Gatos sentem frio? Saiba como proteger o seu bichano no inverno

Uma preocupação bastante frequente entre os pais de felinos é a seguinte: gatos sentem frio?

Anúncios

Apesar de ainda estarmos no outono, já estamos nos encaminhando para a reta final da estação.

E é em junho que o inverno, a estação mais fria do ano, começa. E é nessa época do ano que a preocupação dos pais de pet começa.

Afinal, todo mundo que tem um cachorro ou gato em casa se preocupa com o bem estar deles.

E foi pensando nisso que tivemos a ideia de criar esse conteúdo. 

Anúncios

No papo de hoje, vamos falar sobre a rotina dos felinos durante essa época do ano, que é marcada pelas baixas temperaturas.

E o principal ponto do conteúdo é: gatos sentem frio do mesmo jeito que a gente? E quais são as melhores formas de proteger o seu gatinho durante o inverno.

A seguir, você vai saber tudo sobre o que fazer na hora de cuidar do seu bichano.

Gatos sentem frio?

Gatos sentem frio? Saiba como proteger o seu bichano no inverno | Reprodução: Unsplash

Apesar de parecer bastante óbvia a resposta para essa pergunta, muita gente ainda tem essa dúvida. 

Bastante frequente entre pessoas que não possuem um contato constante com animais como gatos e cachorros ou quem é pai de pet de primeira viagem, esse tipo de questionamento acontece por serem animais peludinhos.

Afinal, esses animais são cobertos de pêlos. Então eles estão preparados para qualquer tipo de estação do ano, né? Mas não é bem assim que funciona.

É claro que as camadas de pelos que os animais possuem – tanto gatos e cachorros quanto vários outros animais selvagens – fazem um ótimo trabalho na hora de proteger os bichinhos do frio.

Até porque a natureza é muito sábia, e o processo evolutivo desses animais garantiu que eles tivessem esse recurso para protegê-los nos períodos mais frios.

Mas ainda assim, esse tipo de proteção pode não ser suficiente para animais como gatos e cachorros.

Então a resposta é sim, os gatos sentem frio. 

Como funciona a temperatura dos gatos?

Além da presença dos pêlos dos pêlos, a anatomia dos gatos é feita para proteger os bichanos do frio.

E uma dessas formas de proteção é a temperatura corporal dos gatos. 

Com o corpo mais quente – se você tem um gato em casa já deve ter reparado isso – a temperatura dos gatos costuma ficar entre 38ºC e 39,5ºC. 

Esse grau de temperatura que os gatos possuem é bem semelhante à temperatura dos cachorros, mas é mais alta do que a nossa.

É só reparar: se você segurar um gato ou cachorro por muito tempo perto do seu corpo – como quando eles dormem  encostados na gente – você vai perceber esse calor. 

Mas essa temperatura mais elevada não impede que os gatos sintam os efeitos de temperaturas mais baixas.

Muito pelo contrário. Esse fator torna esses animais mais sensíveis para o frio e as temperaturas mais geladas.

E essa sensibilidade só aumenta quando a situação envolve gatos filhotes ou gatos mais idosos. Animais durante esses estágios de suas vidas tendem a sentir com ainda mais intensidade os efeitos das temperaturas mais baixas.

Isso só prova que os gatos exigem cuidados especiais durante o inverno.

Como saber quando os gatos sentem frio?

Como todo mundo sabe, a grande maioria dos gatos possui a fama de serem independentes e mais distantes que os cachorros.

Isso pode fazer com que os tutores novos não consigam identificar logo de cara quando os gatos sentem frio.

Mas pode ficar tranquilo porque os sinais são bem fáceis de ler e, depois de um certo tempo convivendo com o seu gato, você conseguirá entender ele cada vez mais facilmente.

De maneira geral, os sinais mais evidentes de que os gatos estão sentindo frio é ele começam a ficar levemente mais gelados, ficando com as patas e orelhas bem geladas.

Além disso, o focinho do seu gatinho vai ficar ainda mais gelado que o normal.

Outros sinais físicos que os gatos demonstram quando sentem frio incluem ficar mais encolhidos e até mesmo meio travados.

Nessas situações, eles costumam ficar mais quietos que o normal e até mesmo podem buscar esconderijos para ficar.

O que pode acontecer quando os felinos ficam com frio?

Além de ser algo desconfortável para eles, quando os gatos sentem frio constantemente, eles ficam mais suscetíveis a contrair doenças, desde gripes e resfriados mais simples até mesmo asma e bronquite felina.

Isso só mostra o perigo que as baixas temperaturas oferecem para a saúde e o bem estar do seu bichano.

Como proteger os gatos do frio?

Agora que você já descobriu que os gatos sentem frio e entendeu melhor os efeitos das temperaturas baixas nos felinos, você deve estar curioso para saber como proteger os gatos do frio típico do inverno, né?

Sobre isso, você pode ficar tranquilo porque essa missão não é nada difícil.

De maneira geral, tudo que você precisa fazer é preparar um local quentinho e confortável para que ele possa se aquecer e ficar tranquilo.

Se o seu gato for mais tranquilo e aceitar usar roupinhas, essa pode ser uma boa opção para protegê-lo do frio típico de estações como outono e inverno.

Agora se o seu gato tiver um temperamento mais forte, for mais rebelde – como a grande maioria dos gatos – e não curtir muito a ideia de usar uma roupinha durante os dias mais frios, não tem problema.

Nesses casos, preparar uma caminha confortável e uma manta bem quentinha deve funcionar para esse tipo de situação.

Outra dica importante para essa época do ano – e que deveria ser adotada pelos tutores durante o ano todo – é manter o seu gato em casa.

Nas estações mais frias, essa é uma ótima forma de protegê- lo das baixas temperaturas. 

E no resto do ano, esse tipo de cuidado garante mais proteção para o seu felino, diminuindo os riscos do seu felino de estimação se envolver em situações que podem colocar a sua saúde em risco, como brigas e acidentes, por exemplo.

Gostou desse conteúdo? Então acho que você também vai gostar de ler sobre Gatificação: saiba como gatificar um ambiente de forma barata

Escrito por Ivan