Você já ouviu falar do conceito de moradia por assinatura?
Anúncios
Vivemos em uma época onde é possível obter diversos tipos de serviços por assinatura.
O que começou com os jornais e revistas, passou pelas TVs a cabo e hoje em dia existem diversos serviços que funcionam sob assinatura.
São aplicativos de streaming de filmes e séries, aplicativos de música, clubes do livro, clubes do vinho e até mesmo serviços de aluguéis de carro por assinatura.
E depois de todos esses serviços por assinatura, uma nova categoria vem chamando a atenção dos brasileiros e, ao que parece, deve conquistar muitos adeptos: a moradia por assinatura!
Anúncios
Mas como será que esse tipo de serviço funciona? Para quem ele é indicado? Será que é algo viável para todo mundo?
Foi pensando em esclarecer todas essas dúvidas que nós criamos esse conteúdo!
Ao longo do texto, você irá conhecer melhor o serviço de moradia por assinatura, entender um pouco mais sobre as suas principais características e descobrir se o serviço é algo que se encaixa no seu perfil! Vamos lá?
O que é moradia por assinatura?
Com as mudanças comportamentais da população, é normal que alguns tipos de serviços outros acabam tendo que se adaptar para atender novos tipos de demandas que o seu público alvo busca.
E com um setor tão tradicional como o imobiliário não seria diferente. E a moradia por assinatura é a prova disso!
A moradia por assinatura é um conceito que surgiu recentemente no setor imobiliário. Esse tipo de recurso é ideal para pessoas que buscam conseguir imóveis de aluguel para estadias curtas.
Esse tipo de serviço é a melhor opção para quem busca locação com mais facilidade e por um curto espaço de tempo.
Dessa forma, o indivíduo consegue alugar, cancelar ou mudar de locação de maneira mais rápida, fácil e sem tanta burocracia.
Uma das principais plataformas do país quando o assunto é moradia por assinatura é a Housi.
Esse modelo de serviço é bastante inovador se comparado com o sistema tradicional de aluguel. Aqui não há pagamento de multas nem a necessidade de fiadores ou avisos com antecedência em casos de desistência.
Através da moradia por assinatura, tanto o ‘inquilino’ quanto o proprietário do imóvel se sentem mais livres para negociar.
Como a moradia por assinatura funciona?
Como já mencionado, esse tipo de serviço é ideal para pessoas que buscam moradias por um curto período de tempo.
E é nesse quesito que as moradias por assinaturas se assemelham tanto aos demais aplicativos de serviços que conhecemos.
Os contratos para esse tipo de moradia possuem um período mínimo de 30 dias. Nesse tempo, o ‘inquilino’ tem livre acesso ao imóvel.
Passados esses 30 dias, o morador pode escolher entre a renovação do seu contrato por mais 30 dias ou se prefere deixar o imóvel e buscar outra opção de moradia por assinatura.
Todo o processo que faz parte dessa negociação é feito de maneira online e o inquilino pode realizar o pagamento das suas mensalidades como preferir.
O usuário pode optar por cartão de crédito – podendo até mesmo parcelar o valor da assinatura – débito ou boleto bancário.
Além disso, outro ponto que chama bastante a atenção de quem decide optar pelas moradias por assinatura é a quantidade bem menor de processos burocráticos que costumam envolver esse tipo de operação.
Diferente dos aluguéis tradicionais, esse serviço dispensa o uso de recursos como fiador, seguro fiança ou depósito caução.
Por mais que essas práticas – que são bem comuns durante o processo de locação como conhecemos – sejam formas de trazer mais segurança para o proprietário e para o inquilino, elas podem atrapalhar.
Elas acabam se tornando empecilhos para muitas pessoas que buscam alugar um imóvel, mas acabam dando de cara com essa quantidade de burocracia.
Qual o papel da pandemia de COVID-19 na popularização das moradias por assinatura?
Não é novidade para ninguém que a pandemia de COVID-19 que assolou o mundo todo desde 2020 mudou muita coisa na nossa vida.
E essas mudanças vão desde a forma como consumimos diversos tipos de produtos e serviços até mesmo a rotina e a forma como nos relacionamos.
Esses tipos de mudanças tiveram um reflexo direto até mesmo na nossa moradia.
Com as empresas tendo que recorrer ao home-office, muitos funcionários acabam ficando mais livres para realizar suas funções de diferentes localidades, sem a necessidade de estar diariamente no ambiente específico para trabalhar.
Por isso, para garantir uma mudança de ares, muitas dessas pessoas acabam recorrendo a esse tipo de serviço de moradia por assinatura.
Assim, você consegue ter uma quebra na rotina, pode conhecer novos lugares e, caso deseje, após o final do período de 30 dias, pode voltar para a sua casa.
Qual o valor da moradia por assinatura?
Isso depende bastante.
O valor pago durante o período de assinatura da moradia vai depender bastante de uma série de fatores.
Um deles é o tempo que a pessoa pretende ficar morando nessa casa/apartamento. Outro fator que também interfere no preço final é a região em que o imóvel está localizado.
Além de cidades onde o custo de vida num geral é mais alto – como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo – cada cidade do Brasil possui as regiões mais caras, onde o preço do aluguel acaba sendo mais alto.
Outro ponto que pode encarecer o serviço de moradia por assinatura é a adição de ‘serviços extras’.
Durante o processo de locação, podem ser oferecidos diversos tipos de serviços que visam facilitar a rotina do morador – como serviços de limpeza periódica do local e manutenção, por exemplo.
Por mais que esses serviços possam ser ótimas opções para o dia a dia, eles podem encarecer bastante a sua estadia.
Como saber se esse é o melhor negócio para o seu perfil?
Como deu para perceber, esse tipo de moradia pode ser uma boa opção para quem busca mais liberdade e um contrato mais flexível.
Além disso, como o valor pago na assinatura já inclui os valores de serviços – como luz, gás e internet – esse tipo de recurso pode ser uma experiência interessante para quem quer experimentar uma mudança de ares ser precisar se comprometer por tanto tempo.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Plantas que atraem energia positiva: 5 opções para cultivar em casa