Internet das Coisas: veja o que é e exemplos para entender

Quem aí já ouviu falar do termo Internet das Coisas? Sabe o que isso significa? Vem descobrir junto com a gente!

Anúncios

É cada vez mais difícil encontrar pessoas que não são impactadas diretamente pela internet nos dias de hoje, né? Usada para estudar, trabalhar e até mesmo para lazer – inclusive, é por causa dela que você está lendo isso nesse exato momento – a internet é, sem dúvidas, uma das principais invenções da humanidade.

E o que começou com os computadores – que no começo eram bem maiores do que temos hoje – foi crescendo e, com o tempo, chegaram até celulares, televisores e muito mais.

E isso deu origem a um movimento conhecido como Internet das Coisas. Você já ouviu falar desse termo? Sabe o que isso significa e como ele impacta a nossa vida?

No texto que preparamos hoje, você vai saber mais sobre o tema, entender como ele funciona e alguns exemplos de situações do nosso dia a dia que podem se encaixar nessa nomenclatura!

O que é Internet das Coisas?

Internet das Coisas: veja o que é e exemplos para entender | Reprodução: Conecta Já

Anúncios

Antes de mais nada, que tal falarmos sobre o que é a Internet das Coisas?

Apesar de parecer um conceito mais difícil de entender, ele é mais simples do que você imagina!

Imagine que você tem um relógio inteligente que, além de exibir informações como hora e data, também ajuda a monitorar sua saúde, frequência cardíaca e até mesmo seu sono. 

Agora, além desse smartwatch, você também tem uma lâmpada inteligente em casa, que pode ser controlada por meio de um aplicativo no seu smartphone e é capaz de reproduzir um catálogo impressionante de cores. Agora, vamos conectar esses dois dispositivos e adicionar mais alguns exemplos.

De maneira geral, esse é o conceito da Internet das Coisas.

A ideia por trás da Internet das Coisas é conectar objetos do nosso cotidiano à Internet, permitindo que eles troquem informações e realizem ações de forma autônoma. Esses objetos, ou “coisas”, são incorporados com sensores e, através da conectividade à Internet, eles sincronizam entre si. 

E, diferente do que muita gente pode pensar, eles podem ser desde dispositivos eletrônicos, eletrodomésticos, wearables (como relógios inteligentes) e até mesmo carros.

Como a Internet das Coisas funciona?

Essas “coisas” coletam dados do ambiente ao seu redor por meio dos sensores. No caso do relógio inteligente, ele coleta dados sobre a frequência cardíaca e o sono. Esses dados são enviados pela Internet para um sistema centralizado, como um servidor, onde são armazenados e processados.

A partir desses dados, podem ser tomadas decisões e realizadas ações. Por exemplo, se o relógio inteligente detectar que sua frequência cardíaca está muito alta durante o sono, ele pode enviar um sinal para a lâmpada inteligente acender suavemente para ajudar a acordá-lo gradualmente.

Além disso, você pode interagir com esses dispositivos remotamente por meio de aplicativos em seu smartphone. Por exemplo, você pode usar o aplicativo da lâmpada inteligente para ligá-la ou desligá-la, alterar sua cor ou programar horários específicos para ela se acender ou apagar.

Aproveite para ler também O que as pessoas mais compram no dia a dia?

Conheça alguns exemplos para entender melhor o conceito de Internet das Coisas

A Internet das Coisas tem o potencial de trazer muitos benefícios para nossas vidas. Ela pode tornar nossas casas mais inteligentes, nossos carros mais seguros, nossas cidades mais eficientes e nossas indústrias mais produtivas. Ela permite que os objetos ao nosso redor se comuniquem entre si e conosco, criando um ambiente conectado e inteligente.

E opções não faltam nesse quesito. Temos Smart TV’s, geladeiras inteligentes, ar condicionado com wifi, lavadoras inteligentes, lâmpadas e muito mais!

A seguir, listamos alguns dos principais exemplos para você entender melhor o conceito de Internet das Coisas na prática!

Casa inteligente

Quem aí sonha em ter uma casa totalmente inteligente e toda equipada com eletrodomésticos e objetos que se conectam entre si?

Esse é, sem dúvidas, o principal exemplo do conceito de Internet das Coisas!

Uma casa inteligente pode incluir dispositivos como termostatos inteligentes, lâmpadas conectadas, fechaduras inteligentes, assistentes de voz controlados por IoT, câmeras de segurança, eletrodomésticos conectados (como geladeiras e máquinas de lavar) e sistemas de automação residencial.

Melhoria da qualidade de vida

A Internet das Coisas tem o potencial de melhorar nossa qualidade de vida de várias maneiras. Por exemplo, em uma casa inteligente, podemos controlar a iluminação, o aquecimento, a segurança e os eletrodomésticos remotamente, tornando nossa vida mais conveniente e confortável.

Monitoramento e saúde

Dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes e roupas inteligentes, podem monitorar nossa saúde e bem-estar. Como já comentamos aqui no texto, os smartwatches, por exemplo, podem coletar dados sobre a frequência cardíaca, os níveis de atividade, o sono e outros parâmetros, permitindo que acompanhemos nosso estado de saúde e tomemos medidas para melhorá-lo.

Segurança e monitoramento

A Internet das Coisas possibilita o monitoramento remoto e em tempo real de residências, empresas e espaços públicos, trazendo mais segurança para os moradores e pessoas que compartilham aquele espaço.

Câmeras de segurança conectadas podem enviar alertas e gravar imagens em caso de atividade suspeita. Sensores de incêndio, vazamento de gás ou intrusão podem detectar problemas imediatamente e acionar alarmes ou notificações.

Conclusão

E aí? Gostou de saber mais sobre o conceito da Internet das Coisas? Já conhecia esse termo e suas características?

Como deu para perceber ao longo do texto, esse tipo de ‘estilo de vida’ oferece uma série de vantagens para o nossos dia a dia, facilitando a prática de uma série de atividades e tornando a nossa vida mais fácil.

No entanto, é necessário ter em mente que adotar esse tipo de estilo requer um bom investimento financeiro, visto que a grande maioria dos eletrodomésticos e objetos que contam com esse tipo de tecnologia tendem a ser relativamente caros para a maioria das pessoas.

De qualquer forma, é sempre bom entender como esse tipo de tecnologia funciona. Dessa forma, conseguimos ter uma ideia do caminho que a tecnologia em geral está seguindo e quais são os próximos capítulos da nossa sociedade e como a nossa relação com a internet irá se desenvolver no futuro.

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também O que significa Cashback e como ganhar esse saldo?

Escrito por Ivan