Você já ouviu falar dessa raça de cachorro? Sabe dizer por que o Mastim Tibetano é tão caro?
Anúncios
Como todo mundo sabe, o que não falta por aí é cachorro, né?
Espalhados pelo mundo todo e nos mais diversos tipos, temperamentos e estilos, os cães são muito populares quando o assunto é animais domésticos.
Mas, ao mesmo tempo que existem dezenas de raças com as quais estamos mais familiarizados – já que fazem parte do nosso dia a dia – também existem raças que estão bem distantes da realidade da maioria de nós.
E que, por uma série de fatores, acabam se tornando verdadeiros itens de luxo, se tornando símbolos do status quo de determinados locais.
Anúncios
Entre algumas das raças de cachorro que estão geralmente associadas a esse tipo de status social estão raças como Lulu da Pomerânia, Shih Tzu, Maltês, Yorkshire Terrier e Chihuahua.
E apesar de todas essas raças compartilharem o fato de serem bem pequenas, nem todas as raças que representam status são de pequeno porte.
E a raça sobre a qual vamos falar hoje é um ótimo exemplo disso.
O tema do nosso conteúdo de hoje é o Mastim Tibetano, uma raça de cachorro que pode até não ser uma das mais conhecidas do mundo, mas tanto o tamanho quanto o preço desse bichinho de estimação vão te surpreender.
Além de falar um pouco mais sobre a raça, você também vai descobrir por que o Mastim Tibetano é tão caro e vai descobrir algumas curiosidades sobre a raça que listamos ao longo do texto!
A origem da raça Mastim Tibetano
Por mais apaixonada que uma pessoa é por animais de estimação – seja cães ou gatos – sempre existirá algumas raças que poderão passar despercebidas.
E esse pode ser o caso dessa raça – que, por incrível que pareça, está longe de conseguir passar despercebido em qualquer local.
O Mastim Tibetano é uma raça de cachorro que se originou em países como Nepal, Tibete, China e Índia.
Nesse período, a raça era bastante utilizada – pelos povos nômades que habitavam esses países na época – para ajudar a proteger os gados e demais animais que esses povos possuíam na época.
Depois de um longo período exercendo essa ‘função’, essa raça chegou a ser considerada extinta, mas por volta de 1800 a raça reapareceu e segue firme e forte desde então.
Principais características do Mastim Tibetano
Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a origem da raça, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre as características do Mastim Tibetano.
Quando o assunto são as principais características do Mastim Tibetano, é impossível não mencionar as características físicas que a raça possui.
Isso porque, em comparativo com boa parte das raças de cachorro conhecidas por nós, o Mastim Tibetano se destaca bastante.
Começando pela altura, os machos da raça podem medir entre 66 e 80 cm.
Enquanto isso, as fêmeas da raça costumam medir entre 61 e 71 cm.
Já em relação ao peso, a marca também impressiona e é superior a diversas outras raças. Os machos costumam pesar entre 41 e 68 kg. Já as fêmeas podem pesar entre 34 a 54 kg.
Outra característica que chama a atenção de qualquer um que vê um Mastim Tibetano de perto é a sua pelagem.
Muito parecida com um urso de pelúcia, a pelagem extremamente cheia e volumosa é um dos pontos mais marcantes da raça.
Tal característica é uma das maneiras que os cães da raça tem para se proteger das baixas temperaturas onde eles costumam estar inseridos.
Quanto às características da sua personalidade, a raça costuma ser bastante territorialista e protetora. Além disso, os cães dessa raça costumam ter uma personalidade mais reservada e, ao mesmo tempo, determinada.
Apesar de ter um certo receio em relação a estranhos – já que eles são muito territorialistas – eles costumam se dar muito bem com crianças. Mas, dado o porte que os animais da raça possuem, esse tipo de brincadeira deve sempre ser supervisionada.
Dessa forma, fica mais fácil evitar eventuais acidentes entre os cães da raça Mastim Tibetano e as crianças menores.
Por que o Mastim Tibetano é tão caro?
Agora finalmente chegamos até o ponto principal do nosso texto: por que o Mastim Tibetano é tão caro?
Pode-se dizer que existem alguns pontos que podem facilmente servir de resposta para essa pergunta e explicar o motivo de uma raça de cachorro tão peculiar como o Mastim Tibetano ter atingido esse patamar.
Um dos principais pontos que explicam por que o Mastim Tibetano é tão caro é o fato dele ser uma raça considerada rara.
Apesar de existirem raças desse cachorro em países como a China, nos outros países do mundo, a raça é considerada extremamente rara.
Isso explica um pouco o valor tão elevado que a raça possui.
O Mastim Tibetano na China
E falando na China, a forma como a raça costuma ser tratada no país também é outro ponto que ajuda a explicar por que o Mastim Tibetano é tão caro.
Lá na China, essa raça é tratada como um verdadeiro cão da realeza.
E a prova disso é que é muito comum apenas as pessoas mais ricas da China terem um exemplar do Mastim Tibetano para chamar de seu.
E pra conhecer o terceiro ponto que pode servir para explicar por que o Mastim Tibetano é tão caro, precisaremos fazer uma breve viagem no tempo.
Em meados de 1800, um filhote de Mastim Tibetano foi dado de presente.
O filhote foi dado pelo Lord Hardinge – que era vice-rei da Índia na época – para a rainha Vitória.
Além de ser o primeiro filhote da raça a sair do oriente e chegar em países ocidentais, esse filhote contribuiu para que a raça fosse associada a figuras da realeza.
Isso, sem dúvidas, contribuiu para fazer com que o seu valor só aumentasse.
E, com o passar do anos, esse valor foi só aumentando, tornando-a a raça mais cara do mundo.
Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar a oportunidade e ler também Quais são as raças de cachorro que não soltam pelo?