Você sabia que o 5G já é uma realidade? E o Brasil já recebeu a tecnologia. Vem saber onde já tem 5G no Brasil!
Anúncios
Que o mundo vive cada vez mais conectado, isso é fato. E para acompanhar – e até mesmo conseguir suportar – o crescimento constante de acesso e o envio e recebimento de dados, a internet também precisa evoluir junto.
Quem aí lembra dos primórdios da conexão com a internet, que também era conhecida como internet discada? Quem viveu esse período da internet sabe o quanto evoluímos de lá pra cá.
Nessa época – quando a internet estava começando a se popularizar, mas ainda estava bem longe de estar tão presente nos celulares e de fazer o sucesso que faz hoje – baixar qualquer tipo de conteúdo era um verdadeiro sacrifício.
Mas, com o passar dos anos e as tecnologias avançando cada vez mais, a forma como usamos a internet e como nos comunicamos melhorando cada vez mais, até chegarmos onde estamos hoje,
Anúncios
E apesar de ser tudo resultado de uma série de fatores, uma tecnologia específica se destacou por ter um papel primordial nessa evolução. Estamos falando das redes móveis, também conhecidas como 3G, 4G e a mais recente 5G.
Mas o que a chegada dessa nova geração de internet banda larga significa para nós e nossos celulares? Quais as principais características dessa tecnologia? E onde já tem 5G no Brasil?
Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste conteúdo especial que fizemos sobre essa tecnologia.
Aqui, você vai ficar por dentro das principais informações sobre a quinta geração de internet e entender melhor qual será o impacto dessa novidade para a nossa vida.
E já adiantamos que, ao que tudo indica, essa nova geração irá ultrapassar os limites dos celulares e chegar até áreas do nosso dia a dia.
3G, 4G e 5G: Qual a diferença entre as três gerações de internet?
Antes de entrarmos no tema do 5G em si, achamos importante explicar um pouco mais sobre as tecnologias e as diferenças entre elas.
Até porque, apesar da internet móvel nos celulares ser algo cada vez mais presente no nosso dia a dia, ainda existem muitas dúvidas em relação ao funcionamento de cada uma dessas gerações, que são consideradas as mais populares.
De maneira geral, a evolução das tecnologias que constituem as redes móveis que usamos nos nossos celulares podem ser facilmente comparadas com as gerações dos smartphones que conhecemos hoje em dia.
Isso porque, a cada modelo novo, a tecnologia vai se aperfeiçoando e alcançando novos patamares quando o assunto é conexão em si.
Tanto que o G utilizado para denominar cada uma dessas versões significa ‘geração’.
O 3G foi a terceira geração dessa tecnologia. Lançada no começo dos anos 2000 – mesmo tendo se popularizado aqui no Brasil muito tempo depois – essa geração foi uma verdadeira divisora de águas, já que foi a tecnologia que permitiu o acesso a internet e o uso de redes sociais pelo celular.
Já o 4G começou a dar as caras no início dos anos 2010.
Apresentando melhorias consideráveis em relação à geração anterior – na velocidade de conexão, na capacidade de tráfego de dados e na estabilidade do sinal – o 4G chegou fazendo barulho.
Foi através dessa conexão que o consumo de filmes, séries e vídeos foi se popularizando, já que a velocidade era bem superior ao 3G, possibilitando o consumo desses conteúdos onde você estiver, sem preocupações.
E agora que você já conhece as diferenças entre essas gerações, vamos falar mais sobre o 5G – e todas as novidades que essa nova geração promete trazer – no próximo tópico!
Saiba mais sobre a internet 5G
Agora chegou a hora de sabermos um pouco mais sobre essa tecnologia tão importante para a nossa comunicação e nosso dia a dia.
O 5G é a nova geração de internet móvel atual.
Segundo as expectativas, a chegada do 5G irá proporcionar uma velocidade incrível no recebimento e envio de arquivos mais pesados, além de permitir que as conexões se tornem mais estáveis.
Estudos apontaram que a velocidade do 5G em pleno funcionamento será cerca de 100x mais rápida que a tecnologia 4G.
Além desses downloads quase instantâneos, outros setores também serão beneficiados com a chegada dessa nova geração, como o desenvolvimento de projetos como as cidades inteligentes e, com a estrutura ideal, até mesmo a realização de cirurgias a distância, com médico e paciente estando em locais diferentes
Onde já tem 5G no Brasil?
Como você já deve ter percebido com as gerações anteriores, o acesso a essas novas versões de internet não acontecem do dia para a noite.
Apesar de parecer algo simples, a implantação dessas tecnologias em grandes escalas – como em um país do tamanho do Brasil – é algo que requer estruturas e condições específicas para funcionar da maneira correta.
Ou seja: até que essa nova geração de internet móvel possa ser acessada por brasileiros de todos os estados pode levar um tempo.
Mas quando o assunto é onde já tem 5G no Brasil, a resposta já é promissora.
Nesse momento, a nova geração já está funcionando em Brasília. Para isso, as operadoras Claro, Tim e Vivo investiram na instalação de 300 estações – 100 de cada uma – espalhadas pelo Distrito Federal.
Já outras cidades do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa devem ser as próximas a receberem a tecnologia, representando uma segunda etapa da distribuição da tecnologia.
No entanto, ainda não há uma data definida para que isso ocorra.
Mas, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o prazo para que todas as capitais brasileiras comecem a receber o sinal do 5G é 29 de setembro de 2022.
Agora nos resta aguardar e torcer para que essa nova geração de internet móvel chegue mais rápido nas cidades brasileiras, melhorando a qualidade da internet.
Isso possibilitará que mais e mais pessoas consigam utilizar essa novidade.
Afinal, além do uso para entretenimento, a chegada do 5G também é um passo importante para o desenvolvimento de setores como saúde e educação.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir também Novidades Globo Play Julho 2022: 7 séries, filmes e novelas