Você sabe o que tem no Museu do Ipiranga, um dos pontos turísticos mais importantes para a história do nosso país? Vem acompanhar essa tour que fizemos pelo local!
Anúncios
Como todo mundo sabe, o que não falta no Brasil são pontos turísticos!
Um dos países mais populares quando o assunto é esse tipo de local – seja os pontos turísticos naturais, como as diversas praias que existem na costa brasileira ou lugares construídos pelo homem – é referência em todo mundo.
Afinal, além de ser uma ótima maneira de atrair turistas – e isso é extremamente positivo economicamente falando – esses pontos turísticos são excelentes formas de enaltecer a história do local onde esses pontos estão.
E quando o assunto é esse referencial de cunho histórico, um dos mais populares do estado de São Paulo – e do Brasil – é o Museu do Ipiranga.
Anúncios
Inclusive, esse ponto turístico tem estado entre os assuntos mais comentados nos últimos dias por causa de sua reabertura.
Mas afinal, o que tem no Museu do Ipiranga para que ele possa ser considerado um ponto turístico tão importante? E quando irá acontecer essa reabertura oficial?
No conteúdo de hoje, nós vamos explorar juntos esse local, entender um pouco mais sobre o seu funcionamento e a sua história e ainda vamos falar sobre a sua reabertura.
Então se você é um fã de História – e principalmente da história do Brasil – esse conteúdo é uma ótima oportunidade de se aprofundar mais no tema!
O que é o Museu do Ipiranga?
Para quem é de outros estados do Brasil e não está tão familiarizado com esse ponto turístico, vamos dar uma breve contextualização sobre o local.
O Museu do Ipiranga – ou Museu Paulista da Universidade de São Paulo – é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo.
A sede desse museu é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência.
Inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895, o Museu do Ipiranga era chamado de Museu de História Natural.
E desde a sua inauguração, este ponto turístico sempre esteve bastante ligado à Independência do Brasil.
Isso tornou o local um dos principais símbolos deste evento tão importante para a história do nosso país.
O Museu do Ipiranga está vinculado à Universidade de São Paulo desde 1963 e, desde então, vem se destacando como uma importante instituição científica, cultural e educacional, atuando na área de pesquisa, ensino e extensão com atuação no campo da História.
Com o passar do tempo, o museu se popularizou bastante, tornando-se um dos museus mais visitados da capital paulista.
Onde o Museu do Ipiranga está localizado?
Como já mencionamos no tópico anterior, o Museu do Ipiranga está localizado na cidade de São Paulo – mais precisamente no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga.
Aproveite para ler também 👉 Qual a origem do Dia dos Pais no Brasil? Saiba mais sobre a data!
O que tem no museu?
Assim como todo museu, o Museu do Ipiranga é responsável por reunir um grande acervo de objetos que fazem parte da história do nosso país.
Entre esses objetos estão desde móveis históricos até obras de artes.
E um ponto bastante interessante do Museu do Ipiranga é que ele é bem focado na Independência do Brasil e em tudo que faz parte deste período histórico do país.
E entre todo o acervo que faz parte do museu, uma das obras mais emblemáticas é o quadro “Independência ou Morte”, obra pintada pelo artista Pedro Américo, em 1888.
Quando e por que o Museu do Ipiranga foi fechado?
Por mais que o Museu do Ipiranga tenha sido um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital paulista, isso não impediu que a instalação passasse por maus bocados na última década.
Isso porque o museu foi oficialmente fechado em agosto de 2013 após ser constatado que havia uma série de problemas sérios relacionados a sua estrutura.
Essa questão era tão séria que poderia até resultar no desabamento de parte da estrutura.
E para preservar tanto as obras que faziam parte do seu acervo na época quanto as milhares de pessoas que visitavam o local todos os anos, o local acabou sendo fechado.
A maioria do acervo foi transferida para imóveis para armazenamento, mas outras peças foram emprestadas.
Esses empréstimos foram para outros museus e espaços culturais, para continuar participando de mostras e exposições.
Apesar desse fechamento, a obra em si começou somente em 2019 e, para que todo o local pudesse ser devidamente revitalizado, foram investidos cerca de R$ 235 milhões.
E com essa reabertura, a expectativa é que o local receba cerca de 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano.
Quando é a reabertura do Museu do Ipiranga?
Depois de descobrir tanta coisa sobre a história do Museu do Ipiranga, aposto que você deve estar com uma vontadezinha de conhecer esse ponto turístico.
Por isso, é importante falarmos sobre quando ocorre a reabertura do Museu do Ipiranga para os fãs de História.
E já adiantamos que temos uma ótima notícia para você! O Museu do Ipiranga está sendo oficialmente reaberto para o público hoje, dia 08 de setembro de 2022!
Na verdade, a reabertura ocorreu no dia 06 de setembro, mas nesse dia a visita foi liberada exclusivamente para autoridades que queriam visitar o local.
E no dia 07 de setembro – feriado que marcou a celebração de 200 anos de independência do Brasil – o Museu do Ipiranga também foi reaberto.
Mas dessa vez foi exclusivamente para escolas e para os trabalhadores que ajudaram durante as obras de restauração do local e seus familiares.
Já para o grande público, o local será oficialmente reaberto hoje, dia 08 de setembro!
O local passou pela restauração, ampliação e, para atender ao público, recebeu novos recursos digitais e tecnológicos para melhorar ainda mais a experiência dos visitantes.
Então, se você ficou interessado(a) em visitar o local e explorar um pouco mais a história do nosso país, saiba que já é possível!
Gostou deste conteúdo? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Dia do Índio no mundo: por que é comemorado no dia 9 de agosto?