5 filmes sobre Getúlio Vargas para assistir e aprender História

Quem aí gosta de aprender História do Brasil através de filmes e documentários? Vem conhecer 5 filmes sobre Getúlio Vargas!

Anúncios

Se você é uma daquelas pessoas que gosta de assistir filmes que tratam de fatos históricos do Brasil, acho que você vai gostar bastante do material de hoje!

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre a história do nosso país através de filmes e documentários, nós tivemos a ideia de trazer um conteúdo com dicas de filmes para explorarmos juntos um dos presidentes mais populares que assumiram o comando do nosso país no século XX: Getúlio Vargas.

Ao longo do texto, vamos te dar 5 dicas de filmes sobre Getúlio Vargas para que você possa explorar um pouco mais a vida dessa figura tão importante para a história do nosso país e entender melhor o papel dele para a política brasileira.

Saiba mais sobre quem foi Getúlio Vargas

filmes sobre getúlio vargas
5 filmes sobre Getúlio Vargas para assistir e aprender História | Reprodução: Internet

Antes de entrarmos no tópico sobre os filmes, decidimos te dar uma breve contextualização sobre a vida de Getúlio Vargas.

Anúncios

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19 de abril de 1882, em São Borja, no Rio Grande do Sul. Vindo de uma família rica, Getúlio foi o terceiro filho e teve quatro irmãos. 

Já com 16 anos, Vargas ingressou na carreira militar em um batalhão de São Borja, mas a sua carreira foi curta, já que ele foi expulso com 18 anos.

Posteriormente ele ingressou novamente no Exército, mas acabou pedindo baixa pouco tempo depois.

Em 1911, Vargas se casou com Darcy Lima Sarmanho. Juntos, o casal teve cinco filhos.

Em 1908, Vargas foi eleito deputado estadual do Rio Grande do Sul pelo PRR (Partido Republicano Rio-Grandense).

Já em 1922, Vargas foi eleito deputado federal. Mas foi somente após a eleição de Washington Luís a presidente do Brasil que aproximou ainda mais Vargas do cargo mais importante do Brasil.

Nos dois primeiros anos do mandato, Vargas ocupou o Ministério da Fazenda.

E foi justamente essa projeção nacional que garantiu a sua eleição anos depois.

Getúlio Vargas na Presidência

Num geral, Vargas foi presidente do Brasil por quase 20 anos. Na primeira vez na presidência – de 1930 até 1945 – o governo dele é dividido em 3 fases.

1ª fase – 1930 a 1934: Vargas atuou como chefe do chamado “Governo Provisório”.

2ª fase – 1934 a 1397: Atuando como presidente da república do Governo Institucional.

3ª fase – 1937 a 1945: Governou o país durante o Estado Novo, após um golpe de Estado.

Já no segundo período em que governou, Vargas foi eleito por voto direto, e esteve no poder por 3 anos e meio. Como foi eleito por voto, o processo foi democrático.

Por isso, Vargas tentou governar dentro dos limites constitucionais. Mas a oposição da União Democrática Nacional (UDN) contribuiu para marcar o governo por crises políticas.

Nesse mandato, ele buscou defender uma política econômica nacionalista que dava prioridade para que a exploração dos recursos nacionais fosse realizada por empresas estatais. 

E decisões como essas aliadas aos ataques da UDN enfraqueceram ainda mais o governo, resultando em crises políticas sérias.

O último grande acontecimento que pode ser considerado o início do fim do governo de Getúlio Vargas foi o atentado sofrido por um de seus opositores.

Em 1954, o jornalista Carlos Lacerda – conhecido por ser um dos principais opositores políticos de Getúlio Vargas – sofreu um atentado a tiros. E, posteriormente, descobriu-se que o mandante de tudo foi o chefe de segurança do palácio presidencial na época.

O acontecimento piorou ainda mais a crise que o governo Vargas vinha enfrentando. Nesse momento, ao se sentir cada vez mais pressionado pela opinião pública para renunciar, Getúlio tomou a decisão que ficou para a história.

Foi em 24 de agosto, dentro do seu quarto no Palácio do Catete que o presidente cometeu suicídio, dando um tiro no próprio coração.

5 filmes sobre Getúlio Vargas para você assistir e aprender sobre História

Agora que você já descobriu um pouco mais sobre a história do ex-presidente, chegou a hora de conhecer as dicas que preparamos para você hoje!

A seguir, você vai conhecer 5 filmes sobre Getúlio Vargas – e a era Vargas – e descobrir algumas das histórias por trás do político.

Getúlio (2014)

Um dos destaques da nossa lista de filmes sobre Getúlio Vargas é o longa Getúlio, de 2014.

Neste drama histórico, nós ficamos por dentro de tudo o que aconteceu nos últimos dias de Getúlio Vargas após o atentado que o jornalista Carlos Lacerda sofre, ocasionando uma crise sem precedentes no governo de Vargas e, posteriormente, resultando no seu suicídio.

No elenco, temos Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges e Alexandre Nero. 

E caso você queira assistir esse filme, saiba que o longa está disponível na Netflix.

Memórias do Cárcere (1984)

Um bom filme para estudar um pouco mais sobre a era Vargas é “Memórias do Cárcere” lançado em 1984 e tem Carlos Vereza no papel principal de Graciliano Ramos.

O filme que foca na história de Ramos mostra o jovem sendo preso injustamente e passa seus dias convivendo com assassinos e ladrões perigosos.

Graciliano começa a escrever sobre os maus tratos que os detentos recebem em cárcere e que a forma humilhante que eles vivem.

Com a ajuda de sua esposa, ele consegue publicar os relatos. Ramos é o mesmo autor do livro de sucesso “Vidas Secas”.

O Mundo em que Getúlio Viveu/ Getúlio do Brasil (1965)

Esse é um documentário que conta o período que Getúlio viveu e sua era na presidência e que tem dois nomes divulgados, sendo um deles “Getúlio do Brasil”.

O documentário foi realizado entre 1961 e 1963 e teve o lançamento adiado devido ao golpe militar de 64 e só veio a ser lançado em 1965.

Nesse longa temos depoimentos de pessoas que narram os momentos vividos pelo ex-presidente e mudanças políticas e sociais que aconteceram na era Vargas.

Olga (2004)

Outra grande produção para estudar a era Vargas é “Olga”, lançado em 2004 e estrelado por Camila Morgado.

O filme foca na vida de Olga, uma comunista e ativista perseguida por sua posição política e foge para Moscou.

Chegando na Rússia, Olga é treinada com militares para liderar a Intentona Comunista de 1935 e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes de volta ao Brasil.

O movimento acaba por ser um fracasso e Olga é presa ao lado de Luís Carlos e é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha.

Gravida de quase oito meses, Olga dá a luz a sua filha dentro de um campo de concetração nazista e vê o perigo de perto ao lado de sua filha, Anita.

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite a oportunidade para ler também Machado de Assis: conheça a história do mestre da literatura

Escrito por Ivan