Energia solar em apartamento: as vantagens e desvantagens!

Você já parou para pensar em todos aspectos positivos e negativos de utilizar energia solar em apartamento?

Anúncios

O uso da energia solar tem sido uma solução cada vez mais buscada entre os cidadãos brasileiros.

Sejam movidos por uma preocupação com a situação do nosso meio ambiente – já que essa é uma opção de energia renovável – ou até mesmo de olho na conta de luz no final do mês, mais e mais brasileiros estão começando a buscar esse recurso.

Mas apesar de ser uma opção de energia que está ganhando força aqui no Brasil – tanto para casas quanto para apartamentos – é necessário buscar informações e descobrir todos os pontos que esse tipo de fonte de energia apresenta.

Dessa forma, além de estar por dentro de tudo, você diminui as possibilidades de ter algum tipo de surpresinha com o passar do tempo.

Anúncios

E como esse tema está em tal, nós decidimos criar um conteúdo especial sobre energia solar em apartamento.

Portanto, se você é uma dessas pessoas que quer implantar esse tipo de recurso no seu apartamento, esse conteúdo pode te ajudar bastante!

Ao longo do texto, você vai ficar por dentro dos principais pontos que envolvem a energia solar em apartamento.

E, além disso, também vamos explorar as principais vantagens e desvantagens de instalar essa opção na sua casa.

Afinal, quando o assunto é energia solar em apartamento, o que pesa mais: os pontos positivos ou negativos?

É o que vamos descobrir hoje!

O aumento do uso da energia solar aqui no Brasil

Antes de entrarmos no aspecto das vantagens e desvantagens da energia solar em apartamento, que tal falarmos um pouco mais sobre esse tipo de energia aqui no Brasil?

As instalações de energia solar – que também são conhecidas como sistema fotovoltaico – é uma opção que vem crescendo bastante desde 2020.

Para que você possa ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), houve um aumento de 70% das instalações em 2020 – comparadas ao ano anterior.

Isso mostra que o brasileiro está cada vez mais empenhado em popularizar esse tipo de sistema de energia.

Como funciona o uso da energia solar em apartamento?

energia solar em apartamento
Energia solar em apartamento: as vantagens e desvantagens! | Reprodução: Internet

Como você já deve saber, a principal característica da energia solar é o uso dos famosos painéis solares que são instalados sobre as residências.

Por isso, uma dúvida muito presente quando se fala sobre energia solar em apartamento é em relação a como esses painéis são instalados, já que os apartamentos possuem um telhado em comum.

Isso faz com que muita gente ache que os painéis de energia solar podem ser instalados apenas em casas.

Mas isso não é verdade. Se você mora em um apartamento e tem interesse nesse tipo de energia, saiba que isso é algo totalmente possível.

Apesar de parecer ser  mais difícil de instalar, é importante saber que a maioria dos prédios contam com estruturas similares às casas térreas

Ou seja, tipo de instalação pode sim ser feita e, em casos de apartamentos, esses painéis de energia solar podem beneficiar um ou até mesmo mais de um apartamento em um só edifício.

E tudo isso usando a energia do sol, de maneira renovável.

Quais as principais vantagens e desvantagens de usar energia solar?

Assim como qualquer outra decisão da nossa vida, optar pela energia solar em apartamento também possui pontos positivos e negativos.

E se você é uma das pessoas que estão interessadas em adotar esse tipo de energia para o seu apartamento, é importante estar ciente de ambos os pontos.

Por isso, para te ajudar a decidir, separamos as principais vantagens e desvantagens de escolher a energia solar em um apartamento.

As principais vantagens de usar esse tipo de energia

Energia sustentável

É impossível falar das vantagens da energia solar e não mencionar os benefícios para o meio ambiente.

Já que, diferente da maioria das opções presentes na nossa sociedade, esse tipo de energia é renovável e usa a energia do grande astro rei do nosso sistema solar: o Sol.

E é justamente por isso que esse tipo de energia não causa nenhum tipo de dano ao meio ambiente e não causa nenhum tipo de poluição.

É uma opção econômica e silenciosa 

Outro ponto forte da energia solar em apartamento é a economia!

Com esse tipo de instalação em casa, a sua conta pode ficar até 95% mais barata!

E além disso, ao contrário do que se pode pensar, esse tipo de instalação não emite nenhum tipo de ruído ou barulho, sendo totalmente silenciosa.

Dessa forma, é possível instalar esses painéis sem a preocupação de incomodar os moradores do seu apartamento ou os vizinhos.

As principais desvantagens de usar energia solar em apartamento

Como nem tudo são flores, chegou a hora de conhecer alguns pontos que são considerados desvantagens da energia solar em apartamento.

O valor de investimento desses painéis solares

Apesar de ser considerado um ótimo recurso, instalar esses painéis de energia solar é considerado um investimento bem alto.

E apesar de compensar o investimento dentro de pouco tempo, o valor ainda é considerado inacessível para boa parte dos brasileiros.

A interferência das variações climáticas 

Por depender da incidência direta da luz solar, o desempenho desses painéis solares podem ser comprometidos por causa do tempo.

Por exemplo: em dias nublados e com pouca incidência de sol, a sua performance pode acabar sendo reduzida se comparada a dias de sol.

Conclusão 

Como deu para perceber ao longo do texto, usar a energia solar em apartamento é algo relativamente simples e cada vez mais recorrente entre os brasileiros que querem fugir dos preços cada vez mais altos das contas de energia.

Mas antes de optar por esse tipo de energia, é necessário levar em consideração todos os pontos apresentados aqui no texto.

Dessa forma, você terá todo o conhecimento necessário para tomar a melhor decisão e escolher qual tipo de energia é a opção mais viável para o seu apartamento e o seu bolso.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite a oportunidade e leia também A energia solar é renovável ou não renovável?

Escrito por Ivan