Que tal ficar sabendo um pouco mais sobre as maiores operadoras de celular no Brasil e quais são as suas diferenças? Qual é melhor e qual oferece o melhor custo benefício? No texto de hoje você irá descobrir tudo isso.
Anúncios
É muito comum que a gente passe a vida toda ouvindo falar sobre grandes marcas e que muitas delas se fixem em nossa mente, pois possuem grande demanda ou um marketing muito bom que consegue fazer o que é preciso.
Isso acontece em todos os segmentos, como roupas, fast food, marcas de celulares e não seria diferente com as operadoras e isso também acontece, pois no Brasil atualmente existem apenas três operadoras.
Até pouco tempo atrás tínhamos mais duas grandes operadoras de celular que eram a Oi e a Nextel, mas essas operadoras foram vendidas e atualmente fazem parte de outras grandes operadoras.
A Nextel foi para a Claro e a Oi foi dividida por região, algumas regiões ficaram com a Claro, outras com a Vivo e as restantes com a TIM.
Anúncios
Mas existe sempre uma dúvida de qual são as diferenças entre as operadoras e até mesmo qual pode ser a melhor para fazer um plano de celular, não é mesmo? E acontece que todas elas tem suas vantagens e desvantagens.
Em todas elas você irá encontrar pessoas que gostam da operadora e pessoas que não gostam, mas existem diferenças técnicas em todas elas e é sobre isso que falaremos no texto de hoje.
Vamos te falar um pouco sobre cada uma delas e te contar no que cada uma delas se destaca para que você possa escolher o que mais te chama a atenção e o que você mais precisa em uma operadora. Vamos lá?
Quais são as operadoras presentes no Brasil?
Como falamos ali em cima, já tivemos algumas operadoras no Brasil que hoje já estão extintas ou que foram movidas para dentro de outras operadoras, mas ainda existem 3 grandes operadoras presentes no Brasil que você já deve ter ouvido falar.
Vivo
A maior operadora presente no Brasil é a operadora Vivo, que hoje conta com mais de 100 milhões de clientes no Brasil.
Fundada em 2003, logo quando os celulares começaram a ganhar mais popularidade (apesar de ainda muito caros e inacessíveis para a maioria da população na época), a operadora sempre foi referência em telefonia e herdou a estrutura da Telesp e da GVT, então hoje além de ser uma operadora de celular também trabalha com internet fixa.
Em 2012, inclusive, se tornou a única operadora de celular a oferecer TV por assinatura, internet banda larga e telefonia fixa.
A Vivo sempre foi a maior operadora no Brasil em questão de números, ficando com 32% da fatia de usuários (entre 4 operadoras), mas com a compra de uma porcentagem da Oi em 2020, o número foi de 32% para 37%, ainda se mantendo na liderança do mercado.
Claro
Entre a Claro e a TIM, existe pouca diferença de público, ambas na casa dos 68 milhões de clientes ativos pelo Brasil, mas o nome da Claro tem ganhado um espaço maior após a compra da empresa NET, que era uma das maiores fornecedoras de internet banda larga e TV por assinatura do país.
Também fundada em 2003, a empresa sempre foi referência em internet móvel e ganhou muito espaço nos últimos anos e hoje também oferece banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura.
A Claro também foi a pioneira no assunto 5G que ainda é tão novo e apesar de não ter sido a primeira a utilizar, foi a primeira a causar otimizações na tecnologia dentro do Brasil.
TIM
E já que falamos 5G, é importante que vocês saibam que a TIM foi a primeira operadora no país a trazer a tecnologia 5G e que conseguiu estabelecer ela por aqui.
Lançada no final de 2003, a operadora também foi a primeira a trabalhar com internet móvel 3G que hoje é tão conhecida por todos nós.
Vindo logo após a Claro, com mais de 68 milhões de clientes pelo Brasil, a operadora é a única a atender 100% do Brasil, ou seja, alcançando 5.568 cidades.
A operadora também oferece internet banda larga e telefonia fixa, mas ainda não oferece TV por assinatura.
Quais as diferenças e detalhes dessas operadoras?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre todas essas operadoras e que cada uma oferece, está na hora de saber algumas diferenças entre elas que podem te ajudar na hora de escolher a sua operadora.
5G mais rápido
Quando o assunto é velocidade de internet, é possível dizer que isso é uma preocupação de 90% das pessoas quando vão escolher uma operadora, não é mesmo?
As 3 operadoras oferecem 5G, mas a operadora que oferece o mais rápido do Brasil é a Vivo que a velocidade de download chega até 390 Mbps, enquanto a TIM vem em seguida com 337 Mbps e a Claro na terceira colocação com 277 Mbps.
Maior cobertura
Já quando falamos sobre cobertura, o que também é uma grande preocupação para quem tem celular, a TIM sai na frente, porém as três operadoras ainda oferecem pouca cobertura de sinal e tem muito a melhorar nisso.
Enquanto a TIM lidera com 11,4% de cobertura, a Vivo vem em segundo com 7,1% e a Claro com 6,5% fica em terceiro lugar.
Melhor experiência
Quando o assunto é experiência num geral, a Claro foi a que ganhou o prêmio da OpenSignal, ficando com dois dos três troféus da categoria, sendo eles jogos e voz.
Na parte de jogos é avaliado a estabilidade da conexão que vai de 0 à 100 e a Claro recebeu um 82,5 seguido pela Vivo com 80,3 e a TIM com 78,8,
Já na parte de voz, o que é avaliado é a qualidade das chamadas feitas tanto pelo Whatsapp quanto por vídeo e chamadas de voz comuns.
Claro venceu a categoria com 82,5 de 100, TIM ficando em segundo com 76,2 e a Vivo na terceira colocação com 75,9.
Conclusão
Agora você já sabe quais são as operadoras no Brasil e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
É claro que você precisa avaliar o que você precisa e qual delas se encaixa melhor nisso, mas sempre leia comentários de usuários antes de tomar sua decisão.
Gostou desse conteúdo? Então leia também Celular que dobra: modelos, média de preços e especificações!