Tênis para corrida: 3 dicas para escolher a melhor opção

Quem aí gosta de praticar esporte e tá em busca de um tênis de corrida perfeito? Vem conhecer as dicas que separamos para você conseguir escolher a melhor opção!

Anúncios


Para quem ainda não está tão familiarizado com a prática de esportes, escolher um tipo de tênis pode até não parecer grande coisa.

Afinal, você só vai colocar o seu tênis, realizar a sua atividade física – independente da natureza que seja – e depois tirar, né?

Na verdade não é bem assim! A escolha do tênis ideal faz toda a diferença tanto no desempenho da sua atividade quanto na sua saúde conforme você vai praticando.

E hoje, nós vamos falar sobre uma das atividades físicas mais acessíveis e praticadas no Brasil e no mundo: a corrida!

Mas afinal, qual é o melhor tipo de tênis para corrida? E quais são os principais critérios que devem ser levados em consideração na hora de escolher o tênis de corrida ideal para o seu caso? 

Anúncios


Se depender da gente, você está prestes a saber como escolher da melhor forma!

No conteúdo que você vai conferir hoje, nós vamos explorar as características do tênis perfeito para você!

Qual a importância de escolher um bom tênis de corrida?

Tênis para corrida: 3 dicas para escolher a melhor opção | Reprodução: Internet

Apesar de ser o fator que mais chama a atenção na hora que vamos escolher um tênis de corrida, o conforto está longe de ser a única preocupação – e o fator mais importante ao fazer esse tipo de compra.

Mas afinal, qual é a real importância de escolher um bom tênis de corrida?

Além de interferir diretamente no seu rendimento durante a prática do esporte – no caso, a corrida – é importante saber escolher o tênis de corrida certo para que, a médio e longo prazo, você não sinta no próprio corpo os efeitos de um tênis errado.

Ao praticar esporte – principalmente corrida, que engloba praticamente o corpo todo enquanto é praticado – com um tênis que não é adequado, você aumenta bastante as chances de sofrer com dores e até mesmo lesões mais sérias.

Anúncios


Já que, ao escolher qualquer tênis para correr, você estará fazendo com que seu corpo se esforce mas com um equipamento que não condiz com o exercício.

E isso acaba indo totalmente na contramão do seu objetivo inicial, que pode ser adquirir um melhor condicionamento físico, emagrecer ou até mesmo melhorar a saúde.

Por isso, para o bem do seu corpo e da sua saúde física, é importante saber escolher bem o seu tênis antes de sair correndo por aí

Quanto tempo dura um tênis de corrida?

A gente sabe que, atualmente, as coisas estão com preços um pouco salgados. E os tênis de corrida também fazem parte desse aumento dos preços.

Por isso, outra pergunta muito importante é em relação ao tempo que dura um tênis de corrida.

É claro que fatores como estilo de corrida, movimentação do pé, tipo de superfície em que se corre e os cuidados básicos com o tênis influenciam bastante na vida útil do seu produto. 

Mas, de maneira geral, os tênis de corrida de qualidade costumam durar algo entre 500km e 750km. Bastante coisa, né?

Uma ótima dica para quem pratica corrida com bastante frequência é investir em dois pares de tênis e praticar a atividade física intercalando-os.

Dessa forma, você terá mais autonomia na hora de correr e os seus tênis irão durar mais.

Como saber quando é a hora de trocar de tênis de corrida?

Todo mundo tem aquele tênis surrado e velho de guerra em casa, né? Que, apesar de ter um valor sentimental, fica até difícil sair na rua com eles sem atrair olhares.

Mas será que a questão visual é o único fator determinante na hora de aposentar um tênis de corrida? Como saber a hora certa de trocar de tênis?

Por mais que muita gente pense que a situação estética do tênis – se está surrado ou desgastado – seja o principal termômetro na hora de trocar de tênis, saiba que eles costumam dar sinais de que estão perto da aposentadoria bem antes do que você imagina.

Entre as principais situações que indicam que o seu tênis está velho e precisa ser trocado são: desgaste na sola do tênis, da área interior do calcanhar e, é claro, se você está sentindo dores ao usá-lo para realizar atividades físicas.

Se você notou alguns desses sinais, sinto informar mas talvez já esteja na hora de aposentar o seu velho amigo e dar as boas-vindas a um novo par de tênis de corrida.

Tênis de corrida: 7 dicas para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua saúde

Agora chegou a hora das dicas! Confira as principais que preparamos para você!

Nada de usar tênis que são próprios para outros esportes

Até onde eu sei, estamos falando de tênis, né? Isso significa que é necessário escolher um tênis de corrida! Afinal, não dá pra jogar futebol com uma bola de basquete, né?

Por isso, nada de improvisos! 

Sempre priorize o seu conforto 

Só quem já usou um tênis que incomodava sabe como essa sensação é ruim, né? 

Por isso, outro ponto importante é priorizar o seu conforto! Além de incomodar e atrapalhar os seus movimentos, um tênis desconfortável também aumenta as chances de lesões.

Leve em consideração a marca do seu tênis de corrida

Como você já deve saber, o que não falta por aí são opções de tênis voltados para a prática de esporte.

E cada uma dessas marcas oferece características que são benéficas para o seu esporte.

Entre as principais marcas do mercado – e que você deve ficar de olho para comprar – estão: Nike, Adidas, Asics, Olympikus, Mizuno e Fila.

Agora é só procurar entre essas marcas o modelo que melhor atende às suas necessidades para escolher a melhor opção para você, seus pés e seu corpo num geral.

Tenho certeza que suas corridas ficarão ainda melhores depois de comprar o tênis certo!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você deveria aproveitar a oportunidade para ler também Acabar com a bagunça: 13 dicas para limpar a casa de forma prática

Escrito por Ivan

Anúncios