Você Não Quer o Impedimento de Ser Criativo No Trabalho

Você deve está se sentindo impedido de ser criativo no trabalho. Essa é sua atual barreira. Esse é um desafio que muitos profissionais enfrentam. Você não está sozinho. 

Um estudo com mais de 5 mil adultos nos EUA, Reino Unido, Alemanha, frança e Japão apontam que apenas 1 em cada 4 pessoas aproveita seu potencial criativo, segundo a pesquisa realizada pelo Adobe. 

A pesquisa se chama State of Create e aponta que 75% das pessoas são pressionadas a serem mais produtivas do que inovadoras ou criativas. 

Já os criativos, ganham cerca de 13% a mais do que as pessoas que não desenvolvem a sua criatividade. 

Então, se o seu ambiente não te permite ser criativo no trabalho, busque uma forma de exercer essa competência. Inclusive, quem sabe até um emprego melhor ou um negócio próprio. 

Mas agora, a pergunta que não quer calar:

Como ser criativo no trabalho?

Ela está no ar, no ar das suas ideias. A transformação do seu ambiente está em ser criativo no trabalho. Esse lugar precisa te proporcionar novas ideias. 

Então, o que você pode fazer para que a sua empresa proporcione que o seu funcionário consigam aprender a ser criativo.

  1. Erros

Seja tolerante com eles. Afinal, são parte de todo processo criativo. Caso você tenha medo de falhar, nunca vai se arriscar. 

Então, estimule os seus funcionários a criarem coisas novas, mesmo que recebam um não em troca. Dê sempre um feedback sobre esses erros. Inclusive, são eles que vão te fazer crescer, assim como os funcionários da empresa.

  1. Julgue ideias e não pessoas

Pessoas que têm ideias ruins não podem ser julgadas. Os insights cheios de problemas é natural para aqueles que não estão funcionando com sua mente muito boa. 

Uma grande dica é a meditação. Assim, você consegue acalmar a mente e deixar que a sua intuição fale por você. Quando você cuida da mente, libera o stress e a sobrecarga. 

Devido ao ego, queremos saber o porque de tudo e queremos ter razão. Isso limita e bloqueia nossos pensamentos. 

Estimule os funcionários a meditarem ou fazerem ioga, você pode até implementar isso como benefício em sua empresa.

  1. A colaboração

Todos devem caminhar juntos quando se trata de evolução. Conversar sobre as diferentes áreas e perfis pode estimular a sua criatividade. 

O clima deve ser total de colaboração. A alta competição interna e uma cultura agressiva pode assustar as pessoas e causar um certo bloqueio. Abrace-as. 

  1. Jogos

Os jogos além de lúdicos, causam o relaxamento, estimula a criatividade e raciocínio lógico. Brincar com o cérebro causa soluções para coisas que parecem totalmente sem saída. 

  1. O ambiente

Em um ambiente agradável, é propício para um clima amigável e muito seguro. A forma que as pessoas se vestem ou se sentem também afeta em seu desempenho. 

Inclusive, as ideias fluem com maior facilidade, já que como profissional, você consegue se arriscar e sente-se livre para isso. 

Penso, logo crio

Quando você nasceu já veio com essa característica humana de ser criativo. Mas ela perde a força com o tempo. Devido a isso, deve estimular a sua criatividade.

Em 1968, George Land fez uma pesquisa com 1600 crianças, na qual apontou que 98% delas nasceram criativas, mas que, aos 10 anos, apenas 30% permaneceram criativas. 

Isso advém dos estímulos da criança. Após os 30 anos, apenas 2% permaneceram criativos. 

Mas que diabos que nascemos tão criativos e perdemos isso com o tempo?

Nós somos condicionadas a seguir padrões. Isso bloqueia  nossa criatividade. Compre, leia, coma e beba, mas jamais se fala sobre desenvolvimento humano. 

Somos condicionados a aprender a solucionar as coisas rápido. Mas dificilmente, conseguimos aprender a ser criativo no trabalho. 


* Fonte de Pesquisa: https://inscricaoucb.catolica.edu.br/blog/dicas-tornar-profissional-mais-criativo


Escrito por Douglas T.