Um dos temas mais discutidos dos últimos anos, vem conhecer alguns livros sobre a ansiedade.
Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar quem não tenha pelo menos ouvido falar da ansiedade.
Um dos males dessa geração – e, consequentemente, uma das enfermidades do século – a ansiedade vem se tornando um dos temas mais discutidos quando o assunto é saúde mental.
Isso porque, com o passar dos anos, cada vez mais e mais pessoas vem enfrentando crises da doença.
Esse aumento vem fazendo com que mais e mais pessoas busquem maneiras de saber mais sobre o tema e se aprofundar um pouco mais sobre os efeitos que a ansiedade pode ter na nossa vida.
E é partindo desse fato sobre os livros que nós tivemos a ideia de criar esse conteúdo!
Com o intuito de levar cada vez mais e mais informações para quem possa se interessar pelo tema, reunimos 4 dicas de livros sobre a ansiedade que podem ser encontrados on-line.
E além dessas dicas de livros sobre a ansiedade, também vamos falar um pouco mais sobre esse tema para quem não está tão familiarizado com esse transtorno.
O que é a ansiedade?
Antes de entrarmos no tema central do nosso texto – que é os livros sobre a ansiedade – achamos interessante falarmos um pouco mais sobre o que é a ansiedade em si.
Dessa forma, todos nós podemos ficar mais ou menos na ‘mesma página’ sobre o tema.
Por muitos e muitos anos, o termo ansiedade foi associado a algo positivo. Ansiedade por uma festa de aniversário, por um presente que alguém nos prometeu, para viajar, para rever alguém…
Mas acontece que a ansiedade não possui apenas esse viés positivo. Muito pelo contrário.
De forma geral, a ansiedade e os transtornos de ansiedade podem ser definidos como uma espécie de sentimento de inquietação que nós vivenciamos em determinados instantes da nossa vida.
Apesar das sensações causadas, essa inquietação e preocupação costumam ser apenas uma reação potencializada a uma situação que, geralmente, é apenas a antecipação de algo que é visto como uma ameaça.
E junto com esses sentimentos nada agradáveis causados pelas reações do nosso cérebro, a presença das crises de ansiedade podem causar uma série de efeitos.
Entre eles, estão: dificuldade de concentração, irritabilidade, dificuldades para dormir, irritabilidade e até mesmo falta de ar, dores no corpo e problemas gastrointestinais.
Os dados relacionados aos transtornos de ansiedade
Lembra que falamos lá no primeiro tópico sobre como os transtornos envolvendo ansiedade estão se tornando cada vez mais comuns, a ponto de serem considerados um dos males do século?
Aqui você vai ver que não estávamos brincando.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 265 milhões de pessoas convivem com esse tipo de transtorno ao redor do mundo.
E a tendência é que, com fatores como estresse e rotinas cada vez mais corridas, esse tipo de transtorno cresça ainda mais nos próximos anos, caso as devidas mudanças não sejam adotadas.
E se tratando do Brasil, os dados também podem ser considerados bastante preocupantes. Aqui, esses transtornos de ansiedade atingem algo em torno de 9,3% da população de todo o país.
Num primeiro momento, esse número pode até mesmo parecer dentro do normal.
Mas quando esse resultado é colocado em um ranking mundial, o Brasil lidera o ranking de países com mais habitantes que sofrem com esses tipos de transtornos de ansiedade.
É um fato que ajudou a aumentar o número de pacientes sofrendo com as crises de ansiedade no Brasil e no mundo foi, sem dúvida, a pandemia mundial de COVID-19 que enfrentamos recentemente.
4 dicas de livros sobre a ansiedade disponíveis on-line
Chegou a hora de conhecermos os títulos que separamos para você! Nesse material, a nossa fonte de pesquisa foi o site Le Livros, especializado em PDFs e títulos on-line.
Ansiedade – Como Enfrentar o Mal do Século, Augusto Cury: um exemplar de livros sobre a ansiedade
Nessa obra de Augusto Cury, nós somos apresentados à Síndrome do Pensamento Acelerado, um tipo de ansiedade que acomete muitas pessoas ao redor do mundo.
E com Cury, entendemos um pouco mais como funciona a mente humana.
Desconstruindo a Ansiedade, Judson Brewer
Sabe aqueles livros que servem de verdadeiros guias para a nossa vida? Esse é um deles.
Essa obra consiste em um verdadeiro guia para superar os maus hábitos que geram agitação, preocupação e medo
Talvez Você Deva Conversar com Alguém, Lori Gottlieb: uma visão diferente e ainda assim dentro do tema livros sobre a ansiedade.
É normal falarmos sobre a importância de um bom terapeuta para tratar a ansiedade. Mas e quanto aos problemas que um terapeuta pode ter?
Nesse livro, mudamos a nossa visão para a enxergar o mundo sob os olhos de uma terapeuta!
O livro do conforto, Matt Haig
Uma ótima opção para quem busca conforto através da leitura, esse livro é um compilado de reflexões, dicas e ensinamentos que são verdadeiras doses de esperança em meio ao mundo estressante que vivemos
Conclusão
Como deu para perceber ao longo do texto, o que não faltam são opções de materiais para quem quer explorar um pouco esses transtornos de ansiedade e até mesmo a saúde mental em si.
Além desses materiais que podem ser encontrados on-line, também existem uma série de livros e autores especializados no tema e que dedicam seus estudos para essa área.
São várias e várias obras com diferentes pontos de vistas, abordagens e cenários envolvendo a presença da ansiedade.
E caso você não seja uma pessoa que é fã nº 1 de livros mas ainda assim quer se aprofundar mais nesse tema, saiba que nem tudo está perdido.
Como já mencionamos lá no início do texto, com a popularização desse tema, além dos livros sobre a ansiedade, também é possível encontrar outros meios de saber mais.
Existem canais do YouTube e até mesmo contas no Instagram que abordam o tema de maneira informativa.
Nesses casos, a dica é procurar profissionais sérios e que entendam do assunto.
Dessa forma, você conseguirá se informar mais sobre o tema com alguém sério e que, apesar de usar a tecnologia e a informalidade desses canais, aborda o tema de uma forma responsável.
Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar para ler também Qual o significado das cores na psicologia e como isso nos afeta?