Uma perguntinha bem rápida: você sabe o que é uma arte rupestre?
Anúncios
Apesar de ser um termo que quase todo mundo já ouviu em algum momento da sua vida – principalmente durante o período em que estamos no ensino fundamental – ainda existe muita dúvida em relação ao que é exatamente uma arte rupestre.
E foi pensando nisso que resolvemos criar esse conteúdo que você está prestes a ler!
Nesse material, você irá descobrir o que exatamente é uma arte rupestre e qual a sua importância para a nossa história.
E além disso, aqui você irá descobrir também qual é a arte rupestre mais antiga de todo mundo que se tem notícia.
Anúncios
Ou seja: o material de hoje será uma verdadeira aula para quem se interessa por fatos históricos e quer saber mais sobre essa área!
O que é arte rupestre?
A arte rupestre também é reconhecida como a mais antiga manifestação estética e artística do homem desde os primórdios da humanidade.
A maioria das artes rupestres foram feitas durante o período pré-histórico – principalmente entre o Paleolítico (40.000 a.C) e Neolítico (10.000 a 6.000 a.C).
A palavra rupestre vem do francês e significa algo como “gravação” ou “traçado” em tradução livre. Esse tipo de arte é caracterizada por pinturas e gravuras.
O nome dado a esse tipo de manifestação artística tem ligação direta com as técnicas utilizadas durante o período em que esses registros foram feitos.
Normalmente encontradas no interior de grutas, cavernas e até mesmo em pequenas esculturas, a arte rupestre tem uma enorme importância na busca de informações sobre o nosso passado.
Além disso, esse tipo de descoberta também nos ajuda a entender melhor como o homem pré-histórico visualizava o mundo em que vivia.
Qual a importância da arte rupestre?
A verdade é que é praticamente impossível mensurar a importância que esse tipo de descoberta tem para a humanidade.
Apesar de muitas pessoas não enxergarem essa importância, é primordial que saibamos reconhecê-la.
A polêmica em torno das artes rupestres
Como todo tema que envolve história, as artes rupestres também não poderiam ficar livre de polêmicas.
Alguns especialistas da área ainda resistem à ideia de classificar esse tipo de pintura como sendo um tipo de arte.
Segundo eles, esse tipo de classificação não é possível devido à incerteza quanto ao sentido das artes. Muitos deles defendem que é impossível ter a completa certeza de que as pinturas em si tratam realmente de algum sentido representativo ou estético.
E vale lembrar que, diferente do que muitas pessoas possam pensar, a arte rupestre não é algo que se localiza exclusivamente no período da Pré-História.
Pesquisas recentes concluíram que esse modelo de arte rupestre veio se desenvolvendo ao longo do tempo, passando por diferentes períodos da história e do desenvolvimento do homem.
Qual é a arte rupestre mais antiga do mundo?
E agora chegamos ao tópico que motivou a criação desse conteúdo. Afinal, por que um tema tão específico quanto esse seria abordado de uma hora para a outra?
A descoberta de uma arte rupestre recentemente fez com que os olhos de todos os historiadores do mundo se voltassem para um local: a Indonésia.
A pintura em questão é a de um javali. A arte rupestre, que foi encontrada na caverna de Leang Tedongnge, da ilha de Celebes, na Indonésia, acabou de se tornar a obra mais antiga já conhecida pelo ser humano.
A arte, que acredita-se representar um javali, possui 136 centímetros de comprimento por 54 centímetros de altura.
Agora você deve estar se perguntando: quantos anos essa pintura possui para ser considerada a mais antiga de todo o mundo?
E a resposta vem agora. Segundo um artigo publicado na revista Science, pesquisas apontaram que a arte rupestre do javali foi pintada nesta caverna há mais de 45.500 mil anos!
Ainda segundo os resultados das pesquisas, o javali desenhado seria da espécie Sus celebensis, e foi eternizado na caverna com pigmentos minerais da cor vermelha
Isso é realmente fascinante, né?
Será que essa é realmente a arte rupestre mais antiga do mundo?
É claro que, apesar de ser a mais antiga do mundo, vale ressaltar que ela é a mais antiga até o momento.
Antes dessa descoberta recente, o posto de arte rupestre mais antiga do mundo pertencia a uma pintura descoberta em 2019.
Nessa ocasião, a descoberta consistia em uma cena de caça que, segundo pesquisas, havia sido eternizada na parede há 43.900 anos.
Coincidentemente, as duas descobertas foram realizadas pela mesma equipe. A diferença foi apenas a caverna.
Enquanto o javali foi descoberto na caverna Leang Tedongnge, a cena de caça foi descoberta em uma caverna nas proximidades, ambas na mesma ilha.
A qualquer instante uma nova exploração pode se deparar com mais uma descoberta fascinante e, após os devidos estudos, descobrir que essa nova descoberta é ainda mais antiga do que a anterior.
Atualmente, estima-se que existam mais de 400 mil sítios arqueológicos que possuem artes rupestres ao redor do mundo.
Mas, apesar desses sítios serem já catalogados, nada impede de existirem vários outros por aí que ainda não foram descobertos pelo homem.
A verdade é que a história é algo que está constantemente se superando, resultando em novas descobertas que nos fazem conseguir visualizar com mais clareza o nosso passado e como nossos ancestrais viviam.
Conclusão
É realmente fascinante ter qualquer tipo de contato com descobertas como essa.
Apesar de todos sabermos que houve diversos períodos da humanidade antes de chegarmos onde estamos, esse tipo de arte rupestre nos diz muita coisa.
É através delas que conseguimos ter um breve vislumbre de como foi a vivência dos nossos ancestrais durante milhares de anos atrás.
Por isso, é importante que esse tipo de locais onde essas descobertas ocorrem – os chamados sítios arqueológicos – sejam devidamente preservados.
Afinal, essa é uma parte bastante significativa da nossa história e nos ajuda a traçar uma linha do tempo desde os primórdios da humanidade até hoje.
Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Erupções vulcânicas: as piores dos últimos anos