Matar carrapato com sal e detergente funciona? 

Já ouviu falar sobre a técnica de matar carrapato com sal e detergente? Será que funciona? Vem saber mais!

Anúncios

No texto de hoje falaremos um pouco mais sobre uma das coisas que mais atormenta os pais de pet: o carrapato e se usar sal com detergente funciona na eliminação do parasita.

Para todas as pessoas que têm cachorro em casa, vocês provavelmente já passaram por aquele momento em que viram seu bichinho com carrapato e ficou sem saber o que fazer, não é mesmo?

Sabemos que é uma dor ver o nosso bichinho em casa doente seja lá do que for e é de partir o coração não saber o que fazer para aliviar aquela dor. Isso acontece não só com os bichinhos que temos em casa, mas também quando vemos algum animal de rua sofrendo e nos vemos de mãos atadas.

Apesar de ser um parasita extremamente comum e que ouvimos falar toda a vida, é muito difícil quando vimos nosso pet sofrendo com eles e é ainda mais difícil pensar em uma situação que seja, de fato, eficiente.

Anúncios

Muitas pessoas gostam de ter os animais, mas muitas vezes não tem condições de comprar remédios caros para tentar manter eles longes de parasitas como sarna e carrapato e tentam procurar maneiras caseiras para aliviar e tratar deles.

E muitas vezes existe sim uma forma caseira de tratar da maioria dos parasitas, ou às vezes, produtos que não são tão caros e conseguem ser tão eficientes quanto produtos que são uma fortuna.

E quando o assunto é carrapato, muitas pessoas se perguntam se usar sal com detergente no pelo do cachorro ajuda a eliminar o parasita dali e é sobre isso que falaremos hoje.

Além de falarmos um pouco mais sobre alguns cuidados que você pode ter em casa para tentar evitar o carrapato de chegar até o seu bichinho, também falaremos sobre algumas formas de cuidar em casa e se é, de fato, eficiente ou não a maneira acima.

Qual é a época que os carrapatos mais atacam?

É importante pensarmos que por mais que existam épocas que o carrapato aparece com mais frequência, ele pode aparecer em qualquer época do ano, mesmo que em número menor, então é importante que você tome os cuidados durante todo o ano, combinado?

Muitas coisas podem implicar e aumentar as chances do carrapato de atacar o seu cachorro, desde a higiene do local até o clima, porém existe uma época do ano em que a Zoonose pede que tomemos mais cuidado, pois é a época em que estão em alta.

Segundo especialistas, a época de maior proliferação desse parasita é entre os meses de Junho e Outubro, que é a época de sua reprodução, então é a época que é necessário ficar de olho em casa e nos animais para caso aviste um.

Mantenha sempre o banho do seu animal em dia e sempre que puder, abra caminho com os dedos no pelo do seu bichinho e procure por carrapatos, caso ache, remova na hora e continue a procurar nos dias seguintes, pois o carrapato fêmea pode ter deixado diversos ovos no local em que ele seguiu.

O que pode aumentar as chances de carrapato no animal?

Existem alguns cuidados que podemos ter em casa e nosso dia a dia para que evitemos que o carrapato entre em sua casa, porque além de poder fazer muito mal para seus animais, também podem transmitir doenças para o ser humano, ocasionando até mesmo a morte.

Mantenha seu jardim com baixa grama

Uma das principais coisas para se evitar o parasita é deixar a sua grama baixa e sempre manter as suas plantas e árvores bem cuidadas para que evite de qualquer praga chegar perto.

Se seu quintal estiver com a grama alta, a chance do carrapato agir é maior, porque ele consegue se esconder e ali um animal doméstico pode acabar pegando, então sempre se mantenha de olho.

Verifique seu corpo e de seu animal

Sempre que você achar que pode ter algum surto por perto ou mesmo que você tenha ido a algum lugar que possa ter muitos animais ou um mato alto, é importante fazer a verificação.

O parasita prefere lugares quentes, então ele costuma ficar em lugares com dobras ou cobertos como atrás do joelho, atrás da orelha, na virilha, nádegas ou axilas.

É mais comum que homens tenham do que mulheres, pois devido ao pelo do corpo, o parasita consegue se instalar de forma mais “confortável” para eles.

Mantenha a higienização do quintal 

Outra coisa que é muito importante é que você mantenha sempre a higiene do quintal e dos seus animais de estimação em dia porque ambientes com sujeira podem atrair o parasita.

Lembre-se também de manter a casa dos animais e cobertas higienizadas e caso tenha encontrado algum no animal ou nesses objetos, lave com água quente para eliminar.

Clima quente

Apesar de se proliferar mais durante o inverno, em climas quentes é comum que o carrapato apareça, então é uma época que devemos redobrar o cuidado e colocar todas as coisas acima em prática para manter eles bem longe da sua casa.

Matar carrapato com sal e detergente funciona? 

Matar carrapato com sal e detergente funciona? | Reprodução: Internet

E se você tem pensado se é possível que algum remédio caseiro ajuda na eliminação do carrapato, a resposta é sim. Existem alguns remédios caseiros que ajudam nisso e o sal com detergente é um deles.

Mas será que dá para matar carrapato com sal e detergente?

A mistura desses dois ingredientes ajudam a matar o carrapato, pois ambos possuem ingredientes em sua composição que são capazes disso.

O sal irá desidratar o carrapato, enquanto o detergente irá dissolver a gordura que cobre o corpo do carrapato, o deixando vulnerável e consequentemente venha a ser eliminado.

Você irá seguir os seguintes passos para fazer esse remédio caseiro:

  • Misturar uma xícara de detergente e uma de sal em um recipiente da sua escolha;
  • Adicione água quente até cobrir toda a mistura;
  • Mexa bem a mistura até que o sal e detergente tenham se dissolvido na água;
  • Despeje essa mistura sobre a área infectada ou use um borrifador;
  • Deixe o remédio por cerca de 2 horas no local que colocou;
  • Enxágue a área com água fresca;
  • Verifique nos dias seguintes e continue a aplicar a mistura onde encontrar carrapatos.

É importante lembrar que apesar de ajudar a eliminar os carrapatos, não é 100% eficaz e pode precisar de outras soluções dependendo da quantidade e até mesmo ir a um médico ou veterinário se apresentar qualquer sintoma incomum.

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite para ler também Como tirar cheiro de cachorro do sofá? O método mais eficaz!

Escrito por Ivan