Financiamento de moto pelo banco: como funciona e como fazer?

Você sabe como funciona e como fazer o financiamento de moto pelo banco?

Anúncios


Quem aí gosta de andar de moto?

Um dos meios de transporte mais populares aqui no Brasil, as motos são extremamente versáteis e, de certa forma, mais acessíveis que os carros.

Utilizadas para vários fins – como transporte, entregas e até mesmo aplicativos de carona – as motocicletas costumam ser escolhidas por quem não tem tempo a perder no trânsito e quer levar a sua rotina de maneira mais rápida.

Aproveitando que essa semana um dos nossos focos é o setor automotivo e as possibilidades de financiamento que cada um deles possui, resolvemos escolher esse meio de transporte tão versátil.

Por isso, dando continuidade aos conteúdos voltados para os motoristas – e agora motociclistas – de plantão, hoje vamos falar sobre financiamento de moto para banco.

Anúncios


Aqui você vai ficar por dentro de como esse tipo de contrato funciona para quem quer adquirir a sua moto com uma ajudinha de um financiamento.

Antes de entrarmos no assunto “financiamento de moto pelo banco”, vamos falar um pouco sobre a relação dos brasileiros com o meio de transporte

Pode ser por profissão, por paixão e até mesmo por hobby, mas a verdade é uma só: as motos estão ganhando cada vez mais espaço nas ruas.

E isso não é a gente que tá falando não! Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o número de pessoas habilitadas na categoria A – a categoria exigida para se locomover sobre duas rodas aqui no Brasil – vem crescendo bastante nos últimos anos.

Para que se possa ter uma ideia, em 2016, o órgão apontava a existência de aproximadamente 28 milhões de pessoas habilitadas nessa categoria.

Hoje, cerca de 6 anos depois, esse número totaliza quase 34 milhões de habilitados. Isso representa um impressionante crescimento de 17,5% nesse período.

E como já mencionado no início do tópico, o brasileiro vem utilizando o meio de transporte tanto para trabalhar quanto para sua vida pessoal. Isso faz com que a procura por financiamentos de motos também tenha aumentado.

Anúncios


Uma verdadeira nação sobre rodas!

A importância das motos e dos motociclistas para o Brasil nos últimos anos 

Apesar desse crescimento visível, as motocicletas estão longe de ser uma unanimidade.

Muita gente ainda possui algumas ressalvas em relação a esse tipo de meio de transporte. 

Mas, até mesmo as pessoas que não simpatizam muito com as motos circulando por aí diariamente precisam reconhecer a importância desse meio de transporte para o Brasil nos últimos 2 anos.

Enquanto o Brasil enfrentava períodos difíceis por causa da pandemia de COVID-19 e a grande maioria de nós estava isolada a maior parte do tempo, foram os motoboys que contribuíram para que a vida continuasse o mais próximo do normal possível.

Com os serviços de delivery, os motociclistas estavam sempre contribuindo para tornar o isolamento menos difícil.

E atualmente, o crescimento na procura por motocicletas para trabalho ou até mesmo para lazer fez com que a busca por financiamento de moto pelo banco aumentasse ainda mais.

E é sobre isso que falaremos no próximo tópico!

O que é o financiamento de moto pelo banco? 

financiamento de moto pelo banco
Financiamento de moto pelo banco: como funciona e como fazer? | Reprodução: Internet

Chegamos ao tópico onde tratamos o tema principal do nosso conteúdo.

Na hora de adquirir um bem de valor mais elevado/significativo – como casas ou automóveis – o comprador pode contar com a opção de realizar um financiamento.

E com as motos não seria diferente.

O financiamento de moto pelo banco – ou instituição financeira responsável – consiste em uma espécie de empréstimo para a compra da motocicleta.

Desse jeito, é possível adquirir a motocicleta à vista em uma determinada concessionária ou loja parceira da instituição que concedeu o financiamento.

Como funciona um financiamento de moto pelo banco?

O financiamento de moto pelo banco possui uma dinâmica bem parecida com qualquer outra categoria de financiamento.

Através dele, o comprador consegue solicitar uma espécie de ‘empréstimo’ do banco ou instituição financeira de sua preferência.

Após passar por um processo de avaliação, caso seja aprovado, a instituição concede o crédito para quem quer comprar a moto.

Assim, o comprador consegue comprar a sua moto à vista. 

As parcelas e as taxas de juros são acordadas entre as partes e, posteriormente, a dívida é paga diretamente para a instituição responsável pelo financiamento.

Quais são as etapas na hora de fazer um financiamento de moto pelo banco?

etapa na hora de financiar uma moto
Financiamento de moto pelo banco: como funciona e como fazer? | Reprodução: Internet

Depois de conhecer mais sobre o que é e como funciona um financiamento de moto pelo banco, chegou a hora de você ficar a par de como obter esse acordo financeiro.

A seguir, você irá conhecer o passo a passo mais comum para quem quer um financiamento de moto pelo banco e colocar a tão sonhada motocicleta na garagem!

Na primeira etapa, o ideal é que você busque entre os bancos e instituições financeiras qual oferece as melhores condições.

Apesar de todas incluírem taxas de juros, a porcentagem pode diminuir ou aumentar de instituição para instituição. Também existe a possibilidade de simular o financiamento para entender como ele ficará.

Por isso, pesquisar as condições pode fazer toda a diferença.

Em seguida, se informe com a instituição escolhida sobre a possibilidade da liberação do financiamento. Nessa etapa, o ideal é que você já tenha em mente qual moto você deseja comprar.

Depois de se informar, reúna os documentos solicitados pela instituição e apresente para eles. 

Em seguida, o banco realizará uma análise de crédito e avaliará se é possível ou não conceder o financiamento e, se sim, em quais condições.

Caso seja aprovado, é só assinar os documentos e se tornar o mais novo dono da moto dos sonhos.

Conclusão

Como deu para perceber, o esquema de funcionamento de um financiamento de moto pelo banco não é nada difícil, né?

E se você busca uma moto para trabalhar ou até mesmo só para se locomover de lá pra cá, o financiamento pode ser uma boa opção.

Mas também tenha em mente que esse tipo de acordo exige um certo preparo financeiro. Por isso, analise a sua vida financeira antes de optar por um financiamento que pode bagunçar seu orçamento.

Gostou desse conteúdo? Então que tal aproveitar para ler também Como fazer financiamento de carros usados? Saiba já!

Escrito por Ivan

Anúncios