Sabe aquela parede suja da sua casa? Tá na hora de limpar, hein! Confira nossas dicas de como limpar paredes brancas!
Anúncios
Todo mundo sabe que ter uma parede pode dar um trabalhão, né? Por mais que seja uma opção que deixa a sua casa com um ar mais elegante, manter as paredes de uma casa ou apartamento sempre brancas pode ser uma missão bem difícil.
Por isso, é sempre bom ter em mãos alguns truques na manga para fazer aquela limpeza e deixar a sua casa linda! E você sempre pode contar com o Trechos da Vida para te ajudar nessas horas!
No conteúdo que preparamos hoje, o tema central é a limpeza de paredes brancas! Aqui, reunimos algumas dicas de como limpar paredes brancas para te ajudar a manter a sua casa, apartamento ou ambiente de trabalho sempre limpa e brilhando!
Quer manter as suas paredes sempre brancas? Então confira as dicas que preparamos para você!

Quem gosta de uma boa faxina para deixar a casa sempre limpa sabe que essa missão pode ser bem difícil, né? E manter as paredes brancas como novas é uma tarefa tão desafiadora quanto!
Anúncios
Isso porque, com o tempo, elas tendem a ficar amareladas – principalmente se estão expostas constantemente a fontes de calor.
Se você quer se livrar dessas manchas mas tem sempre aquele receio de tirar a tinta ou piorar ainda mais a situação, estes truques vão te ajudar!
Aqui, vamos te indicar várias fórmulas e misturinhas caseiras para garantir todo o cuidado – e, é claro, a economia – que as suas paredes merecem!
Tá curtindo a leitura? Então acho que você deveria ler também Como tirar cheiro de cigarro do ambiente: sua casa livre do odor
Quais são as melhores soluções para quem quer saber como limpar paredes brancas?

Limpar paredes brancas pode ser uma tarefa relativamente simples, desde que você siga as técnicas e soluções adequadas. Aqui estão algumas das melhores soluções caseiras para limpar paredes brancas:
Água e detergente suave
Esta é uma solução suave e eficaz para remover a sujeira superficial das paredes. Misture uma pequena quantidade de detergente suave em água morna. Use uma esponja ou pano macio para aplicar a solução nas áreas sujas. Certifique-se de enxaguar bem com água limpa após a limpeza para remover qualquer resíduo de detergente.
Vinagre branco
O vinagre branco é um agente de limpeza natural que pode ser eficaz na remoção de manchas e desinfecção de superfícies. Misture partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador. Aplique a solução na parede e use um pano macio para limpar. O cheiro de vinagre desaparecerá após a secagem.
Bicarbonato de sódio
Esse é um grande aliado de quem prioriza a limpeza! O bicarbonato de sódio é excelente para manchas difíceis. Faça uma pasta com bicarbonato e água e aplique na mancha. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue suavemente com uma esponja ou pano úmido. Depois é só enxaguar e secar.
Sabão neutro
Uma solução de água morna com sabão neutro é eficaz na remoção de poeira, sujeira leve e sujeira geral. Lave as paredes com a solução usando um pano ou esponja macia e enxágue bem para remover qualquer resíduo de sabão.
Como limpar paredes brancas? Confira nossas dicas para facilitar sua vida!

Agora que você já tem em mãos as principais receitas caseiras quando o assunto é limpar paredes brancas, chegou a hora de apresentarmos as nossas dicas para te ajudar nessa tarefa!
Priorize a limpeza e facilite a sua vida!
A nossa primeira dica é essencial para te ajudar a manter suas paredes sempre brancas: se sujou, priorize a limpeza!
Apesar do nosso instinto ser de ir adiando essa limpeza e priorizar outras questões da nossa casa, em casos onde a sujeira aconteceu por acidente ou por falta de atenção – como alguém derramando líquidos ou crianças desenhando na parede – o indicado é priorizar a limpeza para aumentar as chances dessa mancha em questão sair.
Nada de jogar água direto na parede, hein!
Outro ponto muito importante – e que precisa ser levado em consideração na hora de limpar paredes brancas – é em relação ao cuidado com o contato da água com a parede em questão.
O indicado é nunca jogar água ou produtos de limpezas puros sobre a superfície que você quer limpar. Esse excesso poderá fazer com que a umidade se espalhe na parede, comprometendo a sua limpeza.
Além disso, dependendo do tipo de tinta usada na parede, esse excesso poderá alterar a sua composição, deixando manchas mais difíceis de serem tiradas.
O ideal é trabalhar uma pequena região por vez, aplicando poucas quantidades da mistura escolhida, fazer o enxágue e a secagem logo em seguida. Assim você evita a formação de manchas e até mesmo o risco de infiltração.
Evite o uso de produtos fortes
Paredes brancas possuem uma sensibilidade especial, já que realçam qualquer cor, textura ou material presente nelas. Portanto, é aconselhável manter a pintura em perfeitas condições e evitar o uso de substâncias que possam afetar a intensidade da cor. Exemplos de tais substâncias incluem cloro, álcool e alguns produtos desinfetantes.
Em caso de dúvida, é preferível optar por soluções caseiras ou procurar produtos de limpeza multiuso, uma vez que eles costumam ser mais suaves e menos propensos a alterar as características das superfícies.
Nada de materiais abrasivos
Outro ponto essencial é evitar o uso de materiais abrasivos ao selecionar produtos de limpeza. Algumas pessoas tentam eliminar manchas difíceis usando esponjas ásperas e, em alguns casos, até mesmo palha de aço. E isso pode ser um grande erro!
É essencial que você evite o uso desses materiais, já que isso pode resultar na remoção da tinta, agravando uma situação e danificando a estética da sua parede.
Conclusão
Independente da receitinha que você adotar na hora de limpar as paredes brancas da sua casa, lembre-se de sempre realizar um teste em uma área discreta da parede antes de aplicar qualquer solução para garantir que não cause danos à tinta. Além disso, evite esfregar com muita força, pois isso pode danificar a pintura. Limpe suavemente e enxágue bem para manter suas paredes brancas limpas e livres de danos.
Dessa forma, vai ficar bem mais fácil manter as suas paredes brancas sempre lindas!
Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Decoração de casa simples: 13 dicas para utilizar