Sabe aquele tipo de imagem que parece ter passado por um longo processo de edição? As fotos da Montanha Colorida China são um ótimo exemplo desses casos!
Anúncios
Não é preciso ser um grande aficionado para conhecer as montanhas coloridas da China. O ponto turístico – que é um cartão postal bastante famoso – é conhecido por todo o mundo pela sua formação e suas cores espetaculares.
Mas você sabe ao certo onde essas montanhas coloridas ficam localizadas e como chegar até essa atração turística de tirar o fôlego? Na leitura de hoje você vai descobrir.
No conteúdo de hoje, você irá descobrir tudo sobre um dos principais pontos turísticos da China – e do mundo.
O que é a Montanha Colorida China?
Em algum momento da sua vida até agora você deve ter se deparado com um imagem impressionante: uma cadeia de montanhas coloridas e que mais parecem saídas de um aplicativo de edição como o Photoshop.
Anúncios
Por mais que essa imagem possa parecer resultado de um trabalho de edição muito bem feito, essas montanhas realmente existem e são uma daquelas atrações que tiram o fôlego dos turistas que visitam o ponto. São as Montanhas Coloridas da China.
Apesar desse nome ser bem autoexplicativo, as montanhas do Parque Geológico Zhangye Danxia fazem jus ao título. Com uma beleza ímpar, a cadeia de montanhas multicoloridas atraem um número cada vez maior de turistas interessados em visitar e tirar fotos de uma paisagem tão única.
Em 2010, o Parque Zhangye Danxia recebeu uma grande honraria: se tornar um dos patrimônios mundiais da UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, ou Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em português.
O objetivo desse título é ajudar na preservação de toda a vida – entre fauna e flora – existente na região em que o parque fica. Dessa forma, apesar do crescente número de visitantes com o passar dos anos, o parque e as montanhas coloridas da China seguem mantendo a sua beleza e, ao mesmo tempo, ajudando a conservar e proteger todo o ecossistema que existe no local.
Onde fica a Montanha Colorida China?
Localizado na China, o Parque Geológico Zhangye Danxia – responsável por abrigar as montanhas coloridas – fica em uma província chamada Gansu, no norte da China.
Nos últimos anos – talvez por causa da popularização da internet e das redes sociais – os olhos do mundo se voltaram para o ponto turístico.
Afinal, quem não quer ter a chance de visitar um local que parece ter saído de um filme interplanetário para postar nas redes sociais e receber uma ‘chuva de likes’, né?
Como se formam as Montanhas Coloridas de Zhangye, na China?
Por mais que pareça uma paisagem pintada por um pintor extremamente habilidoso, a origem das montanhas coloridas da China são obras da ciência e dos efeitos do tempo.
Um dos motivos pelos quais a atração se tornou tão famosa é que a formação presente na área é tão única e rara que só existe na China.
Apesar de ser praticamente impossível datar a origem exata do início dessa formação, estima-se que os fatores responsáveis pela paisagem foram se acumulando ao longo de mais de 24 milhões de anos.
Durante todo esse tempo, formações de arenito e outros tipos de depósitos minerais seguiram se acumulando. Esse fator, juntamente com as movimentações da crosta terrestre e com as influências climáticas externas – como sol, chuva e vento, por exemplo – foram os responsáveis pela formação que conhecemos hoje.
Um dos motivos pelos quais o ponto turístico faz tanto sucesso na China é justamente a beleza que a variedade de texturas, tamanhos e padrões de cores que existe na montanha colorida China.
Aproveite para ler também 👉 Estradas perigosas que vão te deixar de cabelo em pé
Como chegar até a Montanha Colorida China?
Como já mencionado no texto, as montanhas coloridas da China estão localizadas em uma província ao norte do país. A melhor forma de chegar até o local é viajando de avião Pequim até Zhangye, cidade localizada a cerca de 30 km da província.
Para visitar o parque onde as montanhas coloridas ficam localizadas, é necessário pagar uma taxa de 40 Yuan – algo em torno de R$ 34. E para quem quer conhecer o parque, as opções disponíveis para se locomover lá dentro são caminhando ou através dos carros de passeio especiais para a realização de turismo. Só assim os turistas podem conhecer a beleza do local.
Outra particularidade do parque que abriga as montanhas coloridas da China – e que todo o turista que sonha em conhecer a atração precisa saber – é o seu horário de funcionamento.
O parque possui dois horários de funcionamento distintos ao longo do ano. De maio até outubro, o parque recebe turistas do mundo todo das 6h às 20h. Já no período de outubro até abril, o horário de funcionamento muda um pouco, sendo das 7h às 19h.
Além dos horários, outro questionamento sobre as montanhas que todo turista tem é: qual a melhor época para viajar e conhecer as famosas montanhas coloridas da China?
Num geral, o melhor período para visitar as montanhas é entre os meses de junho até setembro. Essa época costuma ser marcada pelo ar e sensação térmica mais agradáveis e refrescantes, tornando o passeio uma experiência ainda melhor.
Existem outras montanhas coloridas fora da China?
Eu até sei o que você deve estar pensando… Será que é necessário atravessar o mundo para conseguir ver uma atração como essa ou existem outras montanhas coloridas em outros países?
Bom, se você quiser ter a experiência única de visitar essa atração, você terá sim que desembolsar um bom valor para bancar uma viagem como essa.
Mas também vou te apresentar uma alternativa para quem quer viver uma experiência semelhante.
Onde fica a Montanha das 7 Cores?
Ficou impressionado com toda a beleza que uma atração como a Montanha Colorida China oferece e quer saber mais sobre outras opções como essa?
Então acho que você também deve conhecer a Montanha das 7 Cores!
E já adianto que você pode ficar tranquilo em relação a distância, já que essa atração fica bem mais perto do que as Montanhas Coloridas da China.
A Montanha das 7 Cores fica aqui mesmo na América do Sul. Mais precisamente no Peru, um dos nossos vizinhos de fronteira.
E além dessa montanha peruana, ainda existe uma outra atração turística que também é conhecida como a Montanha das 7 Cores e fica na Argentina!
Quer saber mais sobre essas incríveis atrações turísticas que são capazes de tirar o fôlego de qualquer turista? Então é só continuar lendo esse material!
Nos próximos tópicos, nós iremos conhecer melhor algumas das montanhas coloridas que existem aqui pertinho da gente, na América do Sul!
Montanhas coloridas na Argentina
Em ordem alfabética, vamos começar pela atração turística que está localizada na Argentina.
Estamos falando da Montanha de Sete Cores – ou Cerro de Los Siete Colores, traduzindo para o espn.
A Montanha de Sete Cores fica em Purmamarca, na província de Jujuy. Localizada na região norte da Argentina, a atração vem ganhando cada vez mais popularidade quando o assunto é turismo, recebendo milhares de visitantes durante o ano todo.
Na Montanha de Sete Cores, a explicação para a existência dessas cores é por causa dos minerais acumulados nas diferentes camadas da montanha.
Além disso, apesar de ser popularmente chamada como Montanha de 7 Cores, esse monte pode ter muito mais cores. Isso acontece por causa das diversas tonalidades que a montanha apresenta de acordo com a incidência do Sol – como a hora do dia e a posição em que o Sol está no céu.
Montanhas coloridas no Chile
Outro país da América do Sul que também conta com montanhas coloridas entre as suas atrações turísticas mais conhecidas é o Chile.
E o representante do país na lista é o Valle del Arcoiris.
Localizado no Deserto do Atacama – um dos desertos mais famosos do mundo – as minhas ficam perto de San Pedro do Atacama, uma cidade muito importante para o turismo na região, já que serve como uma espécie de base para conhecer essa e outras atrações que ficam aos arredores da região, como o Valle de La Luna.
Entre as cores presentes nas montanhas, as que mais se destacam são verde, branco e vermelho. Essa atração é resultado de diversos materiais que estão ali no local que foi formado há milhões de anos por conta do movimento das placas tectônicas.
Montanhas coloridas no Peru
Além das montanhas coloridas da China, Argentina e Chile, existe outra atração que chama bastante a atenção dos turistas. E o melhor: está localizada bem mais perto que a primeira opção. Estou falando da Montanha Colorida do Peru.
A Montanha Colorida do Peru, Vinicunca, Montanha das Sete Cores, Rainbow Mountain… o que não faltam são nomes para essa atração.
A Montanha de Sete Cores é um dos pontos turísticos mais bonitos do Peru e, ouso dizer, um dos mais bonitos de toda a América do Sul.
Apesar de ser menor em escala se comparada , o ponto turístico se tornou uma parada quase obrigatória dos viajantes que passam pelo Peru.
Com a sua coloração inacreditável por conta da quantidade de materiais minerais no solo, o destino ganhou o mundo após uma publicação da National Geographic eleger a atração como um dos 100 pontos turísticos que se deve visitar antes de morrer.
Mas mesmo tendo se tornado um destino tão popular, é necessário ter alguns cuidados na hora de visitar esse ponto turístico.
A impressionante montanha – com aproximadamente 5200 metros de altitude – fica na região dos andes peruanos. Isso significa que, ao mesmo tempo em que ela é considerada impressionante, pode-se dizer que um passeio por ela é algo que não é para qualquer um!
Para quem não está tão familiarizado com a estrutura deste ponto turístico, a Montanha das Sete Cores consiste em uma trilha de 6 km com subidas que superam a marca de 5000 metros de altura.
E além de ter que lidar com o cansaço que uma caminhada tão extensa quanto essa, fatores como o vento gelado batendo no rosto e o ar rarefeito são fatores que podem dificultar ainda mais a vida de quem quer conhecer o local.
Ou seja: essa experiência não é indicada para principiantes.
Existem montanhas coloridas no Brasil?
A gente sabe que a situação financeira do povo brasileiro não é das melhores. E com um orçamento cada vez mais apertado, fica difícil fechar o mês com um saldo positivo.
Além de ter um impacto muito grande na qualidade de vida do brasileiro de maneira geral, esse tipo de situação ainda compromete o lazer, já que não permite que o brasileiro médio tenha grandes valores disponíveis para investir em uma viagem de férias internacional para conhecer alguma das atrações que citamos no texto de hoje.
E depois de tomar conhecimento de algumas das montanhas coloridas do mundo – e descobrir que algumas delas ficam aqui mesmo, na América do Sul – é inevitável não se perguntar se existem montanhas coloridas aqui no Brasil.
Afinal, se existem tantas outras opções do tipo em países ao nosso redor, também espera-se que o Brasil – o maior país da América do Sul – tenha uma montanha colorida para chamar de sua, né?
A verdade é que, apesar de haverem algumas montanhas e picos bastante conhecidos aqui no Brasil – Pico da Neblina, Monte Roraima e Pico das Agulhas Negras – nenhuma das montanhas que existem aqui no Brasil entram na categoria de montanhas coloridas.
Mas como deu para perceber ao longo da nossa tour pelas montanhas coloridas ao redor do mundo, existem outras opções mais acessíveis para quem quer conhecer essas atrações mas não tem o valor para viajar até as Montanhas Coloridas da China.
Afinal, viajar para um país do outro lado do mundo é bem mais caro do que visitar algum dos outros países da nossa lista, como Argentina, Peru ou Chile, né?
Conclusão sobre a Montanha Colorida China
E aí? Qual desses destinos chamou mais a sua atenção?
Caso você tenha se apaixonado por alguns deles, vale a pena pesquisar um pouco mais sobre esse lugar para entender melhor seu funcionamento e, quem sabe, se organizar para visitar esse ponto turístico logo logo.
Gostou deste material? Então aproveite para ler também Aurora Boreal: O que é e onde ver esse fenômeno