Tem como fazer financiamento de carros com zero entrada?

Será que tem como fazer um financiamento de carros com zero entrada? Vem descobrir!

Anúncios

Como você já deve ter reparado, o Trechos da Vida está focado um pouco mais focado no setor automotivo nesta semana. 

Até agora, já lançamos conteúdos sobre como os leilões de carros funcionam e também já falamos sobre o financiamento de carros.

E dando continuidade a essa sequência de assuntos sobre o setor automotivo, hoje vamos falar um pouco mais sobre financiamento de carros com zero entrada.

Quem aí sonha comprar um carro ou até mesmo trocar o modelo que já tem na garagem por um mais novo? 

Anúncios

Se você – como uma boa parte dos brasileiros – tem essa vontade mas não possui os recursos financeiros para isso, um financiamento pode ser o caminho ideal para alcançar esse objetivo.

Mas será que esse recurso é viável para todos os casos, seja modelos novos ou seminovos? E será que é possível fazer um financiamento de carros com zero entrada? 

É o que vamos descobrir ao longo do texto!

O que é um financiamento?

Caso você ainda não tenha lido o nosso conteúdo anterior – onde exploramos melhor o tema ‘financiamento’ – vamos dar uma breve contextualizada para quem não está tão por dentro de como esse tipo de contrato funciona. 

Um financiamento é um contrato que é feito entre a pessoa – seja pessoa física ou jurídica – e uma determinada instituição financeira, como bancos, por exemplo.

Com esse contrato, a pessoa consegue obter um determinado valor para adquirir um bem, como um imóvel, carro ou moto.

Esse valor do financiamento é pago pela pessoa a médio ou longo prazo. E como esse valor pode ser pago ao longo dos anos, nesses casos, também é acrescido taxas e juros no valor final.

No ato da assinatura do financiamento, o solicitante tem acesso a todos os acréscimos que serão adicionados na ‘conta final’.

Tem como fazer financiamento de carros com zero entrada

Agora chegamos até a pergunta central do nosso conteúdo: afinal, tem como fazer financiamento de carros com zero entrada? 

E a resposta é sim, é possível. A maioria das empresas responsáveis pela realização desse tipo de operação financeira costuma liberar ambos os estilos de financiamento, tanto com entrada quanto sem.

Mas antes de optar por um deles, é importante alguns prós e contras de cada um deles.

No próximo tópico vamos falar mais sobre isso!

Conheça as vantagens do financiamento de carros com zero entrada

Agora que você já sabe que existe a possibilidade de conseguir o tão sonhado financiamento de carros com zero entrada, chegou o momento de entendermos um pouco mais sobre as vantagens que esse tipo de opção pode oferecer.

Não há a necessidade de juntar dinheiro para a entrada

Uma boa parte da população que busca um financiamento de carro está optando por essa opção justamente pelo dinheiro.

Afinal, para que seja possível juntar um determinado valor para dar como entrada nesse financiamento, é necessário ter um determinado valor disponível mensalmente, força de vontade e, acima de tudo, educação financeira.

E essa pode não parecer, mas é uma combinação bem difícil de alcançar.

Para os brasileiros que não possuem esse perfil, o fato de não precisar dar um valor de entrada pode ser bastante vantajoso e a melhor maneira de conquistar um veículo.

O processo costuma ser bem rápido

E, graças ao fato de não precisar ter uma entrada, o processo tende a ser mais rápido entre a aprovação do financiamento e o recebimento das chaves do tão sonhado veículo próprio.

É claro que ainda haverá algumas burocracias entre as duas etapas, mas como não há a necessidade de juntar uma determinada quantia de dinheiro para realizar o pagamento da entrada, esse tipo de compra pode ser bastante vantajoso para o comprador.

Conheça as desvantagens do financiamento de carros com zero entrada

Agora que já falamos um pouco sobre algumas das vantagens de fazer um financiamento de carros com zero de entrada, chegou a hora de conhecermos o outro lado.

Conheça alguns pontos que muitas pessoas podem considerar menos vantajosas.

A presença de taxas de juros mais altas

Vamos começar pelo ponto que, para a maioria dos compradores, é a maior desvantagem de um financiamento de carros com zero entrada: as taxas de juros mais altas.

Quando não há uma entrada – ou até há, mas num valor não tão alto – as taxas de juros da negociação tendem a ser mais altas.

Isso acontece por causa do risco de inadimplência mais alto.

Afinal, se não houver um valor de entrada significativo, a instituição em questão pode entender que o financiamento do veículo é uma operação perigosa e com um maior risco de inadimplência.

Isso faz com que os juros aumentem exponencialmente. Essa é a maneira que as instituições encontraram de compensar possíveis perdas.

As parcelas também costumam ficar mais caras

Além dos juros mais altos, a ausência de uma entrada também afeta o valor das parcelas do seu financiamento.

Como nenhum valor foi abatido automaticamente no ato do financiamento – que é o que acontece quando o comprador dá uma entrada – o valor do financiamento em si é mais alto.

Ou seja: graças a isso e aos juros mais altos, as parcelas acabam ficando mais caras.

E, dependendo da sua situação financeira e da forma como você se preparou para lidar com o pagamento do financiamento, isso pode ser ruim.

Esse fator pode acabar pesando no seu bolso e, assim, comprometer o seu orçamento mensal.

Conclusão

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa operação financeira?

Agora ficou mais fácil de entender a possibilidade de financiamento de carros com zero entrada, as vantagens e desvantagens de cada tipo – com entrada ou não – e qual é o melhor caminho para seguir, né?

Se você está buscando colocar o tão sonhado veículo próprio na garagem e quer optar por um financiamento, é só pesquisar bem e escolher a melhor maneira para o seu bolso.

Gostou desse conteúdo? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Tudo sobre o leilão de carros populares baratos; confira!

Escrito por Ivan