A greve dos roteiristas é algo que virou notícia nos últimos meses e que tem mexido com muita coisa, então que tal descobrir tudo sobre ela e o que ela afeta no audiovisual?
Anúncios
Se você é uma pessoa que usa muito as redes sociais, provavelmente já ouviu falar sobre as greves que tem rolado em Hollywood e que podem afetar em muito as produções que estão por vir.
Greves em geral já são conhecidas como um movimento em que os trabalhadores de certa área paralisam os trabalhos para conseguirem uma condição melhor de trabalho que não estavam conseguindo apenas com conversas e negociações.
Mas quando falamos de uma greve envolvendo roteiristas pode parecer uma coisa nova, mas não é e isso também tem um peso maior, pois muitas séries e filmes podem ser prejudicados devido a greve, mas isso não diminui em nada o propósito de uma greve, já que é exatamente esse o objetivo, do trabalho fazer falta.
A greve dos roteiristas já tem acontecido há algum tempo e isso acabou por desencadear a greve dos atores e agora toda Hollywood está paralisada e ainda sem previsões de quando isso irá retornar.
Anúncios
Se você ainda está perdido sobre tudo que está acontecendo, fique tranquilo, pois no texto de hoje iremos explicar tudo para você, desde o que é, de fato, a greve dos roteiristas e a greve dos atores e também no que isso está impactando e pode impactar em produções do audiovisual.
O que é a greve dos roteiristas?
Dentro de toda área de trabalho existe um sindicato que é responsável por todas as negociações que aqueles trabalhadores possam ter e também são eles que costumam lutar por melhores condições e benefícios para aquele grupo de pessoas.
O sindicato dos roteiristas se chama WGA e eles são responsáveis por todos os roteiristas da indústria de Hollywood, e eles decidiram entrar em greve no dia 2 de Maio de 2023 e ainda não há previsão para uma volta.
A paralisação do sindicato aconteceu após várias tentativas de acordo com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (também conhecida como AMPTP) e nenhum acordo ser selado, de fato.
A AMPTP representa diversos estúdios de grande porte como Disney, Universal, Warner e Netflix e os roteiristas estavam a procura de melhorias em seus contratos, pois a indústria mudou muito após a explosão dos streamings que exigem mais conteúdo de um roteirista do que na época em que tínhamos apenas os canais abertos e fechados.
Essa nova condição também aconteceu após a chegada do IA (Inteligência Artificial) que tem preocupado os roteiristas em serem substitutos por eles, o que seria um total absurdo.
Porque os roteiristas estão em greve?
Sabemos o que é a greve dos roteiristas, mas agora vamos falar um pouco sobre porque eles estão em greve a mais de 4 meses (e contando).
A greve tem acontecido porque existe uma desatualização nos contratos dos roteiristas envolvendo ganhos residuais e também por conta da falta de atualização de pagamentos em cima da inflação do país.
Todo roteirista tem um valor estabelecido sobre aquela obra que foi criada para determinado streaming e canal, mas os valores estavam bem baixos comparados ao grande sucesso que algumas séries fazem. Muitas séries são vendidas para diversos países e são reprisadas por ano, mas os roteiristas não ganham por isso.
Um roteirista pode ajudar a criar uma série de sucesso estrondoso para um streaming, mas não irá receber nenhum lucro em cima de novas assinaturas que aquela série trouxe para a plataforma ou de qualquer produto comercializado utilizando a série ou eventos realizados utilizando a série, mesmo que eles sejam os criadores daquela série que originou tudo.
Uma outra condição que o Sindicato dos roteiristas quer mudar é dar um fim nas chamadas mini salas de roteiristas, que é um cenário em que diversos roteiristas são contratados para criar um projeto e são dispensados antes do projeto ser aprovado. Nas novas condições o sindicato pede por uma garantia de pelo menos 10 semanas de trabalho para que isso seja valorizado.
E o sindicato também tem brigado pelo valor que os roteiristas recebem já que o salário dos roteiristas caiu 4% nos últimos anos e considerando que era para ter aumentos em cima da inflação do país, esse número sobe para absurdos 23% de queda.
E o WGA já deixou bem claro que eles não vão retornar da greve enquanto não houver pelo menos algumas melhorias para os roteiristas.
O que a greve dos roteiristas atinge?
Muitos trabalhos como filmes e séries costumam já estar prontos um bom tempo antes do produto ser lançado, então todo estúdio tem material pronto para o ano inteiro, mas a greve dos roteiristas atinge muito as produções futuras.
Com a paralisação desse grupo, séries e filmes tem que ficar em stand by e isso pode afetar nos lançamentos, por isso eles têm estendido, pois está chegando no ponto em que os estúdios vão ficar sem material e isso vai começar a afetar o bolso dos estúdios.
Uma greve como essa já aconteceu em 2007 e atingiu muitas séries de TV que tiveram seus episódios diminuídos e causaram prejuízos para os estúdios de TV, mas conseguiram uma melhoria em seus contratos de acordo com todo o trabalho que eles fazem.
Greve dos atores de Hollywood
Com a greve dos roteiristas que começou em Maio, o SAG que é o sindicato dos atores decidiu entrar em greve também para colocar mais peso nos estúdios de Hollywood, então nenhum ator ou atriz pode gravar, divulgar ou falar sobre qualquer trabalho que tem feito.
Com isso, os estúdios estão tendo que adiar grandes lançamentos como “Duna: Parte 2”, pois sem a divulgação do elenco, um filme pode sair bem mal de bilheteria, pois nem entrevistas e posts nas redes sociais podem ser feitos.
Caso a greve não seja finalizada, muitas séries e filmes irão sofrer consequências, pois muitas dessas ainda tinham que passar por regravações.
Alguns estúdios e produções independentes estão liberadas para continuar suas produções, pois não envolvem tanto dinheiro quanto outros.
Produções de outros países também estão liberadas a continuar suas produções já que o sindicato não é o mesmo e se artistas de Hollywood fizerem parte dessas produções eles estão liberadas para trabalhar também.
Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Decoração de casa simples: 13 dicas para utilizar
.