Um dos nomes mais ilustres da história do Brasil, Machado de Assis foi um dos principais autores da literatura do nosso país.
Anúncios
Em algum momento da sua vida de estudante – seja no ensino fundamental, ensino médio, estudando para o vestibular ou, dependendo da graduação escolhida por você, até mesmo durante a faculdade – você estudou alguma obra de Machado de Assis.
Apesar de ter sido um escritor que já nos deixou a muito tempo, a importância e a relevância das suas obras seguem vivas até hoje, sendo material quase que obrigatório para estudantes em diversas fases da vida.
Por isso, para celebrar a importância do seu legado, Machado de Assis é o nosso tema de hoje.
Neste conteúdo, você irá conhecer um pouco mais da história de um dos principais nomes da história do Brasil quando o assunto é literatura.
Anúncios
Tenha uma ótima leitura!
Quem foi Machado de Assis?
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento, uma região periférica e marginalizada do Rio de Janeiro.
Apesar de muitos fatores da sua vida – como a sua classe social e a infância difícil – pudessem afetar negativamente o seu futuro, Machado de Assis venceu todas as adversidades.
Ele se tornou um romancista, cronista, dramaturgo e crítico literário de sucesso.
Durante a sua trajetória, Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1896.
E, após ser nomeado para ocupar a cadeira nº 23, ele se tornou o primeiro presidente da Academia, permanecendo no cargo até a sua morte.
A influência do autor no cenário foi tão grande que o escritor dá nome a um dos principais prêmios literários nacionais oferecido pela Academia Brasileira de Letras.
A importância das obras de Machado de Assis para a literatura brasileira
Durante toda a sua carreira, Machado de Assis publicou mais de 200 contos, 10 romances e diversos outros tipos de publicações dos mais diversos gêneros, como peças teatrais, crônicas e contos.
Isso fez com que ele se tornasse uma grande referência como cronista na sua época e, consequentemente, um dos grandes ícones da literatura nacional até hoje.
As obras de Machado de Assis são tão importantes para a história do Brasil que o autor é considerado por muitos críticos, estudiosos, leitores e escritores o maior nome da literatura brasileira.
Quais as principais obras de Machado de Assis?
Com uma carreira repleta de publicações conhecidas nacionalmente e mundialmente, fica até difícil eleger as principais obras do autor.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Publicado em 1881, o romance funcionou como um verdadeiro divisor de águas para a carreira do autor, elevando Machado de Assis a um novo patamar.
Na obra, acompanhamos Brás Cubas que, após o seu falecimento, nos convida a conhecer mais sobre as suas experiências em vida, mas de um jeito bem diferente: sem seguir qualquer tipo de linha cronológica, sua narrativa se inicia a partir de sua morte.
Ao longo do livro, enquanto nos apresenta a sua história de vida, também encontramos diversos pensamentos e comentários repletos de humor e ironia.
Dom Casmurro
Essa, junto com Memórias Póstumas de Brás Cubas, talvez seja uma das obras mais emblemáticas de Machado de Assis.
Uma das obras clássicas da literatura brasileira, o livro foi publicado pela primeira vez em 1899.
No romance, conhecemos a história de Bento Santiago, o narrador da sua própria história. Bento Santiago – ou apenas Bentinho – é um jovem seminarista que, após conhecer Capitu, abandona o seminário para se casar com ela.
Mas, com o passar do tempo, o amor de Bentinho por Capitu dá lugar ao ciúme e a desconfiança.
E a dúvida sobre a fidelidade de Capitu se intensifica ainda mais quando Bentinho começa a perceber a semelhança que Ezequiel, seu filho com Capitu, tem com Escobar, um grande amigo de Bentinho.
Além de ser uma obra extremamente importante para a nossa literatura, Dom Casmurro foi o romance responsável pela introdução de Capitu, uma das personagens femininas mais emblemáticas da literatura brasileira.
E outro ponto que Dom Casmurro levanta é um questionamento que perdura – e gera debate – até hoje: afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
O Alienista
Outro romance muito importante da carreira de Machado de Assis é O Alienista.
Publicado pela primeira vez em 1882, na obra, conhecemos a história de Simão Bacamarte.
Um médico respeitado, ele já viajou por diversos países antes de criar seu consultório em Itaguaí, e passa a se interessar pela área de psiquiatria.
Movido por esse interesse, Simão funda a Casa Verde, um hospício para abrigar todos os pacientes da cidade e da região.
Mas, com o passar do tempo, Simão se torna cada vez mais e mais obcecado pela psiquiatria, passando a enxergar loucura em todos que estão à sua volta.
E isso causa muitos efeitos na sua vida.
Quincas Borba
Nesta obra, Machado de Assis nos apresenta Rubião, um homem pobre e que mora em Barbacena, no interior de Minas Gerais.
Depois de buscar muitos caminhos na vida, Rubião vira professor e amigo de Joaquim Borba dos Santos, o filósofo Quincas Borba.
Após Quincas Borba adoecer e morrer, Rubião acaba herdando todo o dinheiro do amigo, mas com uma condição: ele também deverá cuidar de Quincas Borba, o cachorro do amigo falecido.
Após receber o dinheiro, Rubião decide parar de trabalhar e resolve se mudar para o Rio de Janeiro. E é na capital carioca que Rubião enfrentará os seus maiores desafios.
Conclusão
Como deu para perceber, não é à toa que Machado de Assis se consolidou como um dos maiores nomes da nossa literatura.
Entre os romances, peças teatrais, contos e crônicas, o trabalho de Machado de Assis se tornou um verdadeiro marco, que atravessou séculos e, até hoje, é material para estudos sobre língua portuguesa e literatura.
Isso é extremamente importante para a preservação da nossa própria história.
É através do legado de Machado de Assis que as futuras gerações irão conhecer mais sobre literatura e sobre o que foi o realismo brasileiro.
Além disso, elas poderão conhecer o movimento iniciado por Machado de Assis e que proporcionou para os autores que viriam a surgir depois.
O que achou deste conteúdo? Aproveite para ler também As melhores histórias de superação que você deve conhecer