Mesmo lançado a muito tempo, o iPhone 6 se tornou o centro das atenções recentemente por um motivo bem específico: sua obsolescência.
Anúncios
Não é preciso ser a pessoa mais ligada do mundo em tecnologia para saber que os produtos da Apple se tornaram objetos muito desejados por boa parcela da população.
A prova disso é que, anualmente, os eventos de lançamentos dos novos produtos da marca atraem a atenção do mundo todo.
No dia em que ocorrem esses lançamentos, todos ficam de olho para descobrir quais são as novidades que passarão a fazer parte dos novos modelos.
E, apesar do preço ser um pouco salgado para a grande maioria de nós – principalmente aqui no Brasil, onde os preços altíssimos dos produtos sempre se tornam assunto – os smartphones da maçã mais famosa do mundo sempre são sucesso de vendas.
Anúncios
Dito isso, se você acha que vamos falar sobre o iPhone 14 – e todos os produtos que fizeram parte do último evento de lançamento da marca – você está enganado(a).
No conteúdo de hoje, nós vamos seguir o caminho contrário e falar mais sobre outro aparelho da Apple que, apesar de ter sido lançado bem antes do iPhone 14, se tornou o centro das atenções e voltou a ser lembrado justamente por esse lançamento: o iPhone 6.
Você sabia que o aparelho acaba de atingir o patamar de vintage ao se tornar oficialmente obsoleto?
Não tá entendendo? Calma que a gente vai te explicar!
Ao longo do texto de hoje, nós vamos te explicar melhor o que isso significa e o real motivo pelo qual o aparelho recebeu tanto destaque com esse lançamento.
Relembre o iPhone 6
Para quem não está lembrando desse modelo da Apple, a gente te ajuda a relembrar!
O iPhone 6 é a oitava geração do iPhone – apesar de ser chamado de iPhone 6 – foi desenvolvido pela Apple.
O aparelho foi apresentado durante um evento chamado Apple Live, que nada mais é do que o show que a empresa organiza para lançar suas novidades.
Lançado em 9 de setembro de 2014, o lançamento aconteceu junto com o iPhone 6 Plus e Apple Watch. E entre as melhorias do aparelho em comparação ao modelo anterior estavam a atualização do hardware, um aumento do tamanho da tela de 4 para 4,7 polegadas e o sistema operacional – iOS 8 – direto de fábrica. O último iOS compatível com o iPhone 6 é o iOS 12.
Já aqui no Brasil, o lançamento do aparelho demorou um pouco mais para acontecer, chegando às lojas daqui em 14 de novembro de 2014.
Na época, o iPhone 6 chegou às lojas daqui pelo preço sugerido de R$ 3.199,00 em sua versão mais básica.
No dia do lançamento, o iPhone 6 Plus e iPhone 6 não decepcionaram no quesito vendas. Os modelos venderam mais de 4 milhões de unidades nas primeiras 24 horas de pré-encomendas.
A obsolescência do iPhone 6 e outros produtos
Um tema que vem sendo bastante discutido nos últimos anos – se tornando até mesmo tema de estudos e pesquisas – é a obsolescência programada
Esse termo defende que as grandes marcas possuem algo como se fosse um cronograma de validade dos produtos eletrônicos.
Para quem não sabe, a obsolescência programada ocorre quando o fornecedor manipula propositalmente os seus produtos para que eles venham a falhar após um determinado período de tempo.
Isso significaria que determinados produtos que envolvem tecnologia possuem uma espécie de prazo de validade.
Ou seja, o fabricante usa de sua engenharia para adulterar os produtos, fazendo com que tenha uma vida útil menor do que deveria.
E, no momento – que geralmente não demora muito – em que esse determinado aparelho parar de funcionar, o usuário se vê na obrigação de comprar outro aparelho mais novo que o anterior.
Dito isso, você já deve ter reparado que diversos tipos de produtos duravam bem mais do que hoje em dia, né?
Essa fragilidade e facilidade em quebrar é justamente a forma encontrada para incentivar ainda mais o consumo.
Quais outros aparelhos acompanham o iPhone 6 nessa obsolescência?
Mas apesar de só o iPhone 6 ter se tornado vintage, outros smartphones da Apple também já começaram a sentir os efeitos dessa obsolescência.
Para quem não sabe, junto com o lançamento do iPhone 14, também houve o lançamento do iOS 16, a nova atualização disponível para os smartphones Apple.
Mas tem um pequeno porém: nem todos os usuários da Apple terão acesso a essa atualização.
Ela está disponível apenas para celulares mais novos da marca. E além do iPhone 6, outros modelos também não irão receber o novo software.
São eles: o iPhone 6S, 6S Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus e o iPhone SE 2016.
Por que o aparelho passou a ser considerado um aparelho vintage?
Como você já deve imaginar, o iPhone 6 atingiu esse patamar de aparelho vintage justamente pelo tempo que faz que ele foi lançado.
Como já mencionamos aqui, ele foi lançado em 2014. Ou seja: 8 anos atrás. E parou de ser comercializado nas lojas e site oficial da Apple há mais de 5 anos.
Isso faz com que ele entre nessa categoria.
E apesar de ainda receber suporte técnico e pacotes de correções de software ocasionalmente, o aparelho já não recebe as atualizações anuais que a empresa lança.
Conclusão
Tem algum dono de um iPhone 6 aí? Como deu para perceber, apesar de você provavelmente ter um carinho especial pelo seu aparelho – já que ele deve estar ao seu lado por muitos anos – talvez esteja chegando na hora de aposentar o seu amiguinho.
Afinal, por mais que ele ainda esteja em boas condições, com o avanço dos sistemas operacionais da Apple, ele vai ficando cada vez mais cheio de restrições e, consequentemente, pode oferecer certas limitações quando o assunto é a sua experiência como usuário.
E se você foi conquistado pela Apple, pode buscar um que combine com você.
Gostou do material que preparamos hoje? Então acho que você deveria aproveitar para ler também iOS 16 Apple: confira 3 curiosidades sobre a atualização