A Google é uma empresa que dispensa apresentações, né? Tanto que ela se tornou a empresa mais valiosa do mundo.
Anúncios
Mas afinal, como uma empresa que teve um começo tão parecido com tantas outras consegue se consolidar no mundo todo e se tornou a empresa mais valiosa do mundo?
É sobre isso que nós vamos falar hoje! Nesse conteúdo, vamos te apresentar um breve resumo de como a Google se tornou uma das principais e mais conhecidas empresas da história da humanidade.
Como o Google se tornou a empresa mais valiosa do mundo?
Pode-se dizer que, além de uma ótima visão de negócio, o Google soube entender bem o que o seu público buscava. E não mediu esforços para fornecer isso.
A empresa, que começou como uma espécie de projeto de pesquisa lá em 1996, sempre contou muito com o foco e a determinação dos seus fundadores.
Anúncios
Não é à toa que em menos de 10 anos ela já estava forte o suficiente para ser reconhecida na maior parte do mundo.
E, conforme o tempo foi passando e a empresa foi ganhando cada vez mais força, ela também soube aproveitar ótimas oportunidades de negócio – como você verá no próximo tópico.
Isso garantiu que ela ganhasse cada vez mais popularidade e, consequentemente, dinheiro.
Hoje, a multinacional conta com um verdadeiro império de serviços e, apesar de alguns pequenos erros no caminho – quem aí lembra do Google+ – a empresa chegou ao patamar que se encontra hoje, sendo considerada a empresa mais valiosa do mundo.
Alguns produtos que ajudaram o Google a se tornar a empresa mais valiosa do mundo
Apesar do ponto central da empresa ser, sem dúvidas, a sua ferramenta de busca, hoje em dia a empresa conta com uma série de outros produtos.
Todos eles são utilizados por milhões de pessoas todos os dias, e para as mais diversas finalidades: trabalho, estudo, pesquisa, para ajudar na organização,e por aí vai.
A seguir, listamos alguns dos produtos que estão sob esse “guarda chuva” do Google. Mas antes disso, vamos realizar um exercício!
Conforme você for avançando na sua leitura, quero que você vá analisando quais dessas ferramentas você usa durante o seu dia a dia e qual a importância dela para a sua rotina.
Gmail, um dos primeiros grandes passos da empresa mais valiosa do mundo
Essa lista não poderia começar por outro produto que não fosse esse!
Só quem já tá na internet a muito tempo sabe como as coisas funcionavam a uns 15 anos atrás.
Na época, haviam diversas opções disponíveis para quem queria criar um email. Entre elas havia o Hotmail. Yahoo, BOL e iG.
Mas temos que concordar que nenhum deles oferecia um serviço realmente bom, né? E o principal ponto negativo desses servidores era o pouco espaço disponível para cada conta.
Foi então que, em 2004, o Google fez um anúncio que ia mudar a vida de quem usava email.
A empresa lançou o Gmail, um serviço de correio eletrônico criado pela marca e que possuía incríveis 1 GB de espaço para armazenamento disponível.
Por mais que a quantidade pareça pouca nos dias de hoje, em meados dos anos 2000 esse espaço era uma verdadeira preciosidade.
Com esse lançamento, a empresa mais valiosa do mundo soube revolucionar a forma como os usuários gerenciavam seus emails, se destacando no mercado da tecnologia.
Android
Muita gente pode não saber, mas a empresa responsável por um dos sistemas de telefone mais famosos do mundo é do Google!
A empresa – que apesar de não ser criada diretamente pelo Google, foi adquirida pelo grupo
2 anos após sua fundação está presente na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Ou seja: o famoso robozinho verde também faz parte do Google.
Concorrente direto da Apple, o Android é o sistema responsável pelo funcionamento da grande maioria dos aparelhos celulares de marcas famosas, como Samsung e Motorola.
Google Chrome
Agora chegou a hora de falarmos do Google Chrome.
O navegador mais utilizado em todo o mundo seguiu um caminho semelhante ao do Gmail.
Em um período onde as únicas opções disponíveis – Internet Explorer e Mozilla Firefox – ofereciam serviços bem medianos, um bom navegador parecia um sonho distante para quem usava internet com frequência.
Mas foi em setembro de 2008 que o Google chegou para ajudar os usuários do mundo todo e lançou o Google Chrome, o seu próprio navegador.
Não demorou para que milhões de usuários do mundo todo migrassem para essa nova opção. Como consequência, os outros navegadores acabaram perdendo espaço no mercado.
O Mozilla foi a primeira “vítima” do Google Chrome, ficando de lado enquanto a empresa conquistava cada vez mais admiradores.
O Internet Explorer até tentou. Lutou bravamente e buscou se inovar, mas não foi páreo para o Chrome e, hoje em dia, é bem raro encontrar quem ainda utiliza esse tipo de navegador.
YouTube
Se você não se sentiu impactado até agora com os serviços do Google, tenho certeza que agora você será!
Porque o YouTube também é um dos serviços oferecidos pela empresa – apesar de muitos não saberem disso.
A história do YouTube com o Google é bem semelhante ao que ocorreu com o Android. Lançada no início de 2005, não demorou para que o Google ficasse de olho.
O sucesso fez com que o Google comprasse o YouTube já em outubro de 2006, menos de dois anos depois do lançamento da plataforma de vídeo.
E o valor pago pelo Google também foi notório: a empresa desembolsou US$ 1,65 bilhão, se tornando a maior aquisição do Google até então.
E com o passar do tempo foi só sucesso. Tanto que não demorou para que o YouTube se consolidasse como a principal plataforma de vídeos do mundo.
Além desses que listamos aqui, o Google também é criador de serviços como Google Drive, Google Maps, Google Fotos, Google Docs e vários outros.
E aí? Quais desses serviços fazem parte do seu dia a dia?
Conclusão
Como deu para perceber, não é à toa que o Google se tornou a empresa mais valiosa do mundo.
Afinal, com tantos serviços que acabaram se tornando quase que essenciais na nossa rotina, o crescimento era inevitável.
E a prova desse sucesso é que se tornou praticamente impossível quem não seja impactado pela empresa no seu dia a dia.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Google Flights – saiba como usar e como achar voos mais baratos