidados certos, o carinho e atenção que elas merecem!

Entenda as particularidades de cada planta

Não é porque todas são verduras ou legumes que elas possuem a mesma rotina. 

Por isso, antes de escolher determinada planta para integrar a sua horta, pesquise sobre a rotina dela e quais são suas particularidades. 

Dessa forma, ficará bem mais fácil cuidar dela da melhor maneira possível!
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Plantas para ambientes internos: 5 opções de decoração

Escrito por Ivan